ENEM 2021 – O protagonismo indígena vem optando por uma estratégia de “des-invisibilização”, valendo-se da dinâmica das novas tecnologias. Em outubro de 2012, após receberem uma liminar lhes negando o direito a permanecer em suas terras

ENEM 2021 – O protagonismo indígena vem optando por uma estratégia de “des-invisibilização”, valendo-se da dinâmica das novas tecnologias. Em outubro de 2012, após receberem uma liminar lhes negando o direito a permanecer em suas terras, os Guarani de Pyelito Kue divulgaram uma carta na qual se dispunham a morrer, mas não a sair de suas terras. Esse fato foi amplamente divulgado, gerando uma grande mobilização na internet, que levou milhares de pessoas a escolherem seu lado, divulgando a hashtag “#somostodosGuarani-Kaiowá” ou acrescentando o sobrenome Guarani-Kaiowá a seus nomes nos perfis das principais redes sociais.
CAPIBERIBE, A; BONILLA, O. A ocupação do Congresso: contra o que lutam os índios? Estudos Avançados, n. 83, 2015 (adaptado).
A estratégia comunicativa adotada pelos indígenas, no contexto em pauta, teve por efeito.
a) enfraquecer as formas de militância política.
b) abalar a identidade de povos tradicionais.
c) inserir as comunidades no mercado global.
d) distanciar os grupos de culturas locais.
e) angariar o apoio de segmentos étnicos externos.
VER RESPOSTA
RESPOSTA:
Letra E.
O exercício trata da ampla repercussão envolvendo o povo Guarani-Kaiowá em 2012. O compartilhamento da hashtag “#somostodosGuarani-Kaiowá” e o uso do nome desse povo como sobrenome nas redes sociais de inúmeros usuários chamaram atenção da opinião pública para essa questão. O uso das redes sociais como estratégia e instrumento de comunicação a favor dos Guarani-Kaiowá fez aumentar a quantidade de seus apoiadores de outros setores étnicos da sociedade brasileira.