O ano de 2017 será absolutamente fantástico para astrônomos e entusiastas, a começar pelo eclipse solar anelar que será observado de todo o Brasil. O primeiro eclipse solar do ano ocorrerá no dia 26 de fevereiro, e será um eclipse anular, onde a lua cobre parcialmente o sol, de modo que em seu estágio máximo uma coroa de luz será observada. Os melhores lugares para ver o evento espetacular estão em partes da Argentina, do Chile e em diversos estados brasileiros.
Abaixo as regiões do Brasil que ocorrerá o fenômeno:
O maior espetáculo em 21/08/2017
Apesar de ser possível observar o fenômeno no dia 26 de fevereiro, ainda teremos a chance de ver um espetáculo ainda maior que será o eclipse mais observado da história da humanidade até então. No dia 21 de agosto de 2017, a Lua vai passar em frente do Sol e sua sombra vai percorrer praticamente todo o Estados Unidos, atravessando 14 estados, do Oregon à Carolina do Sul. Será um eclipse solar total. Os eclipses solares totais não são especialmente raros, apesar do que muitas pessoas pensam. Em termos de shows solares, a região não tem desfrutado nada como isso desde 1918. Isso mudará em 21 de agosto, quando, pela primeira vez desde que o condado de Anderson tenha tido um nome, a terra experimentará escuridão total no início da tarde. Às 14:36, a lua irá cobrir completamente a face do sol, criando cerca de dois minutos de escuridão e uma queda de temperatura de cerca de 15 graus celsius.
Veja abaixo os horários do próximo eclipse e veja também mais detalhes do eclipse de agosto/2017.
O melhor de tudo, é que regiões brasileiras (Norte e Nordeste) serão também agraciadas por este último eclipse solar do ano. Atingirá a região pela tarde e será um eclipse parcial. Veja o horário e o traçado da sombra da Lua abaixo: