Cratera Vulcânica

Cratera vulcânica é uma estrutura de colapso desenvolvida em região vulcânica sobre câmara magmática, apresentando forma circular de grandes dimensões, de centenas de metros a dezenas de quilômetros de diâmetro, topograficamente rebaixada com relação às bordas mais elevadas e íngremes que a margeiam.

Créditos Foto: Instagram @dailyoverview

A origem das caldeiras está relacionada à rápida efusão de magma em eventos, geralmente explosivos, provocando esvaziamento da câmara magmática do sistema vulcânico o que provoca o colapso de toda a estrutura acima da câmara.
A rápida ascensão e descompressão do magma torna as efusões muito explosivas. Após esvaziamento da câmara, refluxos magmáticos podem ocorrer e envolver a incoporação de rochas encaixantes e de água subterrânea no magma aumentando a sua explosividade.
Em fases de quiescência, caldeiras apresentam, comumente, fumarolas com geisers. A caldeira pode ser simples, com uma cratera só, ou complexa e conter muitas crateras ou dutos vulcânicos.
Ao ocorrerem abatimentos, magma da câmara magmática tende a preencher as fraturas/falhas circulares da estrutura de colapso, dando origem a diques anelares.