Planeta Terra levará milhares de anos para estabilizar seu clima

A Terra poderia se consertar se dermos tempo suficiente, mas o Antropoceno não mostra sinais de desaceleração.

Viver na Terra é um pouco como ganhar na loteria, pois sua atmosfera aconchegante contrasta fortemente com os muitos planetas inabitáveis ​​que nos cercam. Por muito tempo, sua temperatura ambiental permaneceu bastante estável, e agora uma nova pesquisa forneceu novas evidências de um sistema que pode ser responsável por ajudar a recuperar o clima do planeta.

Crédito da imagem: Rick Jo / Shutterstock.com

As más notícias? Leva centenas de milhares de anos para fazer efeito. Com o Antropoceno acelerando a taxa de aquecimento a um grau sem precedentes, pode ser que os mecanismos de auto-estabilização da Terra não tenham tempo de fazer efeito.

Uma maneira pela qual esse mecanismo de auto-estabilização pode funcionar é algo chamado intemperismo de silicato, no qual o dióxido de carbono é sugado da atmosfera por reações químicas que ocorrem em certas rochas. O mecanismo recebeu novo apoio como um mecanismo de estabilização do clima por um novo estudo que usou modelagem matemática para estudar as flutuações climáticas históricas da Terra, tanto em uma escala de tempo pequena quanto grande.

Seus modelos revelaram um sistema que abrange centenas de milhares de anos, durante o qual as flutuações de temperatura aumentariam e diminuiriam, mas não cresceriam além de um certo ponto. Os pesquisadores notaram que o tempo necessário para fazer isso estava de acordo com o processo de intemperismo do silicato, que se acredita levar cerca de 100.000 anos para entrar em ação.

“Sugerimos que esta é uma forte evidência observacional da importância do intemperismo do silicato como estabilizador do clima”, escrevem os autores. “Através disso, ele apóia ainda mais a suposição de estado estacionário amplamente usada, os modelos existentes dos efeitos de longo prazo das emissões antropogênicas de CO 2 e a ideia de que o feedback do intemperismo deve desempenhar um papel fundamental na habitabilidade planetária”.

Embora o intemperismo do silicato tenha sido considerado um fator potencial para a estabilidade da Terra, esta nova pesquisa é a primeira desse tipo a trazer dados concretos para a ideia. A descoberta é agridoce, demonstrando que deixado por conta própria, o planeta tem alguns truques na manga para retornar a um estado habitável. No entanto, a menos que a humanidade diminua seu impacto ambiental, esses truques podem se tornar redundantes.

“Por um lado, é bom porque sabemos que o aquecimento global de hoje será eventualmente cancelado por meio desse feedback estabilizador”, disse o principal autor Constantin Arnscheidt, aluno de pós-graduação do Departamento de Ciências da Terra, Atmosféricas e Planetárias do MIT, à Phys.org “Mas, por outro lado, levará centenas de milhares de anos para acontecer, portanto, não será rápido o suficiente para resolver nossos problemas atuais.”

O estudo foi publicado na Science Advances .
Fonte: IFLS Science