Exercícios sobre a formação do território brasileiro

Questão 1

(UEL-PR) No Brasil colônia, a pecuária teve um papel decisivo na:

a) ocupação das áreas litorâneas.
b) expulsão dos assalariados do campo.
c) formação e exploração dos minifúndios
d) fixação do escravo na agricultura
e) expansão para o interior.

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Alternativa  E – A pecuária foi inicialmente a primeira atividade econômica que proporcionou o desbravamento do interior do Brasil.

Questão 2

(Cesgranrio- RJ) A ocupação do território brasileiro, restrita, no século XVI, ao litoral e associada à lavoura de produtos tropicais, estendeu-se ao interior durante os séculos XVII e XVIII, ligada à exploração de novas atividades econômicas e aos interesses políticos de Portugal em definir as fronteiras da colônia. As afirmações abaixo relacionam as regiões ocupadas a partir do século XVII e suas atividades dominantes.

No vale amazônico, o extrativismo vegetal – as drogas do sertão – e a captura de índios atraíram os colonizadores.
A ocupação do Pampa gaúcho não teve nenhum interesse econômico, estando ligada aos conflitos luso-espanhóis na Europa.
O planalto central, nas áreas correspondentes aos atuais estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, foi um dos principais alvos do bandeirismo, e sua ocupação está ligada à mineração.
A zona missionária no Sul do Brasil representava um obstáculo tanto aos colonos, interessados na escravização dos indígenas, quanto a Portugal, dificultando a demarcação das fronteiras.
O Sertão nordestino, primeira área interior ocupada no processo de colonização, foi um prolongamento da lavoura canavieira, fornecendo novas terras e mão de obra para a expansão da lavoura.
As afirmações corretas são:

A) somente 1, 2 e 4.
B) somente 1, 2 e 5.
C) somente 1, 3 e 4.
D) somente 2, 3 e 4.
E) somente 2, 3 e 5.

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Alternativa  C – A afirmação 2 está incorreta, pois havia interesse econômico em relação à pecuária na ocupação do Pampa gaúcho. E a 5 está incorreta pelo fato de a ocupação do sertão nordestino não ser decorrente da lavoura canavieira, mas também da pecuária.

Questão 3

1. Ainda no século XVI, os colonizadores do Brasil organizaram expedições oficiais, conhecidas como entradas, com o propósito de:

a) descobrir ouro e pedras preciosas e escravizar indígenas.
b) realizar caças a animais selvagens para exportar e vender na Europa
c) retirar mudas de plantas raras e comercializar em outros países
d) explorar ilhas importantes e domina-las para a formação de lugares turísticos
e) comercializar produtos vindos da Europa com os indígenas

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Alternativa A

Questão 4

O tratado de Tordesilhas, firmado em 1494, dividiu as terras recém-descobertas entre:

a) Itália e França
b) Espanha e Portugal
c) Alemanha e Inglaterra
d) Espanha e Inglaterra
e) França e Alemanha

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Alternativa B

Questão 5

Leia:

I. Expedições armadas de colonos e de indígenas já integrados aos conquistadores, conhecidas como bandeiras, partiam da Vila de São Paulo em direção ao interior do território.

II. O Objetivo das bandeiras era aprisionar indígenas e vendê-los como escravo.

III. As bandeiras também são conhecidas na nossa história como bandeirismo ou sertanismo apresador.

assinale e alternativa correta:

a) apenas a I está correta
b) apenas a I e a II estão corretas
c) apenas a II e a III estão corretas
d) todas estão corretas
e) nenhuma está correta

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Alternativa  D

Questão 6

No século XIX, três outras atividades econômicas se tornaram “motores” da construção do espaço, detre essas atividades temos, exceto:

a) a cultura do cacau no sul da Bahia
b) a cafeicultura no Rio de Janeiro e em São Paulo
c) o Látex na Amazônia para a fabricação de borracha
d) a criação de animais silvestres para exportação
e) todas as afirmativas estão certas

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Alternativa D

Questão 7

Leia as afirmações a seguir:

I. Em 1750, Portugal e Espanha assinaram o tratado de Madri, acertando as fronteiras entre as terras portuguesas e espanholas na América do Sul.

II. No final do século XIX e início do XX, os governos brasileiros, por meio de tratados e conversações diplomáticas com países e colônias europeias vizinhas, resolveram pendências de fronteiras que ainda existiam.

III. em 1904, o território brasileiro assumiu os limites atuais.

Indique a alternativa correta:

a) somente a I está certa
b) somente a I e a II estão certas
c) somente a II e a III estão certas
d) todas estão certas
e) nenhuma está certa

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Alternativa  D

Questão 8

Com Extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, o Território brasileiro ocupa 48% do subcontinente sul-americano. Sua grande dimensão e localização proporcionam fronteiras com quase todos os países da América do Sul. Marque a alternativa que indica as duas únicas nações sul-americanas que não fazem fronteira com o Brasil.

a) Argentina e Uruguai
b) Equador e Chile
c) Colômbia e Suriname
d) Chile e Panamá
e) Paraguai e Venezuela

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Alternativa B 

Questão 9

Marque a alternativa com o único oceano da Terra que banha as terras do Brasil:

A) Oceano Pacífico
B) Oceano Índico
C) Oceano glacial Ártico
D) Oceano Atlântico

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Alternativa  D

Questão 10

 

1 – Sobre a formação do território brasileiro, é incorreto afirmar que:

A) A formação do território brasileiro, da conquista européia até nossos dias, expressa uma história de concentração fundiária e de baixa remuneração da produção agrícola de alimentos, baixo aproveitamento das áreas com potencial agricultável, embora com algumas boas safras, no geral.
B) As monoculturas predominaram no Brasil, como as culturas de cana, soja, café, em detrimento dos cultivos de alimentos que seriam imediatamente consumidos por contingentes de pessoas famintas no País.
C) O processo de formação do território brasileiro atingiu o século XX.
D) A abolição da escravidão em 1888 foi precedida pela Lei de Terras, de 1850, que significava a coação de obstáculos legais à ocupação da terra no Brasil por parte das pessoas recém libertas que passavam a estar aptas e disponíveis ao deslocamento e ocupação de terras devolutas, sem donos particulares.
E) As legislações sobre o acesso a terra no Brasil tiveram um caráter essencialmente popular, buscando melhorar a condição de vida do trabalhador que não tinha recursos para adquirir seu quinhão, a exemplo das diversas nações indígenas.

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Alternativa  D