Questões de Geografia MACKENZIE 2020

Questão de Geografia – MACKENZIE 2020 – Massas de ar que atuam no Brasil

A respeito da Massa Polar Atlântica, considere as seguintes afirmações:
I. Atua em todo o território nacional com a mesma intensidade, tanto nos equinócios quanto nos soltícios.
II. No inverno segue carregada de umidade para o sul da Amazônia, provocando queda das temperaturas na região. Esse fenômeno é conhecido como “Friagem” que, devido ao intenso desmatamento, vem se acentuando e agindo em latitudes muito baixas.
III. Nas Regiões Sul e Sudeste provoca diminuição das temperaturas podendo ocorrer, em determinados pontos, geadas e queda de neve.
IV. A porção que segue pelo litoral atinge a costa oriental nordestina, provocando chuvas frontais na região.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA D

Comentário: O item é I está incorreto porque a Massa Polar Atlântica não atua em todo território brasileiro com a mesma intensidade. As suas três ramificações apresentadas no mapa promovem consequências distintas, com a friagem no Centro-Oeste e Norte, geadas nos planaltos e serras e chuvas frontais no litoral. Além disso, sua atuação é mais intensa no inverno.

Questão de Geografia – MACKENZIE 2020 – A respeito da evolução etária brasileira, considere as afirmações a seguir

I. Analisando as pirâmides etárias, pode-se afirmar que o Brasil é um exemplo de transição demográfica com características de envelhecimento. Isto deve-se a melhor qualidade de vida da população com maior acesso a recursos tecnológicos e baixos índices de desemprego a partir do início da década de 1980.

II. O país está envelhecendo devido à combinação de diferentes fatores como a redução nas taxas de natalidade, mortalidade, fecundidade e elevação na expectativa de vida com maior acesso à assistência médico-sanitária.
III. A intensa inserção da mulher no mercado de trabalho e o acesso a métodos contraceptivos têm favorecido a redução das taxas de natalidade e fecundidade no país.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA C

Comentário: O item I está incorreto porque o envelhecimento da população brasileira é constatado a partir da pirâmide etária de 2000. Com isso, a melhoria nas condições de vida e os baixos níveis de desemprego não são observados a partir do início da década de 1980.




Questão de Geografia – MACKENZIE 2020 – China vê política do filho único como ineficaz e planeja liberação total. País tem um crescente problema de escassez de mão de obra devido ao rápido envelhecimento da população. Há dois anos, a China deu o histórico passo de acabar com a política do filho único e permitir que todos os casais do país tivessem dois filhos, mas a medida não parece ter bastado para resolver seus problemas demográficos, o que levou o governo a estudar o fim de qualquer restrição familiar. Por mais paradoxal que possa parecer, a China, país mais populoso do mundo, com quase 1,4 bilhão de pessoas, tem um crescente problema de escassez de mão de obra devido ao rápido envelhecimento da população. O governo esperava amenizar a questão com a mudança de 2016, mas a medida não teve o sucesso esperado. […] Para ampliar o alerta, em julho as autoridades divulgaram um dado preocupante. Após um crescimento da taxa de natalidade no país em 2016, coincidindo com o fim da “política do filho único”, o número de crianças nascidas no país caiu em 630 mil em 2017.

Disponível em: https://veja.abril.com.br/mundo/china-ve-politica-do-filho-unico-comoineficaz-e-planeja-liberacao-total/ Por EFE access_time18 ago 2018 (Último acesso – 10 de novembro de 2019)
A política do filho único mencionada no artigo jornalístico pode ser, corretamente, associada aos conceitos da Teoria Populacional
a) Ecomalthusiana.
b) Reformista.
c) Neomalthusiana.
d) Transformadora.
e) Possibilista.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA C

A teoria Neomalthusiana defende que os países subdesenvolvidos devem estabelecer políticas de controle rigoroso da natalidade, por meio de ações do Estado. A China, embasada nessa premissa, passou a adotar a referida política do filho único para conter o crescimento demográfico, já que sua população passou de 1 bilhão de habitantes nas últimas décadas. Cabe ressaltar que os Neomalthusianos recomendam essa medida para reduzir os gastos sociais e ampliar os investimentos no setor produtivo.

Questão de Geografia – MACKENZIE 2020 –  Leia o fragmento de reportagem.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, designou oficialmente o Brasil como aliado militar preferencial do país fora da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). […] O status dá ao Brasil o direito de tornar-se comprador preferencial de equipamentos e tecnologias militares dos Estados Unidos, além de participar de leilões organizados pelo Pentágono. A medida também abre caminho para a colaboração no desenvolvimento de soluções de defesa e o aumento dos intercâmbios militares e a realização de manobras conjuntas entre as Forças Armadas dos dois países.
Com base nas informações acima e em seus conhecimentos sobre o assunto abordado, assinale a alternativa correta.
a) França, Espanha e Canadá são exemplos de países que integram a OTAN, constituída em 1949, no contexto histórico da Guerra Fria, com o objetivo de estabelecer um pacto militar entre os países membros, contra o avanço da influência socialista.
b) O Brasil é o primeiro país na América Latina, e o quarto, no mundo, a receber o status especial de aliado extra-OTAN.
c) Os recentes conflitos do governo brasileiro com o governo norte-americano, em decorrência das queimadas na Amazônia, fizeram com que o congresso dos EUA cancelasse o status especial concedido ao Brasil por Trump.
d) De acordo com o secretário geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a condição de aliado especial ou prioritário é o primeiro passo para que o Brasil passe a se tornar membro oficial da organização, o que deve ocorrer ainda em 2019.
e) Criada em 1991, com a dissolução da União Soviética, a OTAN tem como principal objetivo a proteção de países do Leste Europeu, constantemente ameaçados pela política expansionista russa.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA A

A OTAN foi criada logo após o fim da 2.a Guerra Mundial pelo bloco dos países capitalistas, com intuíto de proteger militarmente seus aliados contra um possível ataque do bloco socialista. Após o fim da Guerra Fria, a organização passou a atuar em conflitos específicos de interesse comum e no combate ao terrorismo. Na América Latina, a Colômbia já ganhou status especial e não houve qualquer oposição de Donald Trump à entrada do Brasil. Por fim, ressalta-se que não há qualquer sinalização do Brasil em tornar-se um membro oficial em 2019.

Questão de Geografia – MACKENZIE 2020 – As rochas são os materiais fundamentais na formação da litosfera. Elas são levantadas, comprimidas e deformadas por grandes forças tectônicas originárias do manto inferior e da astenosfera. Na superfície, as rochas são desgastadas por intemperismo e erodidas para ser depositadas como sedimento em outros lugares. […] Geólogos distinguem três categorias principais de rochas com base no modo de formação: ígneas, sedimentares e metamórficas.

PETERSEN, SACK e GABLER. Fundamentos de Geografia Física. São Paulo: Cengage Learning, 2014, p.243-249.
Com base nas informações acima e nos seus conhecimentos sobre as rochas, analise as afirmações a seguir.
I. Quando o material rochoso fundido se resfria e se solidifica, torna-se uma rocha ígnea. A rocha derretida que está abaixo da superfície da Terra é chamada magma, e o material de rocha derretida na superfície é conhecido especificamente como lava.
II. As rochas sedimentares são derivadas de sedimentos acumulados, ou seja, materiais minerais não consolidados que foram erodidos, transportados e depositados. Existem três categorias principais de rochas sedimentares: clásticas, orgânicas e químicas.
III. O enorme calor e a pressão nas profundezas da crosta da Terra podem transformar (metamorfosear) uma rocha existente em um novo tipo de rocha completamente diferente do original, recristalizando os minerais, sem que haja o uso de mais matéria rochosa derretida.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) III, apenas.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA E

As rochas podem ser classificadas em três tipos: as rochas magmáticas que resultam da solidificação do magma, podendo ser plutônica (intrusiva) ou vulcânica (extrusiva); as rochas sedimentares que resultam de depósitos de fragmentos e as rochas metamórficas que resultam de processos de transformação. Os três tipos estão respectivamente e corretamente definidas em I, II e III.




Questão de Geografia – MACKENZIE 2020 – Considerando que a distância real entre Yokohama e Fukushima, duas importantes localidades, onde serão realizadas competições dos Jogos Olímpicos de Verão 2020 é de 270 quilômetros, em um mapa, na escala de 1:1.500.000, essa distância seria de

a) 1,8 cm
b) 40,5 cm
c) 1,8 m
d) 18 cm
e) 4,05 m
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA D

Questão de Geografia – MACKENZIE 2020 – O choque entre instituições mergulhou o país em uma profunda crise política. A disputa entre o presidente e o Congresso, dominado por uma maioria oposicionista, precipitou-se na noite do dia 30 de setembro de 2019. O bloqueio do Parlamento levou o mandatário a dissolvê-lo e a convocar novas eleições legislativas. Invocou para isso um mecanismo previsto no artigo 134 da Constituição, que pode ser ativado quando a Câmara se recusa a considerar dois projetos de lei do Governo. O Exército se alinhou com o presidente, enquanto a bancada partidária fujimorista e seus aliados da direita votaram por suspender o presidente de suas funções.

Adaptado de El País. Disponível em Acesso em 02 out. 2019.
O país sul-americano onde a crise política destacada no fragmento de reportagem ocorreu é o (a)
a) Argentina
b) Venezuela
c) Peru
d) Colômbia
e) Chile
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA C

Questão de Geografia – MACKENZIE 2020 –  Leia o fragmento de reportagem e observe o mapa.

EUA DERRUBAM DRONE IRANIANO NO ESTREITO DE ORMUZ
Os Estados Unidos derrubaram […] um avião não tripulado iraniano no Estreito de Ormuz, no momento em que ele se aproximava de um navio americano, informou o presidente Donald Trump.
[…] A derrubada da aeronave ocorre em um momento de tensões crescentes na região do Golfo entre os Estados Unidos e o Irã.
[…] A tensão entre Teerã e Washington tem crescido desde que Trump se retirou unilateralmente do acordo nuclear de 2015 com o Irã e voltou a aplicar sanções à República Islâmica. As hostilidades aumentaram após o Irã derrubar, no dia 20 de junho, um drone americano nas sensíveis águas do Golfo, em meio a uma série de ataques contra petroleiros que Washington atribuiu a Teerã.
Isto é. 18 jul. 2019. Disponível em: https://istoe.com.br/euaderrubam-drone-iranianono-estreito-de-ormuz/ Acesso em 19 ago. 2019.
A respeito do Estreito de Ormuz e dos conflitos relacionados a ele, considere as seguintes proposições:
I. O Estreito de Ormuz faz parte de uma das principais rotas mundiais de comércio de petróleo; por isso, qualquer instabilidade político-militar na área onde ele se encontra pode influenciar no preço da gasolina e, consequentemente, na economia de grande parte do mundo.
II. Os Estados Unidos defendem a existência de uma coalizão militar internacional para proteger as águas do Estreito de Ormuz, garantindo a liberdade de navegação na região onde ele se encontra.
III. Apesar das constantes ameaças do Irã, que reivindica o controle do Estreito de Ormuz, em parceria com os Emirados Árabes Unidos, nenhum navio petroleiro foi atacado em suas proximidades (nem mesmo em águas internacionais do Golfo de Omã), o que contribuiu para a estabilidade do preço do petróleo nos últimos cinco anos.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA C

O item III está incorreto porque o Irã e os Emirados Árabes Unidos não são parceiros na disputa pelo Estreito de Ormuz. Muito pelo contrário, são adversários no controle da região. Além disso, houve ataque a petroleiros na região e o preço do petróleo oscilou significativamente nos últimos 5 anos devido a instabilidade geopolítica na região.

Questão de Geografia – MACKENZIE 2020 –  Leia o texto e observe o mapa.

A Região Amazônica é tema incontornável nos debates internacionais contemporâneos sobre recursos naturais, desenvolvimento sustentável, mudança do clima e biodiversidade. Com população de aproximadamente 38 milhões de pessoas, a Amazônia ocupa 40% do território sulamericano e abriga a maior floresta megadiversa do mundo, habitat de 20% de todas as espécies de fauna e flora existentes. A Bacia Amazônica contém cerca de 20% da água doce da superfície do planeta. O Ciclo Hidrológico Amazônico alimenta um complexo sistema de aquíferos e águas subterrâneas, que pode abranger uma área de quase 4 milhões de km². Por sua importância estratégica, a Amazônia apresenta aos países que fazem parte deste ecossistema grandes desafios e ainda maiores oportunidades. A conveniência de conjugar esforços para o desenvolvimento harmônico da Amazônia, com equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente, constitui princípio fundador da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), bloco socioambiental formado pelos Estados que partilham o território Amazônico […]. (Ministério das Relações Exteriores)
Os países sul-americanos 1, 2, 3 e 4, por onde se estendem áreas da “Amazônia Internacional”, apresentadas no mapa, são, respectivamente,
a) Argentina, Chile, Venezuela e Colômbia.
b) Bolívia, Peru, Colômbia e Venezuela.
c) Paraguai, Bolívia, Argentina e Uruguai.
d) Peru, Bolívia, Venezuela e Colômbia.
e) Colômbia, Venezuela, Bolívia e Peru.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA B

A Amazônia apresenta várias delimitações devido a sua importância ambiental e sua grande biodiversidade. O mapa mostra a chamada “Amazônia Internacional” que é delimitada pelos aspectos físicos que extrapolam os limites brasileiros. Dentre os países que abrange esta “Amazônia Internacional”, além das Guianas, estão a Bolívia (1), Peru (2), a Colômbia (3) e a Venezuela (4).




Questão de Geografia – MACKENZIE 2020 – Interprete o mapa e assinale a alternativa correta.

a) A divisão presente no mapa corresponde à regionalização oficial do território brasileiro, proposta pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística na década de 1990.
b) Os números 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, às regiões Norte, Nordeste e Sul, delimitadas pelo renomado geógrafo Milton Santos em sua proposta de regionalização do Brasil.
c) Os critérios adotados no modelo de regionalização apresentado são os domínios morfoclimáticos do Brasil e suas respectivas paisagens climatobotânicas.
d) O mapa mostra as três grandes regiões geoeconômicas do Brasil: Amazônia (1), Nordeste (2) e Centro-Sul (3), conforme a regionalização proposta pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger na década de 1960.
e) É possível observar no modelo de regionalização apresentado o respeito aos limites dos estados e o equilíbrio econômico das três regiões numeradas.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA D

Comentário: O mapa mostra a proposta de Divisão Regional do Brasil elaborada pelo Professor Pedro Pinchas Geiger, em 1960. São as delimitações elaboradas a partir das características geoeconômicas que não obedecem os limites estaduais e dividem o Brasil em: Amazônia (1), Nordeste (2) e Centro-Sul (3).

Questão de Geografia – MACKENZIE 2020 – CORRENTES MARÍTIMAS

FONTE :https://meioambiente.culturamix.com/gestao-ambiental/corrente-maritimacaracteristicas-gerais
As correntes marítimas se movimentam por todos os oceanos do mundo, transportando calor e, por isso, apresentam influência direta no clima. As correntes frias, por exemplo, podem contribuir para a formação de desertos.
Com base no mapa e no excerto de texto, escolha a alternativa que relacione, corretamente, as correntes marítimas a seus respectivos desertos.
a) Corrente de Humboldt – deserto do Atacama. Corrente de Benguela – deserto do Kalahari.
b) Corrente de Benguela – deserto do Kalahari. Corrente das Canárias – deserto da Namíbia.
c) Corrente de Humboldt – deserto da Namíbia. Corrente de Benguela – deserto de Vitória.
d) Corrente do Japão – deserto de Gobi. Corrente Australiana Ocidental – deserto de Vitória.
e) Corrente da Califórnia – deserto do Colorado. Corrente do Japão – deserto de Yuadomi.

VER RESPOSTA

ALTERNATIVA  

 A Corrente de Humbolt margeia a costa Sulamericana do Pacífico e impede que a umidade penetre no continente, contribuindo para a formação do Deserto do Atacama. Já na Costa Atlântica Africana ocorre a atuação da Corrente de Benguela que influência na formação do Deserto de Kalahari.

Questão de Geografia – MACKENZIE 2020 – QUADRO SINÓTICO DOS PRINCIPAIS BIOMAS DO PLANETA E SUAS RESPECTIVAS CARACTERÍSTICAS

Disponível em: http://www.ib.usp.br

Após analisar o quadro, selecione a alternativa que apresenta as informações que completam corretamente os números I, II, III e IV, respectivamente.
a) I – Cactáceas; II – Umidade e chuvas moderadas; III – Solo raso; IV – Baixa.
b) I – Herbáceas – Liquens e musgos; II – Estação seca longa; III – Fértil; IV – Altíssima.
c) I – Arbustos com galhos retorcidos; II – Duas estações chuvosas; III – Pobre; IV – Baixa.
d) I – Árvores e arbustos; II – Chuvas moderadas; III – Pobre a fértil; IV – Alta.
e) I – Árvores aciculifoliadas; II – Pouca umidade e poucas chuvas; III – Fértil; IV – Muito baixa.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA  B

A tundra está localizada em regiões de altas latitudes que formam estruturas herbáceas de musgos e líquens. As estepes e pradarias localizam-se em áreas marcadas pela continentalidade, cuja baixa umidade favorece a formação de gramíneas. As florestas temperadas alternam estações quentes e frias que, associadas as chuvas moderadas, favorecem as for – mações de solos férteis. Por fim, as altas temperaturas e chuvas durante o ano todo contribuem para a elevada biodiversidade do bioma de florestas tropicais.

Questão de Geografia – MACKENZIE 2020 –  Desenvolvimento Humano e IDH

A abordagem de desenvolvimento humano olha para as oportunidades e capacidades das pessoas. O conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para ser aquilo que desejam ser. Diferentemente da perspectiva do crescimento econômico, que vê o bem-estar de uma sociedade apenas pelos recursos ou pela renda que ela pode gerar, a abordagem de desenvolvimento humano procura olhar diretamente para as pessoas, suas oportunidades e capacidades. A renda é importante, mas como um dos meios do desenvolvimento e não como seu fim. É uma mudança de perspectiva: com o desenvolvimento humano, o foco é transferido do crescimento econômico, ou da renda, para o ser humano.
http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0.html (último acesso – 20/09/2019)
Com base no texto e em seus conhecimentos a respeito do IDH, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é uma forma de calcular o fornecimento de condições básicas para a plenitude da vida e do trabalho de uma população. Ele é calculado com base em três pilares: educação, expectativa de vida e o PIB (Produto Interno Bruto) per capita.
b) Por muito tempo o desenvolvimento humano de uma nação era medido com base em seus indicadores econômicos, como o PIB (Produto Interno Bruto) per capita. Porém, esse indicador não revela a distribuição real de riquezas de uma nação.
c) As dimensões do desenvolvimento humano são: a ampliação direta das habilidades humanas (vida longa e saudável, conhecimento e padrões de vida dignos) e a criação de condições para o desenvolvimento humano (participação na vida política e social, sustentabilidade ambiental, segurança e direitos humanos e igualdade de gêneros.
d) No quesito educação, o IDH leva em consideração os índices de pessoas alfabetizadas em um país. Ou seja, aquelas que sabem, minimamente, escrever o seu próprio nome.
e) A análise matemática de todos os aspectos resulta em um valor que varia de 0 a 1. 0 (zero) é o menor grau de desenvolvimento humano encontrado; 1, o maior.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA D

O IDH é resultado de um cálculo que varia de O a 1, sendo que o valor mais alto indica melhor desenvolvimento humano. Para se chegar ao valor final, leva-se em conta os indicadores de saúde, renda e educação; sendo que este último quesito leva em conta os anos esperados de estudo.

Questão de Geografia – MACKENZIE 2020 –  “Fenômeno atmosférico-oceânico que é caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, afetando assim os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.” Fonte: http://enos.cptec.inpe.br/ (Último acesso- 29/09/2019) O fenômeno atmosférico descrito no texto é denominado:

a) Efeito Estufa.
b) El Niño.
c) La Niña.
d) Inversão Térmica.
e) Aquecimento Global.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA B

O efeito estufa é um fenômeno natural que contribui para a manutenção das médias térmicas necessárias para o desenvolvimento da vida na Terra. Este fenômeno é intensificado pela ação humana com a emissão de CO2 na atmosfera. A La Niña é o processo inverso do El Niño, ou seja, o resfriamento das águas superficiais no Oceano Pacífico Tropical. A inversão térmica é um fenômeno climático urbano, ocasionado no inverno, com a criação de uma camada de poluentes (smog) que impede a dispersão do ar. O aquecimento global é a consequência da intensificação do efeito estufa que resulta no aumento das médias térmicas do planeta.