Paisagem e Lugar

As paisagens naturais e paisagens humanizadas, um passeio pelo município, uma caminhada pelo bairro, ou mesmo no trajeto de casa para a escola, você pode observar diferentes elementos, como casas, edifícios, lojas, ruas, carros, viadutos, pontes, rios, árvores, entre outros. Pode perceber também diferentes sons, como o barulho das construções, a buzina dos carros e o cantar dos pássaros; é possível, ainda, sentir diversos odores. Todos esses elementos compõem a paisagem, uma porção do espaço terrestre que podemos perceber e observar por meio de nossos sentidos. Não encontraremos uma paisagem igual a outra. Em algumas delas percebemos o predomínio da ação humana, ou seja, os elementos que as constituem foram, em boa parte, construídos pelas pessoas. São as paisagens culturais ou humanizadas. Em outras paisagens ocorre a predominância de elementos naturais, como montanhas, serras, rios, mares, matas etc. São as paisagens naturais, aquelas que antecedem a ação humana

porto-velho-ro

A maioria dos elementos que compõem as paisagens das cidades resulta da ação humana. Nelas, os elementos naturais são geralmente dispostos ou organizados pelas sociedades. Na fotografia, cidade de Porto Velho-RO/2015 – (Fonte: http://quebras.com.br/quebras-reta-final-porto-velho-e-rio-branco em /15/06/2016)

cachoeira-salto-belo-campo-novo-do-parecis

Identificamos uma paisagem como natural quando predominam os processos naturais na transformação dos elementos. (Fonte: Chapada dos Parecis – MT – Disponível em  http://www.estadosecapitaisdobrasil.com/estado/mato-grosso/ 15/06/2016)

O lugar é o espaço onde vivemos e desenvolvemos nossas atividades diárias. Nele brincamos, estudamos, trabalhamos, convivemos com as pessoas; portanto, é o espaço com o qual nos identificamos. Assim, “nosso” lugar é a referência que temos do mundo. Os lugares são diferentes, pois resultam de como as pessoas se relacionam com seu espaço de vivência e o modificam ao longo do tempo.

futebol_rua

Foto Crianças jogando bola na comunidade em que vivem. Relação Espaço Lugar – Disponível em: http://evecaravazi.com/arquivo/3721 em 15/06/2016