Os incríveis Cânions do Viana no Piauí

Os Cânions do Viana são um verdadeiro paraíso esculpido pela natureza bem no coração do sertão do Piauí, mais exatamente na cidade de Bom Jesus distante há 603 km da capital, Teresina. Uma verdadeira série de esculturas de rochas moldadas pela natureza embelezam a paisagem, que rende fotos incríveis.

Os Cânions dos Viana ficam na zona Rural de Bom Jesus, há aproximadamente 29 km do centro urbano da cidade. Os paredões rochosos, com coloração avermelhada, impressionam pela imponência. Ao contrário do Cânion do Rio Poti, os Cânions dos Vianas não possuem passagem de águas. Mas isso não tira a beleza do local, que proporciona uma experiência cenográfica bem peculiar.

Os cânions são formas de relevo que apresentam vales profundos, abrangendo grandes áreas e exibindo belas paisagens com exuberantes morfologias geológicas. No mundo, existem inúmeros cânions conhecidos pelo homem, sendo o mais famoso o Grand Cânion, localizado no estado do Arizona, nos Estados Unidos.

Os cânions, apesar de constituírem uma paisagem aparentemente impactante, formam-se a partir de um lento processo de transformação geomorfológica do extrato superficial da Terra. Trata-se, basicamente, da combinação dos agentes endógenos e exógenos de transformação do relevo. Esses últimos são os mais preponderantes em seu processo constitutivo.

Para entender a formação dos cânions, primeiro é preciso compreender a importância da água na modelagem do relevo, dos solos e das rochas. Por onde a água corre, ficam as marcas; onde a água bate, as rochas desgastam-se e transformam-se em pequenas partículas, os sedimentos, a exemplo da areia da praia ou a poeira. Vale lembrar que esse processo é muito lento, levando milhares de anos para efetuar-se. A formação dos cânions, como podemos perceber, é resultado da natureza dinâmica do modelado terrestre. Trata-se de uma estrutura tão fascinante que, dependendo das condições externas e internas do processo de constituição dos cânions, é possível obter com relativa facilidade informações sobre o passado geológico do nosso planeta, como a composição do ar há milhares de anos e as eras geológicas.

 

Fonte:  Te Vejo Pelo Mundo 

Fotos: LU GUIMARAES / TE VEJO PELO MUNDO