Diferenças de Desertos Marinho, Gelo, Areia e Sal

Geralmente quando falamos em deserto, já imaginamos uma extensa região formada por areia branca e de temperaturas muito quentes. Porém, do ponto de vista geográfico existem outros tipos principais de desertos, que são classificados de acordo com suas principais características.

Deserto de Areia

Possui grande concentração de areia, com a existência de dunas. Essas podem atingir até 250 metros de altura. Os desertos do Saara (norte da África) e de Gogi (Mongólia) são exemplos deste tipo de deserto.

Deserto de Gelo

São aqueles localizados nos dois extremos do nosso planeta. Nas áreas de desertos polares, a evaporação supera duas ou mais vezes a precipitação anual, e a temperatura média no mês mais quente costuma ser abaixo dos 10°C.

Deserto de Sal

São formações naturais tão antigas quanto se pode imaginar. Trata-se de áreas em que o solo é completamente coberto com diversos minerais, entre eles o sal. Por milhares de anos essas regiões abrigaram lagos e, diante da rápida evaporação de toda a água, restaram-se apenas os sais.

Deserto Marinho ou Pacífico

No meio do oceano Pacífico, há uma ampla região em que as condições naturais atrapalham o desenvolvimento da vida marinha.
Esse gigantesco “deserto marinho” tem sido chamado pelos cientistas de “o lugar mais hostil de todo o oceano”. É conhecido como o Giro do Pacífico Sul. A região equivale, no total, às superfícies somadas de EUA, China e Rússia. Sua superfície tem a água mais cristalina do mundo o que, na verdade, é um sinal de quão “árida” e estéril é essa zona.

Fonte: Tudo é Geografia