Exercícios Questões Governo Sarney

Questão 01 – FGV-SP –  Em janeiro de 1985, Tancredo Neves foi eleito Presidente da República pelo PMDB. A respeito da chamada Transição Democrática, é correto afirmar:
a) O governo de Tancredo Neves foi marcado por uma grande instabilidade política que levou à renúncia do presidente e à posse de seu vice, José Sarney.
b) Tancredo Neves foi eleito presidente de forma indireta pelo Colégio Eleitoral, tendo como vice José Sarney, ex-presidente do PDS, partido que apoiava o Regime Militar.
c) Em torno de Tancredo Neves formou-se a Aliança Democrática, que reunia o PMDB e dissidentes do PDS, entre os quais José Sarney e Paulo Salim Maluf.
d) A candidatura de Tancredo Neves contou com o apoio oficial de todos os partidos de oposição, isolando completamente os colaboradores do Regime Militar.
e) Apesar de vitorioso nas eleições indiretas, Tancredo Neves foi impedido de assumir o governo pelas Forças Armadas, que fecharam questão em torno do nome de José Sarney.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA B

Questão 02 – EsPCEx – Em março de 1985, José Sarney assumiu de forma inesperada a Presidência da República. Em fevereiro do ano seguinte, anunciou a adoção de um plano econômico que provocou impacto imediato em toda a sociedade, pois

A) no primeiro mês de sua implantação, a inflação saltou de 200% ao ano para 400% ao ano.
B) provocou um aumento imediato no abastecimento de mercadorias nos supermercados, principalmente pela atuação dos policiais federais, chamados de fiscais do Sarney.
C) com mais dinheiro no bolso e com juros baixos para aquisições a prazo, muita gente foi às compras, o que provocou expansão nas atividades industriais.
D) criou uma nova moeda, o Real, cuja estampa é atraente, moderna e estabilizou o valor do dinheiro brasileiro em âmbito internacional.
E) nas eleições de novembro de 1986, devido ao sucesso do plano econômico, conseguiu que Fernando Collor de Melo, se elegesse a Presidência da República como seu sucessor.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA C

 
Questão 03 – CEFET-MG   – “Sarney assume como vice-presidente no exercício da Presidência da República. É efetivado em 21 de abril de 1985, devido à morte de Tancredo Neves, atribuída à infecção generalizada, após sete cirurgias e 38 dias de agonia, em tragédia que une e comove o país. A travessia está concluída. A transição se completou. Não foi apenas o governo que mudou, mas o regime político. A maior prioridade agora é consolidar a transição”. COUTO, Ronaldo Costa. História indiscreta da ditadura e da abertura – Brasil: 1964- 1985. São Paulo: Editora Record, 1999. p. 443. O fator que definiu esse processo de transição no Governo Sarney (1985-1990) foi a(o)
a) fomento de reformas políticas para eliminar o pluripartidarismo existente no país.
b) emergência de uma nova carta constitucional para restabelecer o processo democrático.
c) incremento da reforma econômico-financeira para estatizar o sistema bancário do país.
d) retomada dos atos institucionais dos governos da década anterior para garantir a organização social.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA B

 

Questão 04 – Mackenzie – O governo de José Sarney (1985-1990) caracterizou-se como um governo de transição democrática, que foi responsável, entre outros, pelo estabelecimento de eleições diretas em todos os níveis. Na esfera econômica esse período foi marcado por
a) altas taxas de inflação e vários planos econômicos como o Plano Cruzado. Além da moeda nacional perder três zeros e passar de cruzeiro para cruzado, to – dos os preços ficaram congelados por um ano, o que ocasionou falta de mercadorias e produtos que só eram oferecidos mediante o pagamento de “ágio”.
b) a transição pacífica para um governo com características democráticas refletiu positivamente na nossa economia. O Brasil conseguiu junto ao FMI a moratória da dívida brasileira e o aumento do crédito nacional diante de banqueiros estrangeiros.
c) com o Plano Bresser, em julho de 1987, o poder aquisitivo das camadas populares aumentou e os índices de desemprego diminuíram. Com isso ocorreu um aumento no consumo o que aqueceu a economia nacional e também atraiu investidores estrangeiros para o país.
d) o Plano Verão, em janeiro de 1989, precedeu a uma nova troca de moeda. O cruzado foi substituído pelo cruzado novo pelo ministro da Fazenda Dílson Funaro, o que acarretou prejuízos para a economia, pois novamente nossa moeda foi desvalorizada.
e) o resultado de todos os planos editados desde fevereiro de 1986 até janeiro de 1989 foi positivo para a eco no – mia brasileira. A extinção da correção monetária realocou parte do capital que se encontrava aplicado nos setores financeiros para o produtivo, gerando empregos que dinamizaram nossa economia.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA A

Questão 05 – UERR – Muitos planos econômicos foram criados no Brasil para conter a inflação e promover a estabilidade econômica. Entre esses diversos planos destacam-se o Plano Bresser e o Plano de Verão que foram criados no governo do Presidente:
A) Luíz Inácio “Lula” da Silva.
B) Fernando Henrique Cardoso.
C) Fernando Collor de Mello.
D) Itamar Franco.
E) José Sarney.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA E

Questão 06 – CESGRANRIO  – O Plano Cruzado, adotado pelo governo Sarney em 1986, para diminuir a taxa de inflação, teve como característica marcante
(A) usar o congelamento da taxa de câmbio como principal mecanismo de controle da inflação.
(B) aumentar o grau de indexação da economia, para reduzir as distorções inflacionárias.
(C) aumentar a oferta de produtos importados.
(D) contrair fortemente a demanda agregada por bens e serviços.
(E) eliminar a inflação inercial por meio de um congelamento geral de preços.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA E

Questão 07 – CESGRANRIO – No Brasil, durante a década de 80, o governo Sarney adotou o Plano Cruzado para combater a inflação. Tal plano se baseou, principalmente, num(a)

(A) amplo congelamento de preços e várias medidas de desindexação da economia.
(B) vultoso corte dos gastos correntes do setor público.
(C) nova unidade de valor monetário, a URV.
(D) redução da oferta monetária, através do “confisco” dos ativos financeiros da população.
(E) moratória da dívida interna do setor público.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA A

Questão 08 – PMMG – Após a ditadura militar no Brasil, ficava a cargo do 1º presidente civil recolher o entulho deixado pelo antigo regime. Para conter a corrida inflacionária e retomar o crescimento econômico foram estabelecidos pacotes e planos econômicos. Sobre os planos econômicos do governo Sarney é correto afirmar:

A) O Plano Verão promoveu novo corte de três zeros na moeda. O Cruzado Novo foi extinto, na economia houve o descongelamento de todos os preços e salários.
B) O Plano Cruzado promoveu a desvalorização e o corte de três zeros da moeda, substituiu o nome Cruzeiro para Real e conseguiu desindexar a economia.
C) O Plano Cruzado II promoveu o congelamento de preços e salários contendo o aumento da inflação. O Brasil rompeu com o FMI e decretou a moratória.
D) O Plano Bresser congelou os preços por dois meses, aumentou as tarifas públicas e os impostos e extinguiu o abono salarial. As negociações com o FMI foram retomadas, suspendendo à moratória.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA D

 

Questão 09 – Espm  – Com a volta dos militares aos quartéis e a redemocratização do Brasil, o presidente José Sarney convocou uma Assembléia Nacional Constituinte, que foi eleita em novembro de 1986. Em 5 de outubro de 1988 foi promulgada aquela que ficou conhecida por “Constituição Cidadã”. Assinale entre as alternativas aquela que apresente novidades incorporadas ao texto constitucional brasileiro em 1988:

a) Ampliação da cidadania com a extensão do direito de voto aos analfabetos; criação do “hábeas data” que permite ao cidadão obter informações relativas à sua pessoa, constantes de registros oficiais.
b) Ampliação da cidadania com a extensão do direito de voto aos maiores de 16 anos – voto facultativo; fim da unicidade sindical.
c) Fim da unicidade sindical; obrigação das empresas estrangeiras manterem no mínimo 2/3 de empregados brasileiros.
d) Instituição da reeleição para a presidência da república e mandato presidencial de cinco anos.
e) Voto universal obrigatório para maiores de 18 anos (exceto analfabetos, soldados e cabos); o direito do presidente baixar decretos com força de lei.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA A

Questão 10 – FCC – O último ano de seu governo [Sarney] foi, em todos os sentidos, desastroso (…). O clima era de fim de festa. A porta do cofre público foi aberta em benefício de políticos inescrupulosos que barganhavam apoio ao presidente em troca de favores políticos e/ou financeiros, o que contribuía para aumentar o desgaste da imagem dos políticos junto à opinião pública.

(Francisco de Assis Silva. História do Brasil. São Paulo: Moderna, 1992, p. 326-27)
As informações do texto identificam uma prática política, que a Nova República evidenciou, conhecida como

(A) “fisiologismo”.
(B) “nepotismo”.
(C) “corporativismo”.
(D) “coronelismo”.
(E) “entreguismo”.

VER RESPOSTA

ALTERNATIVA A