Questão de Biologia – UNICAMP 2022 – O Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (PMA-ONU) foi agraciado com o prêmio Nobel da Paz em 2020. No Brasil, um dos maiores produtores de alimentos do mundo, quatro em cada 10 famílias não tiveram acesso diário, regular, e permanente à quantidade suficiente de comida em 2017 e 2018. A fome é declarada quando a desnutrição é generalizada e quando as pessoas começam a morrer por falta de alimentos nutritivos e suficientes. A diversidade dos alimentos ingeridos garante nutrientes para o desempenho ideal das funções do organismo.
ALTERNATIVA C
Os sais minerais participam de diversas atividades no organismo, dentre elas, fazem parte da constituição de enzimas, que catalisam a síntese de substâncias orgânicas, como o glicogênio, as proteínas e vitaminas. Os carboidratos não são constituídos de aminoácidos; os lipídios não contêm desoxirriboses e as vitaminas não são constituídas de glicídios, nem são substâncias energéticas.
Questão de Biologia – UNICAMP 2022 – Após a transformação do meristema vegetativo em meristema floral, há o surgimento da flor. De forma genérica, uma flor é constituída por verticilos florais, que são: o cálice (constituído pelas sépalas), a corola (constituída pelas pétalas), o androceu e o gineceu. Segundo o modelo de determinação genética ABC, a identidade dos verticilos é definida pela interação de pelo menos três genes. A atividade do gene A é necessária para a formação do perianto (verticilos não reprodutivos). A atividade do gene C é necessária para a formação dos verticilos reprodutivos. A atividade do gene B está envolvida na diferenciação entre pétalas (onde o gene B está ativo) e sépalas (onde o gene B está inativo), assim como na diferenciação entre estames (onde o gene B está ativo) e carpelos (onde o gene B está inativo). Uma flor completa de angiosperma e duas flores hipotéticas (Flor I e Flor II) são apresentadas a seguir.
ALTERNATIVA C
Os verticilos não reprodutivos (perianto) correspondem à pétala e à sépala. Sendo assim, as flores I e II possuem o gene A ativo. Em relação ao gene B, a flor I o possui ativo, pois apresenta pétala, enquanto na flor II, que possui apenas sépalas, o referido gene está inativo. Por fim, a presença de carpelo na flor II é um indício da atividade do gene C.
Questão de Biologia – UNICAMP 2022 – Eu estava tão fraca, meu corpo estava tão debilitado, que pensava: só quero terminar a obra antes de morrer”, relatou a artista plástica Gillian Genser durante a confecção da escultura que representaria Adão. Nessa obra, a artista utilizou conchas de mexilhão azul, que vive nas águas da costa Atlântica do Canadá. Mas durante a criação da obra, a artista apresentou sintomas de demência severa, dores que a imobilizavam, problemas de fala, desorientação espacial, perda de memória. Foi diagnosticada com envenenamento por arsênico e por chumbo, apesar de dizer aos especialistas que não trabalhava com materiais tóxicos, apenas naturais.
ALTERNATIVA B
Mexilhões são moluscos bentônicos integrantes da classe dos bivalves que podem ser utilizados como bioindicadores de substâncias tóxicas em ambientes aquáticos devido ao hábito de nutrição filtrador que apresentam.
Questão de Biologia – UNICAMP 2022 – A estiagem prolongada no Pantanal, devido às fracas temporadas de chuvas em 2019 e 2020, criou condições para a manutenção e propagação do fogo, e para o menor nível de inundação do Pantanal dos últimos 50 anos.
ALTERNATIVA A
Os produtores, por meio da fotossíntese (processo de conversão de luz solar em biomassa), são responsáveis pela síntese de matéria orgânica necessária ao suporte dos demais níveis tróficos, configurando a produtividade primária do bioma. Esse processo é beneficiado pelas planícies rebaixadas do Pantanal que favorecem a existência de áreas alagadas banhadas pelo Rio Paraguai e seus afluentes.
Questão de Biologia – UNICAMP 2022 – Teorias sobre como o novo coronavírus (SARS-CoV-2) que passou a infectar os humanos surgiram em 2019. Foi aventada a possibilidade de transmissão zoonótica. Um estudo filogenético, com mais de 2 mil genomas únicos de coronavírus, apresentou a provável descendência de alguns coronavírus e alertou sobre a importância de investigar os vírus, como estratégia global de monitoramento de endemias, e não apenas em situações de emergência sanitária. (Adaptado de Denis Jacob Machado e outros. Cladistics, Londres, v. 37, out. 2021, p. 461-488.) O cladograma a seguir apresenta as relações filogenéticas entre os diversos vírus do gênero Betacoronavirus (BetaCoV), incluindo seus respectivos hospedeiros.
b) morcegos são os grupos irmãos dos SARS-CoV-2 e HCoV-OC43 de humanos, por meio de hospedeiros intermediários.
ALTERNATIVA D
A análise do cladograma mostra que morcegos são grupos irmãos do SARS-CoV (outros Beta-CoV), Sars-CoV-2 (RaTG13) e MERS-CoV (outros Beta-CoV).
Questão de Biologia – UNICAMP 2022 – Dezenas de espécies de fungos bioluminescentes já foram descritas, sendo 12 encontradas no Brasil. As estruturas fúngicas são capazes de bioluminescer, capacidade esta que tem significância ecológica uma vez que pode atrair dispersores de esporos, repelir fungívoros fotofóbicos ou indicar toxicidade do fungo. O processo de emissão de luz envolve as enzimas redutase e luciferase. Sabe-se que a emissão de luz depende da presença das duas proteínas e as reações são apresentadas a seguir.
b) Micélios são as estruturas reprodutivas dos fungos; a emissão de luz nessas estruturas dá-se no momento em que a luciferina é reduzida.
ALTERNATIVA C
Os fungos pluricelulares são constituídos por hifas e suas células possuem parede celular de quitina. As reações para que ocorra a bioluminescência necessitam da luciferina reduzida (LH2).
Questão de Biologia – UNICAMP 2022 – Vacinar-se é um ato necessário para proteção individual e coletiva. Até o momento, quatro vacinas contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) receberam autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso no Brasil e podem apresentar biotecnologia distinta para promover a resposta imune do organismo. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre o princípio tecnológico da vacina e a resposta imune induzida no organismo vacinado.
b) O adenovírus, como um vetor viral replicante, carrega o gene da proteína spike do SARS-CoV-2 e induz a produção de anticorpos pelo sistema imune.
ALTERNATIVA D
Com as técnicas mais modernas de produção de vacinas, o uso de RNAm permite introduzir no organismo a sequência codificante de proteínas do envelope viral, as quais, uma vez produzidas pelas células, permitirá a estimulação do sistema imune e posterior produção de anticorpos.
Questão de Biologia – UNICAMP 2022 – A radiação infravermelha é uma radiação não ionizante emitida por todo corpo físico com temperatura acima do zero absoluto.
(Fonte: Portal G1. Acessado em 21/06/2021.)
ALTERNATIVA A
Por se tratar de uma glândula secretora de hormônios, a pineal faz parte do sistema endócrino e é responsável pela liberação de melatonina durante a noite. Algumas funções dessa substância estão relacionadas à regulação nos padrões do ciclo circadiano e à regulação da reprodução.
Questão de Biologia – UNICAMP 2022 – A água é essencial para a vida, não apenas por compor a maior parte do corpo das plantas, mas também pelas suas propriedades. Devido às pontes de hidrogênio formadas entre as moléculas, a água tem um alto calor específico e também um alto calor latente de vaporização. Essas propriedades são essenciais para a regulação térmica das plantas em um ambiente em constante mudança, onde temperatura e disponibilidade de água variam sazonalmente.
Isso ocorre devido ao grande ao grande calor específico sensível da água presentes nos tecidos vegetais.
A ausência de água nos tecidos foliares reduz significamente o calor específico sensível do material vegetal.
Questão de Biologia – UNICAMP 2022 – O levantamento realizado pelo Projeto MapBiomas apresenta o impacto do fogo sobre o território nacional. Aproximadamente 167 milhões de hectares de área foram queimados ao menos uma vez no Brasil entre 1985 e 2020, sendo que 65% da área total queimada era ocupada por vegetação nativa.
A diversidade de ambientes no Cerrado reflete a diversidade de fitofisionomias presentes neste bioma. As formações arbustivas e herbáceas são características do Cerrado. Vegetação rasteira, arbustos de pequeno e médio porte, além de árvores com caules tortuosos e raízes profundas são alguns exemplos. Uma das justificativas dadas para a ação antrópica associada às queimadas no Cerrado é a especulação da área visando o uso do solo para gado e pastagem.
O Bioma retratado é o da Mata Atlântica. A grande importância das aves visando a recuperação das áreas degradadas é o fato destas atuarem como importantes dispersores de sementes por entre as áreas, fenômeno que permite a chegada e instalação de novas plantas no ambiente que havia sido devastado.
Questão de Biologia – UNICAMP 2022 – A queima de biomassa causa intensa produção de poluentes atmosféricos, entre os quais podemos incluir o material particulado. Quanto menor for a partícula, mais ela conseguirá penetrar profundamente no sistema respiratório, chegando aos alvéolos pulmonares. Pesquisadores observaram que a exposição ao material particulado com diâmetro menor que 10 um (PM10) está associado com danos no DNA das células pulmonares.
O candidato poderia citar duas estruturas morfológicas dentre as listadas aqui: faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos. De acordo com o enunciado, o PM10 é capaz de causar danos no DNA, o que favorece a ocorrência de mutações e o descontrole do ciclo celular. Dessa forma, a célula é capaz de dividir-se de maneira desordenada, levando à formação de massas celulares tumorais que poderão resultar no câncer de pulmão.
Questão de Biologia – UNICAMP 2022 – É #FAKENEWS que resultado negativo em teste de anticorpos indique que a vacina Coronavac não funciona. Circula, nos grupos de Whatsapp, um vídeo – de autor não identificado – cujo conteúdo explora conceitos e métodos inexatos de desenvolvimento de vacina, indica remédio sem eficácia comprovada para covid-19 e traz informações incorretas sobre a vacina produzida pelo Butantan.
A produção de anticorpos (proteínas de defesa também chamadas de imunoglobulinas – Ig) ocorre a partir de glóbulos brancos específicos denominados plasmócitos formados a partir da diferenciação de linfócitos B. A vacinação é uma medida profilática cuja função é desencadear uma resposta imune capaz de gerar células de memória imunológica. Quando o indivíduo entra em contato com o vírus, ocasionalmente no futuro, tais células de memória são responsáveis pela rápida e intensa resposta imune secundária que evita a manifestação da doença no indivíduo.
Evolução convergente é processo de modificação dos seres vivos (e vírus também) sujeitos a pressões seletivas similares de tal forma que o resultado é a formação de organismos com características semelhantes. As variantes, formadas a partir de mutações, têm se tornando frequentes devido à seleção natural que favorece a sobrevivência de linhagens mais adaptadas ao hospedeiro humano, com maiores taxas de disseminação e menor letalidade.
Questão de Biologia – UNICAMP 2022 – Embora a teoria cromossômica mendeliana da hereditariedade estivesse bem fundamentada na década de 1920, buscavam-se evidências celulares de que os cromossomos trocavam partes (crossing-over). Essas evidências justificariam porque algumas observações diferiam do esperado pela segregação independente de cromossomos.
Os experimentos de Bárbara McClintock permitiram a visualização dos cromossomos homólogos realizando a troca de segmentos correspondentes (permutação) no paquíteno, durante a prófase I. O crossing-over aumenta a variabilidade genética dos gametas na reprodução sexuada.
Pode-se inferir que os genes F e G estão relativamente mais próximos entre si (5 UR) do que os genes G e H (15 UR). A porcentagem de indivíduos formados por gametas recombinantes é igual à taxa de recombinação entre os genes. Com isso, observa-se uma taxa de recombinação de 5% entre os genes F e G e de 15% entre os genes G e H. Como a taxa de recombinação é diretamente proporcional à distância entre os genes, pode-se afirmar que os genes G e H estão a 15 UR de distância, e os genes F e G, a 5 UR de distância.Em um caso em que se observasse a Segunda Lei de Mendel, como haveria a segregação independente dos genes, seriam esperadas as mesmas proporções entre os diferentes tipos de gametas. Com isso, a frequência de cada um dos tipos de fenótipos em F1 seria a mesma.
Questão de Biologia – UNICAMP 2022 – Como parte do complexo ecossistema terrestre, as espécies vegetais devem responder ao aumento da concentração de dióxido de carbono (CO2) atmosférico. Todavia, respostas diferenciais ao aumento da concentração de CO2 são esperadas em função do metabolismo fotossintético. Nas figuras abaixo, as variações relativas da fotossíntese (painel A) e da abertura dos estômatos (painel B) em função do aumento da concentração de CO2 atmosférico (parte por milhão, ppm) são apresentadas para duas espécies. Observe que a fotossíntese máxima da espécie 2 é a metade do valor máximo da espécie 1 e que a abertura estomática máxima é igual nas duas espécies.
A espécie que possui maior afinidade pelo CO2 é a 1. Através da análise dos gráficos, fica evidente que em todas as diferentes concentrações de CO2 (ppm) a espécie 1 sempre apresenta uma taxa fotossintética maior do que a realizada pelo espécie 2. Este indicativo mostra uma maior eficiência que certamente está associada à elevada afinidade pelo CO2, molécula primordial para formação de carboidratos pelo processo fotossintético.
A principal função dos estômatos é permitir a realização das trocas gasosas entre o vegetal e o meio onde se encontra. Em uma atmosfera com 800 ppm de CO2, a espécie 2 teria maior eficiência no uso da água. Isso pode ser visto através da análise do gráfico 2, onde fica evidente que em concentrações elevadas de gás carbônico esta é a espécie que possui a menor abertura estomática relativa (%), condição que contribui para a diminuição do processo de transpiração estomática.
Questão de Biologia – UNICAMP 2022 – Na cidade de Yogyakarta (Indonésia), foi aplicado um método que usa bactérias Wolbachia em mosquitos. Com isso, reduziram em 77% os casos de dengue. Estudos preliminares com o mesmo método, realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), demonstraram resultados promissores com “redução de até 77% dos casos de dengue […] nas áreas que receberam os Aedes aegypti com Wolbachia, quando comparado com áreas que não receberam”. Os resultados sugerem que a bactéria Wolbachia compete por recursos e dificulta a replicação do vírus da dengue, sendo, então, menos provável que o mosquito cause a infecção quando pica alguém.
O método apresentado no enunciado é o controle biológico. Esse método não utiliza substâncias inseticidas e não se acumula nos organismos.
O fator ambiental que favorece a manutenção do ciclo desse vetor é a alta pluviosidade, que facilita a formação dos criadouros dos mosquitos. A característica morfológica presente em muitos insetos é a presença de asas, que favorece o deslocamento e a dispersão desses animais, permitindo sua ampla distribuição geográfica e a colonização de diferentes regiões.