Exercícios sobre a Guerra das Malvinas

Questão 01 – FMABC –  Aconteceu tudo ao contrário do que foi previsto pelo governo argentino. A Grã-Bretanha enviou uma poderosa frota naval com aviões e forças terrestres, e os Estados Unidos preferiram ficar ao lado de seu aliado na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A guerra estendeu-se até 14 de junho do mesmo ano [1982], com a vitória esmagadora da Grã-Bretanha e com um saldo de 800 argentinos mortos e 1300 feridos. Começou, então, uma outra guerra, só que dentro da própria Argentina: a população contra o governo.
 José Luis Bendicho Beired. . São Paulo: Ática, 1996, p. 79. Breve história da Argentina.
O texto fala da Guerra das Malvinas, entre Argentina e Grã-Bretanha. A partir do texto e de seus conhecimentos sobre essa guerra, assinale a alternativa correta.
a) A “previsão” errada do governo argentino, mencionada no texto, incluía a crença de que os Estados Unidos apoiariam a iniciativa argentina e desencadeariam violento ataque aéreo e naval contra a Grã-Bretanha.
b) A derrota na guerra provocou indignação nas forças armadas argentinas, que se mobilizaram para derrubar o governo democrático e instalar uma ditadura militar no país.
c) A “outra guerra”, mencionada no texto, foi a luta de parte significativa da sociedade argentina contra a ditadura militar, que então governava o país.
d) A vitória britânica surpreendeu tanto os argentinos quanto os demais países latino-americanos, entre eles o Brasil, que se aliaram à Argentina e enviaram tropas para combater as forças inglesas.
e) A falta de apoio dos outros países americanos à Argentina gerou profunda crise interna na Otan e acabou por provocar o fim da aliança militar americana.
 
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA C

Questão 02 – FMABC – No primeiro semestre de 1982, o Reino Unido e a Argentina envolveram-se num conflito armado pela posse das ilhas Malvinas, situadas no extremo Sul da América. O desfecho da guerra determinou
a) a vitória militar das forças armadas argentinas e a consequente instalação de um novo governo nas ilhas.
b) a assinatura de um acordo entre os países em disputa, que reconheceram a independência e autonomia política das ilhas.
c) a continuidade do domínio britânico sobre as ilhas, apoiada pela maioria da população local.
d) a intervenção de tropas norte-americanas na ilha, em defesa da democracia e da liberdade da população local.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA C

Questão 03 – UFGD – No início da década de 1980, mais especificamente, em 1982, ocorreu um conflito militar entre a Argentina e Reino Unido, conhecido como “Guerra das Malvinas”. Esse conflito teve como motivação a disputa pela posse e soberania política das Ilhas Malvinas/ Falklands. Considerando esse enfrentamento militar, argumenta-se que:
a) A Argentina rompeu definitivamente suas relações diplomáticas e comerciais com o Reino Unido até meados da década de 1990.
b) A Guerra das Malvinas fora vencida pela Argentina, após 2 anos de muitas batalhas e mortes de seus soldados.
c) As Ilhas Malvinas, após 3 anos de conflitos bélicos, foi conquistada pelo Reino Unido. A administração política das Malvinas é realizada por um governado nomeado pela rainha da Inglaterra.
d) As Ilhas Malvinas foram praticamente destruídas pelos conflitos, pois foram 3 anos intensos de batalhas. Sua posse e soberania politica foi conquistada pelo Reino Unido
e) As relações diplomáticas entre a Argentina e o Reino Unido se reestabeleceram a partir de 1989, através dos Acordos de Madri.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA E

Questão 04 – UNESP – A Guerra das Malvinas (Falklands) opôs Argentina e Inglaterra de abril a junho de 1982. Entre os motivos da guerra, podemos citar a
a) ação imperialista inglesa sobre a Antártida, que pretendia expandir o território britânico até o extremo sul.
b) intenção norte-americana de manter hegemonia militar sobre o continente através do domínio inglês.
c) disposição argentina de retomar o controle das ilhas, ricas em combustíveis fósseis e estrategicamente importantes.
d) interferência do Brasil, que se dispôs a mediar o conflito, mas aguçou a tensão entre Inglaterra e Argentina.
e) omissão da Organização das Nações Unidas, que se recusou a apoiar as pretensões britânicas em relação às ilhas.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA C

Questão 05 – UNICAMP – É duvidoso e inútil especular sobre os destinos da Argentina, caso não tivesse sido desfechada a invasão das Malvinas, ou caso os argentinos obtivessem a soberania da ilha. O certo é que a derrota, em condições lamentáveis (junho de 1982), acelerou a derrubada da ditadura militar.
(Adaptado de Boris Fausto & Fernando J. Devoto, Brasil e Argentina: um ensaio de história comparada 1870-2002. S. Paulo: Ed. 34, 2004, p. 458.)
a) O que foi a Guerra das Malvinas?
b) Por que ela contribuiu para a derrubada do regime militar argentino?
c) Mencione duas características da ditadura na Argentina nas décadas de 1970 e 1980.
VER RESPOSTA
05 -a) Tentativa argentina de conquistar as Ilhas Malvinas (ou Falkland), ocupadas pelos ingleses. Tal iniciativa provocou a reação militar da Grã-Bretanha, e impôs uma esmagadora derrota aos atacantes.
b) Porque a incontestável derrota sofrida pela Argentina desmoralizou a ditadura da época, que pretendera recuperar seu prestígio junto à população com a conquista das Malvinas (velho anseio nacional).
c) Implantação de um regime militar conservador, semelhante aos demais instaurados no Cone Sul; extrema violência na repressão aos opositores, caracterizando a chamada “Guerra Suja”.