Exercícios sobre a Revolução Acreana

Questão 01 – IBADE – A região hoje conhecida como estado do Acre, no final do século XIX, passou por momentos de muita instabilidade. Três países tinham interesse no território: Brasil, Bolívia e Peru. A reprimenda entre os três passou para o campo de batalha e gerou um conflito que durou aproximadamente quatro anos. A disputa pelo território do hoje Acre entre Brasil, Bolívia e Peru, ficou conhecida como?
A) Revolução Acreana
B) Revolução Francesa
C) Tratado de Petrópolis
D) Revolução Amazônica
E) Correrias
 
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA A

Questão 02 – FUNCAB – Trinta e cinco anos antes de eclodir a Revolução Acreana, no território que o Brasil reconhecia ser da Bolívia, o governo do império do Brasil assinara um tratado em 1867, com aquele país, no sentido de estabelecer áreas limítrofes em comum. Esse tratado que estabelecia os limites entre o Brasil e a Bolívia no período imperial denominou-se Tratado de:
A) Madri.
B) Ayacucho.
C) Badajós.
D) Tordesilhas.
E) Petrópolis.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA B

Questão 03 – FUNCAB – A 14 de julho de 1899, data de comemoração do 110º aniversário da Revolução Francesa, nascia na localidade boliviana de Puerto Alonso o Estado Independente do Acre, organizado sob a forma republicana. Seu Presidente, Luiz Gálvez, é recebido com efusão por trabalhadores e patrões, todos dispostos a lutar contra o que consideravam “uma intromissão da Bolívia”. Muda o nome da localidade para Porto Acre; cria a Bandeira do novo Estado soberano; nomeia ministros; mobiliza uma valente milícia; baixa decretos importantes; envia despachos a todos os países da Europa e designa representantes diplomáticos. A empreitada para destituir os bolivianos de Puerto Alonso, ficou conhecida como Revolução Acreana e teve como principal motivo:
A) a queda na extração da borracha acreana devido à Primeira Guerra Mundial.
B) os conflitos entre o governo brasileiro e boliviano gerado pela definição das fronteiras.
C) a transferência do governo civil na região por parte dos bolivianos para o Bolivian Syndicate.
D) a migração dos “invasores paulistas” para a região acreana em busca de terras.
E) os conflitos entre os seringueiros bolivianos, peruanos e brasileiros pela posse da terra.
 
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA C

Questão 04 – FUNCAB –  Revolução Acreana é o nome dado à revolta da população que hoje ocupa o Estado do Acre contra a Bolívia, que detinha a soberania da área. O conflito tem início em 1889, quando o território é proclamado República do Acre tendo como presidente:
A) José Plácido de Castro.
B) Campos Sales.
C) Ramalho Júnior.
D) José Maria da Silva Paranhos Júnior.
E) Luis Gálvez de Arias.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA E

Questão 05 – FUNCAB – No final do século XIX, o atual estado do Acre passou por momentos de muita instabilidade. Três países tinham interesse no território: Brasil, Bolívia e Peru. O embate entre os três países passou para o campo de batalha e gerou um conflito que durou aproximadamente quatro anos, que ficou conhecido como Revolução Acreana. A questão da posse do Acre foi resolvida através de um tratado assinado entre o Brasil e a Bolívia. Foi chamado de Tratado de:
a) Madri.
b) Utrech.
c) Badajós.
d) Petrópolis.
e) Bolivariano.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA D

Questão 06 – IBADE – A região hoje conhecida como estado do Acre, no final do século XIX, passou por momentos de muita instabilidade. Três países tinham interesse no território: Brasil, Bolívia e Peru. A reprimenda entre os três passou para o campo de batalha e gerou um conflito que durou aproximadamente quatro anos. A disputa pelo território do hoje Acre entre Brasil, Bolívia e Peru, ficou conhecida como?
A) Revolução Acreana
B) Revolução Francesa
C) Tratado de Petrópolis
D) Revolução Amazônica
E) Correrias
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA A

Questão 07 – FUNCAB – “La Guerra dei Acre”
Assim os bolivianos denominam os conflitos territoriais na tríplice fronteira Brasil/Bolívia/Peru que resultaram na anexação do atual estado do Acre ao Brasil no início do século XX. Porém, no estado do Acre é denominada:
A) Guerra de Badajós.
B) Revolução Acreana.
C) Revolução Praieira.
D) Guerra dos Dois Mundos.
E) Revolução de Aycucho.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA B