Segundo especialistas a descoberta de vida extraterrestre em suas múltiplas formas está cada vez mais próximo de tornar-se realidade, especialistas acreditam que as chances de receber uma transmissão de rádio composto de números primos ou encontrando vida extraterrestre inteligente num prazo curto, são chances “astronômica”.
Há também recentemente nos EUA com um possível pleito de Hillary Clinton, que se eleita ela abrirá arquivos polêmicos que repercutem no mundo todo quanto a Área 51, o que tem causado nos Estados Unidos grande apreensão, principalmente pelos caçadores de óvnis.
As chances podem estar aumentando devido aos avanços contínuos em tecnologia e financiamento privado. Em conferência realizada em abril, em Nova York, o bilionário russo Yuri Milner juntamente com o famoso físico Stephen Hawking, anunciaram uma viagem de 20 anos para Alpha Centauri sistema de estrelas. Caso a existência de planetas do sistema Alpha Centauri ser confirma, poderemos ter melhores medições de uma atmosfera de exoplanetas que jamais poderíamos imaginas neste século.
A missão Kepler da Nasa era encontrar planetas terrestres na zona habitável de estrelas próximos ou distantes onde houvesse água líquida e, possivelmente, a existência de vida. O Kepler confirmou a existência de 2.337 exoplanetas, incluindo 1284 novos planetas anunciados.
Em comunicado de imprensa da NASA emitido pelo cientista chege Ellen Stofan diz:
As descobertas do Kepler nos dá esperança de que em algum lugar lá fora, em torno de uma estrela muito parecida com a nossa, podemos, eventualmente, descobrir uma outra Terra.
Milner vai gastar US $ 100 milhões de dólares para financiar o projeto. Fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckenberg, está no conselho de administração do projeto.
Christof Koch , presidente e diretor científico do Instituto Allen para a Ciência Cerebral , acredita que a maioria das pessoas ficariam animadas ao saber há vida inteligente lá fora. “Por algum” contato “seria um sonho em realidade e nos enchem de admiração. Mas para outros, ele levantaria preocupações. Não se pode supor que culturas estrangeiras são, por definição benevolente “, diz Koch.” Se olharmos para a história do nosso mundo, civilizações menores eram frequentemente destruídas por outros mais avançados. Seria o mesmo acontecer com a gente, se encontramos uma civilização alienígena avançada? “Hawking advertiu contra o envio de mensagens para o espaço por esta mesma razão.
“A primeira descoberta provavelmente seria bactérias que pode excitar alguns cientistas, mas não o público em geral. Outro cenário pode ser um sinal de rádio, cuja origem seria questionada. Foi um sinal deliberada enviado para nós ou é o ruído aleatório que pode ser explicado cientificamente ? Eu não estou prendendo a respiração para um sinal que inclui números primos “, diz Koch.
Para Voytek cientista da NASA reconhece que a descoberta de vida tem um significado além da ciência: “A fim de compreender plenamente as implicações sociais, devemos conversar com os especialistas-estudiosos da sociologia e as ciências humanas, bem como teólogos.”
Outros pensam que vamos ter uma experiência mais dramática. Susan Schneider , professor de filosofia e ciência cognitiva na Universidade de Connecticut, acredita que se o fizermos encontrar vida inteligente, será mais provável estar sob a forma de inteligência artificial super-inteligente.
“Para algumas pessoas isso seria difícil de aceitar. A descoberta de uma civilização que já não é biológico seria assustador para nós,” Mas Schneider está otimista de que a maioria das pessoas vai encontrar a descoberta de vida inteligente benevolente emocionante. “As pessoas estão animadas com o desconhecido. E a descoberta de uma nova civilização pode ter muitos benefícios potenciais. Talvez uma civilização avançada irá partilhar o seu conhecimento com a gente”, diz Schneider.
E você está pronto? Como reagiria? O que tem a dizer?