Modelo de trabalho de Geografia
Durante todo o ano letivo, sempre surgem dúvidas dos alunos de como realizarem os trabalhos de Geografia. Para sanar estas dúvidas resolvi colocar aqui as orientações para a realização dos trabalhos neste ano.
Algumas das dicas seguem as normas da ABNT (Normas Técnicas). Mas, você deve saber que, o trabalho escolar é um documento organizado e elaborado pelo aluno com a coordenação do professor. Logo, este manual é o pontapé para que possa, desde já, elaborar seus trabalhos de forma planejada e organizado.
Todos os nossos trabalhos no Ensino Médio e Fundamental, serão manuscritos (escritos à mão) – Não serão aceitos trabalhos digitados ou impressos.
INSTRUÇÕES:
- Utilize folhas de papel almaço.
- Respeite as margens superiores, inferiores, direita e esquerda.
- Escreva apenas de caneta cor azul ou preta – vermelha para destacar títulos ou palavras, marcadores e numeração.
- Numere as páginas.
Capa do trabalho
Na capa do trabalho deve constar os itens abaixo um em cada linha a partir da margem superior:
- O nome da Escola
- O nome do aluno, série e turma
- O professor e a disciplina
- No centro da capa ficará o título do trabalho, que poderá ser destacado.
- Na última linha da capa na margem inferior será colocado:
- A cidade, a data, o mês e o ano (em que você está entregando o trabalho)
Sumário
- O sumário do trabalho vai indicar as páginas onde se encontram as partes do trabalho, os itens e subitens.
- O sumário deve ser iniciado em uma folha distinta, centralizado respeitando as margens.
Introdução
- Em outra folha deve constar a introdução do trabalho. Na introdução o aluno deve fazer uma breve descrição do assunto abordado e da metodologia utilizada.
Conteúdo do trabalho
- O conteúdo do trabalho deve ser organizado por títulos e, se necessário, por subtítulos:
Bacias hidrográficas
Conclusão do trabalho
- A conclusão pode apontar uma resposta ao título do trabalho, ou uma síntese do conteúdo estudado.
Referências
- Deve apresentar suas fontes de pesquisa na realização do trabalho. Todas as fontes devem ser apresentadas, livros, sites, vídeos ou blogs. O título “Referencias” deve estar centralizado respeitando as margens.
- As fontes devem estar organizadas em ordem alfabética, alinhadas à esquerda.