“Em 1873, Bismarck instaurou a Liga dos Três Imperadores, da qual faziam parte a Alemanha, a Áustria-Hungria e a Rússia. Entretanto, as divergências entre a Rússia e a Áustria com relação à região dos Bálcãs, ocasionadas pelo fato de a Rússia apoiar as minorias eslavas da região, desejosas de independência, acabou com essa aliança em 1878. Em 1882, o Segundo Reich une-se ao Império Austro-Húngaro e à Itália.”
“Somente na última década do Século XIX, a França começou a sair do seu isolamento internacional, conseguindo estabelecer um pacto militar com a Rússia em 1894. No início do século XX, também a Inglaterra se aproximou da França, formando uma Aliança que fundia os interesses comuns dos dois países no plano internacional. Em 1907, a Rússia se aliou à França e à Inglaterra”.
[B] Tríplice Aliança e da Tríplice Entente.
[C] Tríplice Entente e da Entente Cordiale.
[D] Entente Cordiale e da Tríplice Aliança.
[E] Tríplice Aliança e da Entente Cordiale.
ALTERNATIVA B
Questão 02 – UNIFOR – “Se a Alemanha fosse extinta amanhã, não haveria um só inglês no mundo que não fosse mais rico do que é hoje. Nações lutaram durante anos por uma cidade ou por um direito de sucessão; e não se deve lutar por um comércio de 250 milhões de esterlinas?(…) A Inglaterra despertou afinal para o que é inevitável e constituiu ao mesmo tempo a sua mais grata esperança de prosperidade. Germanian esse delendam.”
(Saturday Review de Londres – In Leonel Itaussu A. Mello e Luís C. A. Costa. História Moderna e Contemporânea. São Paulo: Scipione, 1999)
(A) Unificação Alemã.
(B) Primeira Guerra Mundial.
(C) Segunda Guerra Mundial.
(D) Segunda Revolução Industrial.
(E) Consolidação do Nazifascismo.
ALTERNATIVA B
Questão 03 – UVA A Primeira Guerra Mundial pode ser considerada fator de aceleração do processo econômico brasileiro porque:
B. dificultou as importâncias, originando a “indústria de substituição.”
C. aumentou as relações comerciais com os países do eixo.
D. provocou o desenvolvimento agropecuário do Nordeste para abastecer os aliados.
ALTERNATIVA B
Questão 04 – UNEC– […] A Primeira Guerra Mundial foi, sem dúvida, produto da combinação de competição econômica, chauvinismo nacionais, rivalidades imperialistas e dos sonhos expansionistas das nações poderosas[…] O grande conflito foi provocado pelo desejo, evidente em cada uma das grandes nações das época, de refazer os espaços econômicos-políticos europeus de acordo com suas respectivas ambições nacionais e imperialistas […]
RODRIGUES,Luiz César B. A Primeira Guerra Mundial. 3. Ed. São Paulo: Atual; Unicamp, 1986.p.30.
a) O choque fronteiriço entre a França e a Alemanha.
b) A construção da estrada de ferro Berlim-Bagdá.
c) A invasão da Servia pela Áustria.
d) O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando.
ALTERNATIVA D
Questão 05 – UTFPR – “Enquanto se organizavam em blocos rivais, as principais potências europeias lançaram-se numa desenfreada corrida armamentista: adotaram o serviço militar obrigatório, criaram novas armas e passaram a produzir armamento e munição em quantidades cada vez maiores. Era a “paz armada”. Faltava um incidente para a guerra começar. O estopim ocorreu num domingo, 28 de junho de 1914, em Sarajevo, capital da Bósnia. Nesse dia, o herdeiro do trono austríaco, Francisco Ferdinando, e sua esposa foram assassinados a tiros por um estudante da Bósnia. Em 28 de julho de 1914, a Áustria declarou guerra à Sérvia”.
(Retirado do site: http://www.brasilescola.com/historiag/aliancas.htm. Acesso em 26/07/2006).
A) Guerra dos Bôeres.
B) Primeira Guerra Mundial.
C) Guerra Fria.
D) Segunda Guerra Mundial.
E) Guerra da Reconquista.
ALTERNATIVA B
Questão 06 – PUC-RS – Dentre os fatores desencadeadores da Primeira Guerra Mundial, NÃO se pode citar
B) a competição industrial, comercial e naval entre a Alemanha, país então recém chegado à corrida neocolonialista, e a Inglaterra, então a maior potência econômica mundial.
C) o desejo da monarquia dual Austro-Húngara de reunir os eslavos da Península Balcânica numa monarquia triádica, visando à estabilidade de uma área ameaçada pelo expansionismo russo e pelo nacionalismo sérvio.
D) os sistemas de alianças antagônicos e potencialmente conflitantes: de um lado, a Tríplice Entente e, de outro, os Impérios Centrais.
E) a desestabilização do status quo europeu provocada pelos Estados Unidos e França, visando a despertar os sentimentos nacionalistas das inúmeras nacionalidades submetidas ao jugo dos velhos impérios.
ALTERNATIVA E
Questão 07 – UFPR – Com base nos estudos sobre as consequências da Primeira Guerra Mundial para a Europa, é correto afirmar:
ALTERNATIVA C
Questão 08 – UFRGS 2015 – Sobre a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), considere as afirmações abaixo.
II – Valeu-se da chamada “guerra química”, com a utilização de substâncias letais como o gás mostarda e o fosgênio, amplamente empregada tanto pela Tríplice Aliança como pela Tríplice Entente.
III- Caracterizou-se como o primeiro conflito em que a aviação militar e a guerra aérea tiveram um papel fundamental.
(A) Apenas I.
(B) Apenas I e II.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.
ALTERNATIVA E
Questão 09 – IFS – Sobre as consequências da Primeira Guerra Mundial, não é correto afirmar:
b) A Inglaterra perdeu a hegemonia no cenário mundial;
c) Em termos políticos, a descrença em relação ao modelo neoliberal influenciou o aparecimento de regimes e partidos de tendência autoritária;
d) A guerra estimulou o desenvolvimento da ciência e foi responsável por grandes avanços tecnológicos;
e) É possível afirmar que não houve nenhuma influência econômica e social no Brasil durante a guerra. Nas áreas citadas o Brasil tinha grande equilíbrio.
ALTERNATIVA E
Questão 10 – IFS – As consequências da Primeira Guerra Mundial foram bem diversificadas para a sociedade internacional. Sobre tais consequências é verdadeiro afirmar, exceto:
b) No final dos anos 20, os Estados Unidos estavam em plena euforia econômica. A agricultura, tida como a mais mecanizada do mundo, inundava de alimentos os mercado interno e externo, e as indústrias funcionavam a todo vapor;
c) A busca de uma política econômica que amenizasse os efeitos causados pela Grande Depressão de 1929 levou muitos países a adotarem diferentes programas de ação, possibilitando uma grande expansão do modelo liberal em todo o globo;
d) O New Deal foi um programa de recuperação econômica proposto pelo governo de presidente Franklin Delano Roosevelt;
e) Com o fim da guerra, seguido pelo crash da Bolsa de Nova York, grupos nacionalistas mais radicais, especialmente os de extrema-direita, passaram a utilizar a crise econômica como justificativa para criticar o sistema liberal-capitalista, responsabilizado pela crise.
ALTERNATIVA C
Questão 11 – VUNESP – Dentre as consequências da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), destaca-se
(B) a emergência da China como potência econômica mundial.
(C) o surgimento de novos países na Europa.
(D) a bipolarização do mundo entre o bloco liberal e o comunista.
(E) o auge do processo de globalização da economia.
ALTERNATIVA C
FUVEST – TEXTO PARA AS QUESTÕES 12 e 13:
Luiz Cesar B. Rodrigues. A Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Atual, 1986, p. 64.
(A) as anexações de territórios franceses pela Alemanha e a influência norte-americana sobre a América Latina.
(B) os conflitos entre a Rússia e os países do Ocidente europeu pelo controle de colônias no Norte da África e no Oriente Próximo.
(C) as disputas navais e comerciais entre Alemanha e Inglaterra e os esforços do Império Austro-Húngaro de expandir sua influência no Leste europeu.
(D) o confronto entre as ações imperialistas de Japão e China na Ásia e nas ilhas do Oceano Pacífico.
(E) a ascensão do nacionalismo no Centro e no Oeste da Europa, provocando a chamada Primavera dos Povos
ALTERNATIVA C
Questão 13 – O final da Primeira Guerra Mundial e os tratados de paz mencionados no texto
(B) contribuíram para a dissolução dos grandes impérios do Centro e Leste da Europa e geraram breves governos democráticos na região, logo substituídos por regimes autoritários.
(C) representaram a derrota do expansionismo alemão e provocaram o surgimento de amplo bloco militar, que reuniu os países do Ocidente e do Centro da Europa.
(D) reduziram a influência franco-britânica sobre o continente europeu e asseguraram a consolidação do regime socialista na União Soviética, depois seguida pela guinada à esquerda do Leste europeu.
(E) estimularam a industrialização da Alemanha e da Áustria, acelerando a expansão econômica da região central do continente europeu.
ALTERNATIVA B
Questão 14 – UERJ – Tratado de Versalhes (1919)
Artigo 227
Os Governos aliados e associados declaram e a Alemanha reconhece que ela e seus aliados são responsáveis por haver causado todas as perdas e todos os prejuízos que sofreram os Governos aliados e associados e seus cidadãos, como consequência da guerra que foi imposta pela agressão da Alemanha e de seus aliados.
O Tratado de Versalhes foi elaborado no contexto das negociações de paz após o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A partir do texto, observa-se que no tratado foram instituídas cláusulas para o governo alemão com base no seguinte princípio:
(B) revanchismo
(C) integracionismo
(D) colaboracionismo
ALTERNATIVA B
Questão 15 – UFPR – Ao mesmo tempo em que as tensões se desenvolviam entre as nações neste mundo da virada do século, conflitos fundamentais vinham à tona em quase todas as áreas da atividade e do comportamento humano: nas artes, na moda, nos costumes sexuais, nas relações entre as gerações, na política. (EKSTEINS, Modris. A sagração da primavera. Rio de Janeiro: Rocco, 1991, p. 14.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a História Contemporânea, assinale a alternativa que indica o acontecimento histórico considerado um abalo na hegemonia europeia e que acabou elevando os Estados Unidos da América à condição de primeira potência mundial.
b) A Comuna de Paris.
c) A Primeira Guerra Mundial.
d) A Revolução Russa.
e) A Segunda Guerra Mundial.
ALTERNATIVA C