Os Corais da Amazônia

No planeta não há nada parecido com o sistema recifal conhecido como Corais da Amazônia. Em 2016, sua existência foi revelada ao mundo, surpreendendo até mesmo cientistas. O ecossistema é formado principalmente por esponjas-do-mar, corais e rodolitos (algas calcárias) e sobrevive em uma área inóspita para esses seres: águas profundas e com pouca luminosidade. Expedições do Greenpeace à região do recife registraram dezenas de espécies, algumas que podem até ser desconhecidas pela ciência. Gananciosas empresas querem perfurar e buscar petróleo no fundo do mar, perto dos Corais da Amazônia, ameaçando o bem-estar do recife, dos seres da região e de comunidades locais.

Mais de 2 milhões de pessoas ao redor do mundo se uniram para defender os Corais da Amazônia e já conseguiram uma primeira vitória: o Ibama negou a permissão para a petroleira francesa Total perfurar a região.
Conhecemos apenas 5% da extensão do recife, mas sabemos que ali vivem ao menos 73 espécies de peixes, algumas ameaçadas de extinção. Tudo indica que os Corais da Amazônia são o lar de espécies de peixes e esponjas-do-mar que sequer são conhecidas pela ciência. Um vazamento de petróleo pode contaminar os animais que são alimento e fonte de renda para comunidades próximas.

 

Os Corais da Amazônia
Os Corais da Amazônia

 

Fonte: @greenpeacebrasil