Questões de Geografia sobre Megacidades

Questão 01 – IMEPAC – Analise este trecho.
Por definição, “megacidades” são áreas urbanas com mais de cinco milhões de habitantes. Os cientistas estimam que, por volta de 2015, o mundo terá cerca de 60 megacidades, albergando no seu conjunto mais de 600 milhões de pessoas. Atualmente, é nestas áreas que está a ser levado a cabo a maior parte do processo de urbanização global.
Disponível em: Acesso em: 13 dez. 2011. (Adaptado)
Considerando essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que as megacidades
a) acolhem, com frequência, grupos de diferentes etnias, comunidades e estratos sociais com diversificadas raízes culturais e estilos de vida.
b) mitigam, graças à sua densidade populacional, possíveis vulnerabilidades relativas a fenômenos físicos potencialmente destrutivos, sejam eles naturais ou induzidos.
c) revelam complexa interação de processos em que o capital humano ocupa lugar central, transformando-as em incubadoras de grande inovação.
d) tendem a crescer mais rapidamente do que permite o dimensionamento de suas infraestruturas, notadamente aquelas localizadas nos países em vias de desenvolvimento.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA B

Questão 02 – UPE – Leia o texto a seguir: …
Para muitos moradores das megacidades, sejam eles ricos ou pobres, a qualidade de vida é habitualmente reduzida. A poluição do ar, da água e dos solos, as deficiências nos abastecimentos de água e de energia, o congestionamento do tráfego, os problemas de saúde ambiental, a exiguidade dos espaços verdes, a pobreza e a má nutrição, a segurança social e os problemas de segurança pública e social resultam em várias preocupações e restrições aos habitantes. Fonte: Os desafios das megacidades. Revista Planeta, 2009.
Associa-se, CORRETAMENTE, ao conteúdo do texto a afirmação indicada na alternativa
a) As megacidades proporcionam novas dinâmicas e uma diferente complexidade e simultaneidade de fenômenos e processos físicos, sociais e econômicos.
b) As concentrações absolutas do capital humano tornam as megacidades grandes obstáculos de crescimento e inovação. Elas fogem ao conjunto característico da globalização.
c) As megacidades caracterizam-se pela unicidade demográfica e reúnem problemas voltados à falta de polarização social e à ausência de coexistência entre grupos de várias etnias.
d) A expansão descontrolada das megacidades pode gerar a diminuição da concentração industrial e a regulação dos mercados imobiliários, além de aumentar o planejamento ambiental.
e) A densidade populacional nas megacidades diminui a vulnerabilidade relativa a fenômenos físicos, com potencial destrutivo, naturais ou antrópicos.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA A

Questão 03 – WIG – As megacidades são aglomerações urbanas com mais de dez milhões de habitantes. Na Ásia, são exemplos de megacidades, EXCETO:
A) Nova Délhi

B) Xangai

C) Karachi
D) Díli
E) Istambul
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA D

Questão 04 – UNIFESP – Megacidades são aglomerações urbanas que:
a) alojam centros do poder mundial e sedes de empresas transnacionais.
b) concentram mais de 50% da população total, em países pobres.
c) têm mais de 10 milhões de habitantes, em países ricos ou pobres.
d) pertencem a países de grande importância no comércio mundial.
e) não têm infraestrutura de comunicação suficiente, apesar de serem grandes.

VER RESPOSTA

ALTERNATIVA C