Diferença El Niño e La Niña

O El Niño e La Niña são fenômenos climáticos que ocorrem devido às interações entre a atmosfera e o oceano. Ambos provocam mudanças na temperatura da superfície oceânica e na circulação atmosférica, causando impactos significativos no clima global. Enquanto o El Niño resulta no aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico Tropical, o La Niña causa o resfriamento dessas mesmas massas.

Diferença El Niño e La Niña

El Niño

O El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico marcado pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial devido ao enfraquecimento dos ventos alísios. Esse evento ocorre em média a cada dois a sete anos, desencadeando diversas alterações climáticas em todo o mundo e causando prejuízos socioeconômicos e ambientais significativos nas áreas afetadas. No Brasil, o La Niña provoca períodos de estiagem nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e, principalmente, Sul.

La Niña

O La Niña é um fenômeno oceânico-atmosférico caracterizado pelo resfriamento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, apresentando características opostas ao El Niño. Classificado como uma anomalia climática, esse fenômeno ocorre, em média, a cada dois a sete anos e provoca mudanças significativas nos padrões de precipitação e temperatura ao redor do mundo. No Brasil, a presença do La Niña resulta em um aumento acentuado nos índices de chuva e nas temperaturas na região Sul.

Reprodução do Texto:
@geografia.online

Siga: @nerdprofessor