AZURITA – Cu3(CO3)2(OH)2

A azurita é um carbonato de cobre e, como o próprio nome indica, possui uma cor azul profunda que é inconfundível, extremamente característica. Integra minérios oxidados de cobre. Além disso, cristais bem formados de azurita alcançam preços elevadíssimos no mercado de minerais de coleção.
Forma cristais prismáticos que são translúcidos nas arestas agudas. Os cristais atingem até 30 cm de comprimento e mais de 100 formas combinadas foram registradas. Possui duas variedades. A azurita, uma vez exposta à atmosfera, é instável e frequentemente é substituída
pseudomorficamente pela malaquita. Uma feição diagnóstica importante é sua efervescência forte em HCl diluído.

Azurita / © Viamineralia /e-rocks.com

Características da Azurita

Características Azurita

Geologia e depósitos:




Forma-se na zona de oxidação de minérios sulfetados de cobre, associados a rochas carbonáticas, quase sempre a partir de enargita, famatinita ou tennantita-tetraedrita. A reação envolve CO2 + H2O + sulfetos de cobre. Também pode se formar por soluções contendo cobre reagindo com carbonatos.
Entre os minerais secundários de cobre a azurita é muito mais rara que a malaquita.

 Associações Minerais:

Associa-se aos minerais primários e secundários de cobre e aos típicos minerais secundários de zonas de oxidação. Entre os minerais primários de cobre estão cobre nativo, calcocita, bornita, calcopirita, famatinita, enargita e tennantita-tetraedrita.
Entre os minerais secundários de cobre estão um mineral preto (tenorita), um mineral vermelho (cuprita), os minerais verdes (malaquita, pseudomalaquita, brochantita, antlerita, atacamita, dioptásio, botallackita, libethenita, olivenita, duftita e natrocalcita) e os minerais azuis (crisocola, cyanotrichita, plancheita, sampleita, linarita, caledonita, calcantita, shattuckita, liroconita, mrázekita, connellita e kröhnkita).
Vários dos minerais azuis podem se apresentar verdes e vice-versa.
Outros típicos minerais de zonas de oxidação são quartzo, minerais secundários de Fe (limonita), minerais secundários de chumbo (cerussita), minerais secundários de zinco (smithsonita), minerais de Mn(wad), barita e carbonatos (calcita, dolomita), formando um conjunto muito colorido de minerais.