Exercícios sobre o Governo Juscelino Kubitschek I

Questão 01 – UERJ – Os anos JK, festejados como dourados, tiveram como suporte o Plano de Metas, um conjunto de diretrizes com o objetivo de eliminar as desigualdades no Brasil. Entre essas diretrizes podemos destacar:
A) ocupação da Região Centro-Oeste com a transferência da capital
B) industrialização da Região Sul com a criação de zonas francas de comércio
C) implantação de agroindústria na Região Nordeste com a construção de açudes
D) ampliação do potencial energético da Região Norte com a desconcentração urbana

VER RESPOSTA

ALTERNATIVA A

Questão 02 – UERJ – Existem dois países, entre os quais é difícil distinguir o verdadeiro; na fazenda do interior, o homem do campo trabalha de enxada e transporta uma colheita insignificante em carroças rangentes (…); na cidade de São Paulo, a cada hora termina-se um prédio. (LAMBERT, Jacques. Os dois Brasis. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1984.)

Governo JK Charge

O texto e a charge representam, de formas diferentes, um dos principais dilemas do desenvolvimentismo no governo Juscelino Kubitschek, durante a 2a metade da década de 1950. A alternativa que melhor apresenta esse dilema é:
A) os contrastes culturais e educacionais entre as elites paulistas e nortistas
B) a desigualdade política e ideológica entre as oligarquias nordestinas e sulistas
C) a defasagem histórica e tecnológica entre o setor petrolífero e o agroexportador
D) as disparidades econômicas e sociais entre os setores agrário e urbano-industrial

VER RESPOSTA

ALTERNATIVA D


Questão 03 – FATEC – Na década de 1950, o presidente Juscelino Kubitschek adotou uma política de desenvolvimento econômico que ficou conhecida como Plano de Metas. Sob o lema “50 anos em 5”, esse plano se caracterizou pela
a) adoção de uma política econômica liberal que preconizava a universalização do acesso à educação básica e a privatização dos serviços essenciais, como fornecimento de água e energia elétrica.
b) abertura do país ao capital externo, facilitando a instalação de indústrias estrangeiras no país, ao mesmo tempo que manteve o controle estatal sobre a extração, refino e distribuição do petróleo.
c) oferta de incentivos fiscais para a instalação de fábricas nas regiões menos desenvolvidas do país, como o Norte e o Nordeste, além de combater as desigualdades regionais e erradicar a fome.
d) aproximação com a União Soviética, no contexto da Guerra Fria, que garantiu os investimentos necessários para a instalação da indústria siderúrgica nacional e a construção de Brasília.
e) promoção de políticas públicas de acesso aos serviços essenciais como saneamento básico, medicina preventiva e urbanização de favelas, além da redistribuição de renda e da terra.

VER RESPOSTA

ALTERNATIVA B

Questão 04 – UECE – Considere as seguintes afirmações sobre o modelo de Nacional-desenvolvimentismo que predominou durante o Governo Juscelino Kubitschek:
I. A Planificação da economia, através do Plano de Metas, apresentou a proposta de estatização das empresas multinacionais e o investimento de capital público, oriundo de impostos, nas empresas estatais.
II. Abertura da economia para o capital internacional com presença de empresas multinacionais, sobretudo no setor automobilístico, provocou o escoamento dos recursos nacionais para o exterior. III. O alto custo da realização do Plano de Metas e a abertura para o mercado internacional, gerou uma alta inflacionária e uma onda migratória de nordestinos e nortistas para as metrópoles que se industrializavam.
É correto o que se afirma em
A) II e III apenas.
B) I e III apenas.
C) I e II apenas.
D) I, II e III.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA A

Questão 05 – FUVEST – A inauguração de Brasília, depois de sua rápida construção durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956 – 1961), trouxe desdobramentos diversos para o país. Entre eles,
a) estímulo à navegação fluvial no Sul e saída de capitais estrangeiros.
b) incentivo à integração econômica nacional e aumento da inflação.
c) desenvolvimento das estradas de ferro no Centro-Sul e empobrecimento do Estado do Rio de Janeiro.
d) estímulo à organização dos sindicatos e crescimento do poder dos militares.
e) transformação do Centro-Oeste em área industrial e crescente endividamento externo.

VER RESPOSTA

ALTERNATIVA B

Questão 06 –  FUVEST – A integração territorial brasileira, por meio da construção de rodovias, ganhou ênfase a partir do governo
a) JK.
b) Jango.
c) Médici.
d) Itamar.
e) FHC.

VER RESPOSTA

ALTERNATIVA A

Questão 07 – UniCesumar – O Plano de Metas, implementado durante o governo de Juscelino Kubitschek, previa investimentos prioritários nas seguintes áreas:
A) energia, emprego, manufatura, saúde e transporte.
B) alimentação, educação, emprego, manufatura e produção cultural.
C) alimentação, energia, indústria têxtil, produção cultural e saúde.
D) educação, emprego, produção cultural, transporte e saúde.
E) alimentação, educação, energia, indústria de base e transporte.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA E

Questão 08 – UNIOESTE – A respeito do governo brasileiro de Juscelino Kubitschek é correto afirmar que
A) o governo de JK foi marcado pela implementação de uma política econômica nacionalista bastante restritiva à presença do capital estrangeiro no Brasil.
B) durante o governo de JK houve um grande crescimento do setor primário e, por consequência, uma ampliação da população no campo.
C) o governo de JK caracterizou-se por uma política econômica que privilegiou o equilíbrio fiscal e, por este motivo, inibiu os investimentos estatais na ampliação da indústria de base.
D) JK implementou uma política de planejamento econômico regional.
E) a popularidade de JK se devia a política austera de controle da inflação que manteve o custo de vida baixo para a maioria da população brasileira.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA D

Questão 09 – PUCRS – Juscelino Kubitschek elegeu-se com uma proposta de “industrialização acelerada”, a qual esteve presente no slogan de campanha “50 anos em 5” e, posteriormente, no “Programa de Metas” de seu governo. Essa política populista de crescimento acelerado da economia que o governo JK procurou promover foi possível graças:
A) ao estímulo de investimentos externos, à implantação de multinacionais no Brasil e à obtenção de empréstimos no exterior.
B) ao incentivo aos investimentos privados em infraestrutura, como energia, estradas e siderúrgicas.
C) a uma política de defesa da agricultura nacional visando o aumento da produção de cereais para a exportação.
D) à intervenção direta do Estado na indústria pesada, automobilística e de bens de consumo não-duráveis.
E) a uma série de reformas de base, como a agrícola, urbana, bancária e fiscal, visando a liberar capitais especulativos improdutivos.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA A





Questão 10 – UFSM – O Governo de Juscelino Kubitschek de Oliveira (PSD/1955 – 1960) tinha como meta fazer o Brasil se desenvolver – 50 anos em 5 –; por isso, sua política de desenvolvimento é chamada de desenvolvimentismo. Seu estilo arrojado e otimista permitiu que apresentasse, no início do seu mandato, o Plano de Metas: um plano de governo que previa, prioritariamente, investimentos públicos em cinco grandes áreas. São elas:
a) energia, transporte, indústria, alimentação e educação.
b) comércio, transporte, indústria, alimentação e criação.
c) pecuária, transporte, turismo, segurança e educação.
d) energia, segurança, turismo, alimentação e cultura.
e) alimentação, educação, indústria, cultura e comércio.

VER RESPOSTA

ALTERNATIVA A

Questão 11 – ACAFE – Chamado de presidente “Bossa-Nova”, em uma alusão ao estilo musical que aparecia e se destacava na década de 50 (XX), Juscelino Kubitschek foi eleito presidente da república, prometendo um plano desenvolvimentista. Acerca do governo do presidente Juscelino Kubitschek, todas as alternativas estão corretas, exceto a alternativa:

a) Juscelino realizou a construção de uma nova capital para o Brasil: Brasília, no Planalto Central. Brasília tornou-se símbolo de modernidade e integração nacional. Foi inaugurada em abril de 1960.
b) Em seu “plano de metas – crescer 50 anos em 05 anos”, Juscelino promoveu grandes investimentos nas indústrias de base e nas áreas de transporte e produção de energia.
c) Foi criada a Petrobrás, possibilitando ao Brasil uma autossuficiência na produção de combustível. Isso foi determinante para e entrada, no Brasil, das fábricas de automóveis.
d) O prometido crescimento econômico de Juscelino, teve um preço: a inflação cresceu e a dívida externa do Brasil cresceu. Esse crescimento não beneficiou todas as camadas sociais, e muitas desigualdades sociais permaneceram.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA C

Questão 12 – Unichristus – Juscelino Kubitschek foi eleito presidente da República em 1955, juntamente com o vice-presidente João Goulart. Já no começo do mandato em 1956 deu início ao Plano ou Programa de Metas (31 metas) que tinha como principal objetivo o desenvolvimento econômico do Brasil, pautando-se em um conjunto de medidas que atingiria o desenvolvimento econômico de vários setores.
Disponível em: https://www.google.com/. Acesso em: 14 set. 2020.
Dos setores priorizados por Juscelino Kubitschek em seu Plano de Metas, destacou-se o investimento
a) na indústria automobilística.
b) feito na malha ferroviária nacional.
c) no extrativismo de látex e carnaúba.
d) em automação das práticas agrícolas.
e) no setor cafeeiro direcionado para exportação.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA A

Questão 13 – PUC-Rio – O governo de Juscelino Kubitschek (1955-1960) traçou um Plano de Metas, com o objetivo de fazer o Brasil avançar “cinquenta anos em cinco” Sobre esse plano, podemos dizer que
a) fez crescer a agricultura familiar, fixando o homem no campo.
b) desenvolveu a indústria de base, através do investimento de capital estrangeiro.
c) priorizou a indústria automobilística e o transporte rodoviário.
d) financiou a implantação de um parque industrial na região norte.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA C

Questão 14 – Unichristus – O estilo de governo de Juscelino Kubitschek uniu a simpatia necessária aos líderes carismáticos e a extrema habilidade de negociação, pertinente ao jogo político. Lembrado pelas suas realizações econômicas, incentivou o progresso econômico do país por meio da industrialização. Seu mandato foi marcado por relativa calmaria política. Como estratégia econômica, Juscelino Kubitschek estabeleceu
a) o Programa Salte, em que o Estado determinaria os investimentos públicos em algumas áreas essenciais para o desenvolvimento do país entre 1948-1950.
b) o Plano Trienal, que tentou promover o desenvolvimento econômico a partir da redução da inflação por meio da adoção das medidas de austeridade, contudo esse plano fracassou em 1963.
c) as Reformas de Base que se caracterizavam como um conjunto de medidas que objetivavam reestruturar as instituições e atenuar o quadro de desigualdade social do país.
d) um plano econômico aplicado no decorrer da Segunda Guerra Mundial com financiamento norte-americano visando à criação do polo siderúrgico brasileiro por meio da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).
e) o Plano de Metas, que objetivava fazer o Brasil crescer “cinquenta anos em cinco”, tendo como base o estabelecimento de 31 metas que incrementariam importantes setores econômicos como a indústria.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA E

Questão 15 – UNIFOR – Na segunda metade dos anos 1950, o Brasil cresceu aceleradamente, impulsionado pelo Plano de Metas. Este Plano, criado no governo Juscelino Kubitschek, implementou grandes metas de gasto público associado a investimentos privados. O país vivia um dinamismo de crescimento econômico e grandeza cultural e esportiva, com a Bossa Nova e a conquista do primeiro título na Copa do Mundo de Futebol. Sobre este período da história brasileira, pode-se afirmar que,
a) durante o Plano de Metas, foi implementada a indústria automobilística.
b) no governo Juscelino Kubitschek, houve a criação do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS).
c) em relação à música, foi relevante, além da Bossa Nova, o ritmo Sertanejo.
d) no período,- foram construídas as usinas de Itaipu e Tucuruí.
e) por ser nacionalista, o Plano de Metas rejeitava a participação do capital estrangeiro.

VER RESPOSTA

ALTERNATIVA A