Exercícios sobre a Revolta dos Alfaiates

Questão 01 – UFPE – A luta para construir a autonomia política do Brasil contou com várias rebeliões, em que se destacaram reflexões sobre a questão da escravidão, que tanto atingiu a nossa história. Os escravos foram decisivos para a produção da riqueza social e sofreram com a exploração política e física dos seu senhores.
Sobre a luta contra a escravidão no Brasil, podemos afirmar que:
a) não houve resistências dos grandes proprietários, preocupados apenas com os lucros da exportação de seus produtos.
b) a Revolta dos Alfaiates, na Bahia, mostrou-se contra a escravidão e teve apoio da população mais pobre de Salvador.
c) todas as rebeliões políticas do século XVIII foram claramente contra a escravidão; sobretudo, as que ocorreram em Pernambuco.
d) a vinda das idéias liberais para o Brasil em nada contribuiu para o fim da escravidão no século XIX.
e) o fim do tráfico em 1850 não teve relação com a luta contra a escravidão, não abrindo, pois, espaços para novas reivindicações de liberdade.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA B

Questão 02 – FGV-SP – A respeito da Revolta dos Alfaiates de 1798, podemos afirmar:
a) Trata-se de uma revolução burguesa que tinha por objetivo eliminar o sistema colonial e estimular a entrada de imigrantes no Brasil.
b) Os rebeldes foram influenciados pelas idéias do comunismo francês, que pregava a igualdade social e a distribuição de terras entre os mais pobres.
c) Influenciados pelas doutrinas sociais da Igreja francesa, os líderes da revolta pretendiam garantir o ingresso no clero de homens de todas as raças.
d) O discurso rebelde era marcado pelo anticlericalismo e defendia uma reforma na ordem vigente, de modo a eliminar as diferenças sociais.
e) O movimento foi liderado pela elite baiana, descontente com a falta de incentivos do governo metropolitano com relação às necessidades da produção açucareira.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA D

Questão 03 – FGV – O movimento político organizado na Bahia em 1789 incluía em seu bojo e na sua liderança mulatos e negros livres ou libertos, ligados às profissões urbanas, como artesãos ou soldados, bem como alguns escravos. “Os conspiradores defendiam a proclamação da República, o fim da escravidão, o livre comércio especialmente com a França, o aumento do salário dos militares, a punição de padres contrários à liberdade. O movimento não chegou a se concretizar, a não ser pelo lançamento de alguns panfletos e várias articulações. Após uma tentativa de se obter o apoio do governador da Bahia, começaram as prisões e delações. Quatro dos principais acusados foram enforcados e esquartejados. Outros receberam penas de prisão ou banimento.”
O texto anterior refere-se à:
a) Conjuração dos Alfaiates.
b) Balaiada.
c) Revolução Praieira.
d) Sabinada.
e) Inconfidência Mineira.
 
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA A

Questão 04 – Há dois séculos atrás, ocorria na Bahia a Conjura dos Alfaiates, conspiração que faz parte do quadro das grandes rebeliões do final do século XVIII. Assinale a alternativa na qual estão descritos traços peculiares deste movimento, em relação aos anteriores.
a) Foi a primeira expressão de um movimento de raiz popular, que combinava aspirações de independência com reivindicações sociais.
b) Tinha composição exclusivamente elitista, daí a ausência de preocupações sociais.
c) Ideologicamente, vinculava-se exclusivamente ao Liberalismo, tendo como modelo a independência dos E.U.A.
d) O Estado português reagiu de forma bastante tolerante, já que seus líderes eram membros da elite colonial.
e) A independência do Haiti nada teve em comum com as raízes deste movimento.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA A

Questão 05 – FGV – Leia as afirmações sobre a Sedição Baiana de 1798 e assinale a alternativa correta.
I. Conhecida como Conjuração Baiana ou dos Alfaiates, a Sedição de 1798, foi um movimento social de caráter republicano e abolicionista.
II. Diferentemente da Conjuração Mineira, o movimento de 1798 teve apoio dos setores mais explorados da sociedade colonial.
 III. Entre as reivindicações dos sediciosos estavam o fim do domínio colonial, a separação Igreja-Estado e a igualdade de direitos, sem distinção de cor ou de riqueza.
 IV. Dos muitos processados, quatro foram enforcados. Entre eles, Manuel Faustino dos Santos, de apenas 23 anos.
 V. O movimento caracterizou-se pela distribuição de panfletos manuscritos na cidade de Salvador.
a) apenas I, II e IV estão corretas;
b) apenas II, III e V estão corretas;
c) apenas III e V estão corretas;
d) apenas I, e IV estão corretas;
e) todas estão corretas.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA E