Questões de Biologia MACKENZIE 2020

Questão de Biologia – Mackenzie 2020 – Identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a respeito do celoma.

( ) Está presente a partir dos platelmintos.
( ) Trata-se de uma cavidade corpórea revestida totalmente por mesoderme.
( ) Atua no transporte de diversas substâncias (nutrientes, gases, hormônios, excretas etc) por meio do líquido celomático.
( ) Permite a diversificação dos movimentos corporais.
A sequência correta de cima para baixo é:
a) V, V, V, V.
b) F, V, F, V.
c) V, V, V, F
d) F, V, V, V.
e) F, F, V, V.

VER RESPOSTA

ALTERNATIVA  D

O celoma é uma cavidade corpórea totalmente revestida pela mesoderme. Essa cavidade ocorre nos representantes dos filos anelídeos, moluscos, artrópodes, equinodermos e cordados.

Questão de Biologia – Mackenzie 2020 – O chupim (Molothrus banariensis) é uma ave que não faz ninho e coloca seus ovos no ninho de outras aves (por exemplo, o tico-tico), para que essas choquem os ovos e alimentem os seus filhotes. Trata-se de um caso de exploração do “trabalho” de outra espécie.

A relação do chupim com o tico-tico é um exemplo de
a) holoparasitismo.
b) competição interespecífica.
c) esclavagismo.
d) inquilinismo.
e) comensalismo.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA C

A relação ecológica entre o chupim e o tico-tico é interespecífica, desarmônica e denominada esclavagismo. Nesse caso o chupim explora o “trabalho” do tico-tico.




Questão de Biologia – Mackenzie 2020 – A teoria sintética da evolução, também conhecida como neodarwinismo, apresenta

a) a origem da diversidade das características a partir das mutações genéticas e recombinação gênica.
b) a necessidade de adaptação ao meio como a origem da diversidade de características dentro da espécie. c) a lei do uso e desuso como a fonte geradora de novas adaptações.
d) a hereditariedade das características adquiridas pelo uso e desuso dos órgãos. e) e) o surgimento de novos caracteres a partir da seleção natural.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA A

A teoria sintética da evolução (ou neodarwinismo) explica a origem da diversidade de caracteres a partir de mutações gênicas e cromossômicas, além dos mecanismos de recombinação gênica, tais como o crossing-over, a segregação independente dos cromossomos homólogos e a fecundação dos gametas recombinados.

Questão de Biologia – Mackenzie 2020 – A partir do gráfico a seguir e de seus conhecimentos, considere as afirmativas a seguir:

I. O FSH, hormônio folículo estimulante, é adenoipofisário e estimula o crescimento folicular, um dos fenômenos que promovem a secreção de estrogênio e, mais tarde, dá condições para a ovulação.
II. O LH, hormônio luteinizante, transforma o folículo ovariano em corpo lúteo ou amarelo, além de promover diretamente a ovulação.
III. Altas taxas de estrogênio e de progesterona promovem o crescimento do endométrio, parede interna do útero, onde um embrião poderá se desenvolver.
IV. Manter altas as taxas de estrogênio e de progesterona desde a fase folicular são a base do funcionamento da pílula anticoncepcional.
V. Os hormônios FSH e LH estão presentes na pílula anticoncepcional.
Estão corretas
a) I, II e III, apenas.
b) I, II, III e IV, apenas.
c) II, III, IV e V, apenas.
d) I, III, IV e V, apenas.
e) I, II, III, IV e V.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA B

V. Incorreta. A pílula anticoncepcional convencional contém hormônios ovarianos sintéticos análogos ao estrogênio e a progesterona.

Questão de Biologia – Mackenzie 2020 – Células eucariontes animais e vegetais compartilham

a) A capacidade de realizar a reação 6CO2 + 6H2O → C6H12O6 + 6O2.
b) O armazenamento de glicose na forma de amido.
c) O armazenamento de glicose na forma de glicogênio.
d) Centríolos como produtores de fibras do fuso mitótico.
e) A capacidade de realizar a reação C6H12O6 + 6O2 → 6CO2 + 6H2O.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA E

As células eucariontes animais e vegetais compartilham a capacidade de obter energia a partir da respiração celular aeróbica, cuja equação é representada por: C6H12O6 + 6O2 → 6CO2 + 6H2O

Questão de Biologia – Mackenzie 2020 – Na respiração associada à circulação humana,

a) Todas as artérias levam sangue arterial e todas as veias levam sangue venoso.
b) O ventrículo direito recebe sangue arterial após a hematose.
c) Nos capilares teciduais aumenta a proporção de oxiemoglobina.
d) O bulbo do sistema nervoso central promove hiperventilação na medida em que o pH sanguíneo sobe ou se torna alcalino.
e) A hematose compreende a difusão de gases, específica em capilares alveolares, transformando sangue venoso em sangue arterial.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA E

Na respiração associada à circulação humana, a hematose compreende a difusão de gases, específica em capilares alveolares, local onde o sangue venoso é transformado em arterial.

Questão de Biologia – Mackenzie 2020 – Uma folha retirada de uma planta foi pesada a cada 15 minutos e as diferenças entre as pesagens foram marcadas no gráfico a seguir.

Com relação ao experimento e a curva do gráfico, é correto afirmar que
a) notamos, aos 15 minutos, a transpiração estomática e cuticular; entre 15 e 60 minutos, apenas a transpiração cuticular e a partir de 60 minutos, a folha deixa de transpirar.
b) há, entre zero e 60 minutos, apenas transpiração estomática.
c) é constante, a partir da seta, por volta de 60 minutos, a diferença entre as pesagens, o que indica que a transpiração estomática é inexistente, observando-se somente a transpiração cuticular.
d) os estômatos começam a se fechar apenas a partir dos 15 minutos
e) a transpiração estomática é maior entre 15 e 60 minutos.

VER RESPOSTA

ALTERNATIVA C

O experimento e a curva correspondente no gráfico mostram que a transpiração foliar permanece constante, a partir da seta, por volta de 60 minutos, devido ao fechamento estomático. A partir da seta, as diferenças entre as pesagens são devidas à transpiração cuticular.




Questão de Biologia – Mackenzie 2020 – Em uma determinada macromolécula presente em uma secreção humana, encontramos x moléculas de menor peso molecular unidas por x-1 ligações de síntese por desidratação. A macromolécula acelera ou catalisa a hidrólise de outras macromoléculas com as mesmas características, em pH 2, aproximadamente. Considere as afirmativas a seguir:

I. A macromolécula é uma proteína. As moléculas de menor peso molecular são aminoácidos, unidos por ligações peptídicas.
II. A macromolécula citada pode ser a tripsina, uma enzima pancreática que atua no intestino delgado.
III. A macromolécula citada tem aminoácidos sequenciados por RNAs transportadores que “traduziram” uma sequência de códons de um RNA mensageiro específico, “transcrito” por um gene específico.
IV. A macromolécula citada poderia ter a mesma sequência de aminoácidos como resultado da tradução de dois ou mais RNAs mensageiros diferentes, uma vez que o código genético é degenerado.
V. Uma bactéria transgênica pode traduzir a mesma macromolécula, se receber o mesmo gene específico responsável por tal macromolécula, uma vez que o código genético é universal.
Estão corretas
a) apenas I, II, III e IV
b) apenas I, III, IV e V.
c) apenas II, III, IV e V.
d) apenas III, IV e V.
e) I, II, III, IV e V.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA B

Afirmativa II – falsa.
A tripsina é uma enzima que funciona em pH = 8,0. Em pH = 2,0, temos a pepsina, enzima digestiva do estômago

Questão de Biologia – Mackenzie 2020 – Analise o gráfico a seguir que mostra três curvas de saturação de oxiemoglobina no sangue humano em função da pO2 (pressão parcial de gás oxigênio) e do pH.

Considerando os dados do gráfico, assinale a alternativa correta.

a) O percentual de oxiemoglobina é maior em capilares alveolares, quando o pH se aproxima de 7,6 em função da hematose.
b) A hematose é um fenômeno responsável pela queda do pH sanguíneo.
d) Nos capilares teciduais, a diminuição da taxa de CO2 diminui o pH sanguíneo, diminuindo a taxa de oxiemoglobina sanguínea.
e) A hiperventilação involuntária é desencadeada quando o pH sanguíneo chega em 7,6 em função da queda das taxas de O2 no sangue.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA A

De acordo com o gráfico, em pH = 7,6 ocorre a maior porcentagem de saturação de oxiemoglobina. Assim, no mecanismo de hematose nos alvéolos pulmonares o O2 se liga a hemoglobina de maneira mais eficiente

Questão de Biologia – Mackenzie 2020 – No heredograma esquematizado a seguir, os genes recessivos (d) e (h) causam, respectivamente, daltonismo e hemofilia. O casal teve um primeiro filho normal; um segundo daltônico e hemofílico; um terceiro, apenas daltônico; um quarto, apenas hemofílico.

A partir do heredograma e de seus conhecimentos, considere as afirmações a seguir:

I. Tratam-se de heranças ligadas ao sexo.
II. Os genes d e h estão em situação de linkage e são distribuídos aos gametas de acordo com a 2ª lei de Mendel
III. Apenas a mãe pode transmitir os genes d e h aos descendentes do sexo masculino.
IV. O 3º e o 4º filhos são resultantes de crossing-over na gametogênese feminina.
V. Não considerando o crossing-over, o casal tem 25% de chance de ter uma 5ª criança com daltonismo e hemofilia.
Estão corretas
a) apenas I e II.
b) apenas II, III e IV.
c) apenas III e IV.
d) apenas I, II, III e IV
e) apenas I, III, IV e V
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA E

Afirmativa II – falsa Genes em linkage são distribuídos de maneira diferente da 2.a Lei de Mendel, também conhecida como lei da segregação independente. Na 2.a Lei de Mendel, a segregação resulta em 25% de cada tipo de gameta.

Questão de Biologia – Mackenzie 2020 – A hipótese heterotrófica sobre o início da vida no planeta Terra propõe que

a) a vida se diversificou a partir do surgimento dos seres heterotróficos que se alimentavam dos pioneiros autotróficos, pois permitiu o surgimento de uma maior variedade de nichos ecológicos.
b) o primeiro ser vivo obtinha energia através de processos semelhantes à quimiossíntese realizada por bactérias atuais, processo mais simples do que a fotossíntese realizada pelos seres clorofilados.
c) a produção de alimentos envolve processos bioquímicos complexos, o que sugere que o primeiro ser vivo fosse heterotrófico, alimentando-se de moléculas orgânicas produzidas por processos abióticos no oceano primitivo.
d) o primeiro ser vivo era heterótrofo, aeróbico e procarionte, proposta que se justifica pela provável simplicidade da célula primitiva.
e) a vida surgiu de reações químicas complexas, as quais ocorriam nas condições da Terra primitiva, permitindo à célula primitiva a capacidade de sintetizar seu alimento a partir das substâncias presentes na atmosfera e no oceano.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA C

Segundo a hipótese heterotrófica, os primeiros seres vivos eram heterótrofos que se alimentavam de moléculas orgânicas produzidas por vias abióticas.

Questão de Biologia – Mackenzie 2020 – Pesquisadora sobre fogo na Amazônia explica real situação da floresta. A pesquisadora sênior da Universidade de Oxford, Dra. Erika Berenguer, é uma das maiores referências sobre fogo em florestas tropicais do mundo. Ela relata que um “aspecto importante a ser considerado é que incêndios na floresta amazônica não ocorrem de maneira natural – eles precisam de uma fonte de ignição antrópica. Ao contrário de outros ecossistemas, como o Cerrado, a Amazônia não evoluiu com o fogo e esse não faz parte de sua dinâmica. Isso significa que quando a Amazônia pega fogo, uma parte imensa de suas árvores morrem, porque elas não têm nenhum tipo de proteção ao fogo. Ao morrerem, essas árvores então se decompõem liberando para a atmosfera todo o carbono que elas armazenavam, contribuindo assim para as mudanças climáticas. O problema nisso é que a Amazônia armazena muito carbono nas suas árvores – a floresta inteira estoca o equivalente a 100 anos de emissões de CO2 dos EUA. Então queimar a floresta significa colocar muito CO2 de volta na atmosfera.”

 Considerando as informações do texto e o processo de sucessão ecológica, é correto afirmar que
a) a floresta amazônica, comunidade em clímax, tem seu equilíbrio abalado pelas queimadas, e é impedida de prosseguir no processo de sucessão primária em que se encontra.
b) o cerrado possui adaptações ao fogo, como cascas grossas nas árvores e caules subterrâneos no estrato herbáceo e subarbustivo, e inicia rápida sucessão primária após as queimadas.
c) o fogo na floresta amazônica desequilibra o processo de fotossíntese, reduzindo-o, pois aumenta muito a concentração de CO2 na atmosfera.
d) as adaptações do cerrado às queimadas de origem natural ou antrópicas não desencadeiam processos de sucessão ecológica, porque o fogo não induz à substituição de espécies.
e) inicia-se, devido aos efeitos devastadores do fogo na floresta amazônica, um lento processo de sucessão primária. No cerrado, a recuperação se dá por meio da rápida sucessão secundária.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA D

Questão de Biologia – Mackenzie 2020 -Pesquisadora sobre fogo na Amazônia explica real situação da floresta. A pesquisadora sênior da Universidade de Oxford, Dra. Erika Berenguer, é uma das maiores referências sobre fogo em florestas tropicais do mundo. Ela relata que um “aspecto importante a ser considerado é que incêndios na floresta amazônica não ocorrem de maneira natural – eles precisam de uma fonte de ignição antrópica. Ao contrário de outros ecossistemas, como o Cerrado, a Amazônia não evoluiu com o fogo e esse não faz parte de sua dinâmica. Isso significa que quando a Amazônia pega fogo, uma parte imensa de suas árvores morrem, porque elas não têm nenhum tipo de proteção ao fogo. Ao morrerem, essas árvores então se decompõem liberando para a atmosfera todo o carbono que elas armazenavam, contribuindo assim para as mudanças climáticas. O problema nisso é que a Amazônia armazena muito carbono nas suas árvores – a floresta inteira estoca o equivalente a 100 anos de emissões de CO2 dos EUA. Então queimar a floresta significa colocar muito CO2 de volta na atmosfera.”

O aumento da concentração de CO2 na atmosfera promovido pelas queimadas na Amazônia está relacionado a
a) a liberação do carbono estocado na massa vegetal e na diminuição da taxa de fotossíntese, processo biológico que fixa o carbono atmosférico.
b) a diminuição da decomposição biológica, impedida pela morte dos microrganismos do solo.
c) a intensificação do efeito estufa e, consequente, aumento na inversão térmica durante os períodos de estiagem na floresta.
d) o processo de diminuição na camada de ozônio, reduzindo o bloqueio da radiação ultravioleta do sol e, consequente, intensificação do aquecimento global.
e) o aumento do efeito estufa, processo natural relacionado exclusivamente à concentração de CO2 na atmosfera.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA A

A queimada, na Amazônia, libera CO2 para a atmosfera, acarretando no aumento dos gases do efeito estufa e prejudicando a fotossíntese, uma vez que promove a destruição da vegetação.

Questão de Biologia – Mackenzie 2020 – Como no reino Animalia, a conquista do ambiente terrestre requereu dos representantes do reino Plantae a independência da água para fecundação. É correto afirmar que

a) as pteridófitas conquistaram a independência da água para fecundação devido ao desenvolvimento de um sistema vascular eficiente.
b) as angiospermas são o único grupo vegetal com total independência da água para fecundação, graças à polinização promovida por animais.
c) as pteridófitas são o primeiro grupo a conquistar definitivamente o ambiente terrestre, pois possuem a fase esporofítica predominante, e o gametófito obtém a água para fecundação a partir do esporófito.
d) as gimnospermas são as primeiras plantas sifonógamas, ou seja, possuem grãos de pólen que formam o tubo polínico, que dispensa a necessidade de água para o encontro dos gametas.
e) as angiospermas conquistaram a independência da água para fecundação graças ao desenvolvimento da dupla fecundação e do fruto.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA D

A independência da água para a fecundação ocorreu nas plantas sifonógamas (gimnospermas e angiospermas), isto é, vegetais que formam tubo polínico.