Questão de Sociologia – ENEM 2021 – O torém dependia de organização familiar,
ENEM 2021 – O torém dependia de organização familiar, sendo brincado por pessoas com vínculos de parentesco e afinidade que viviam no local. Era visto como uma brincadeira, um entretenimento feito para os próprios participantes e seus conhecidos. O tempo do caju era o pretexto para sua realização, sendo chamadas várias pessoas da região a fim de tomar mocororó, bebida fermentada do caju.
VALLE. C. G. O. Torém/Toré: tradições e invenção no quadro de multiplicidade étnica do Ceará contemporâneo. In: GRÜNEWALD. R. A. (Org.). Toré: regime encantado dos índios do Nordeste. Recife: Fundaj-Massangana. 2005.
O ritual mencionado no texto atribui à manifestação cultural de grupos indígenas do Nordeste brasileiro a função de
a) celebrar a história oficial.
b) estimular a coesão social.
c) superar a atividade artesanal.
d) manipular a memória individual.
e) modernizar o comércio tradicional.
RESPOSTA:
Letra B.
O exemplo ritualístico citado insere-se num amplo conjunto de manifestações tradicionais de diversos grupos indígenas que, pelo Brasil afora, se valem de práticas ligadas à sobrevivência material para fortalecer os laços de alianças e familiaridades entre setores da população. A coesão é elemento fundamental para a manutenção das culturas desses povos e seus aliados.
Questão de Sociologia – ENEM 2021 – Numa sociedade em transição, a marcha da mudança, em diferentes graus
ENEM 2021 – Numa sociedade em transição, a marcha da mudança, em diferentes graus, está impressa em todos os aspectos da ordem social, especialmente no jogo político, que nessas sociedades sempre apresenta padrões característicos de ambivalência, cujas raízes sociais se encontram na coexistência de dois padrões de estrutura social: o padrão tradicional, em declínio, e o novo, emergente, em expansão. Em tais situações, é possível encontrar, simultaneamente, apoio para uma orientação política ou para outra que seja exatamente o seu oposto. O padrão ambivalente do processo político, nas sociedades em desenvolvimento, é o que explica um dos seus traços mais salientes, e que consiste na tendência ao adiamento das grandes decisões. Resulta daí que a inércia política ou a convulsão política podem se suceder uma à outra em períodos surpreendentemente curtos.
PINTO, L A. C. Sociologia e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975 (adaptado).
De acordo com a perspectiva apresentada, central no pensamento social brasileiro dos anos 1950 e 1960, o desenvolvimento do país foi marcado por
a) radicalidade nas agendas de reforma das elites dirigentes.
b) anomalias na execução dos planos econômicos ortodoxos.
c) descompassos na construção de quadros institucionais modernos.
d) ilegitimidade na atuação dos movimentos de representação classista.
e) vagarosidade na dinâmica de aperfeiçoamento dos programas partidários.
RESPOSTA:
Letra A.
O texto refere-se ao padrão ambivalente ou ambíguo, em que ocorre a passagem de padrões tradicionais aos modernos, por vezes, apenas atualizando estruturas e aspectos conservadores, revelando descompassos na construção de quadros institucionais modernos.
Questão de Sociologia – ENEM 2021 – Houve crescimento de 74% da população brasileira encarcerada entre 2005 e 2012.
ENEM 2021 – Houve crescimento de 74% da população brasileira encarcerada entre 2005 e 2012. As análises possibilitaram identificar o perfil da população que está nas prisões do país: homens, jovens (abaixo de 29 anos), negros, com ensino fundamental incompleto, acusados de crimes patrimoniais e, no caso dos presos adultos, condenados e cumprindo regime fechado e, marjoritariamente, com penas de quatro até oito anos.
BRASIL. Mapa do encarceramento: os jovens do Brasil. Brasília: Presidência da República, 2015.
Nesse contexto, as políticas públicas para minimizar a problemática descrita devem privilegiar a
a) flexibilização do Código Civil.
b) promoção da inclusão social.
c) redução da maioridade penal.
d) contenção da corrupção política.
e) expansão do período de reclusão.
RESPOSTA:
Letra B.
A política pública que tende a amenizar as desigualdades estruturais, vinculadas aos fatores da superlotação carcerária, é baseada na inserção social, ne inclusão social.
Questão de Sociologia – ENEM 2021 – O protagonismo indígena vem optando por uma estratégia de “des-invisibilização”
ENEM 2021 – O protagonismo indígena vem optando por uma estratégia de “des-invisibilização”, valendo-se da dinâmica das novas tecnologias. Em outubro de 2012, após receberem uma liminar lhes negando o direito a permanecer em suas terras, os Guarani de Pyelito Kue divulgaram uma carta na qual se dispunham a morrer, mas não a sair de suas terras. Esse fato foi amplamente divulgado, gerando uma grande mobilização na internet, que levou milhares de pessoas a escolherem seu lado, divulgando a hashtag “#somostodosGuarani-Kaiowá” ou acrescentando o sobrenome Guarani-Kaiowá a seus nomes nos perfis das principais redes sociais.
CAPIBERIBE, A; BONILLA, O. A ocupação do Congresso: contra o que lutam os índios? Estudos Avançados, n. 83, 2015 (adaptado).
A estratégia comunicativa adotada pelos indígenas, no contexto em pauta, teve por efeito.
a) enfraquecer as formas de militância política.
b) abalar a identidade de povos tradicionais.
c) inserir as comunidades no mercado global.
d) distanciar os grupos de culturas locais.
e) angariar o apoio de segmentos étnicos externos.
RESPOSTA:
Letra E.
O exercício trata da ampla repercussão envolvendo o povo Guarani-Kaiowá em 2012. O compartilhamento da hashtag “#somostodosGuarani-Kaiowá” e o uso do nome desse povo como sobrenome nas redes sociais de inúmeros usuários chamaram atenção da opinião pública para essa questão. O uso das redes sociais como estratégia e instrumento de comunicação a favor dos Guarani-Kaiowá fez aumentar a quantidade de seus apoiadores de outros setores étnicos da sociedade brasileira.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Questão de Sociologia – ENEM 2021 – Ao mesmo tempo, graças às amplas possibilidades que tive de observar a classe média
ENEM 2021 – Ao mesmo tempo, graças às amplas possibilidades que tive de observar a classe média, vossa adversária, rapidamente conclui que vós tendes razão, inteira razão, em não esperar dela qualquer ajuda. Seus interesses são diametralmente opostos aos vossos, mesmo que ela procure incessantemente afirmar o contrário e vos queira persuadir que sente a maior simpatia por vossa sorte. Mas seus atos desmentem suas palavras.
ENGELS, F. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2010.
No texto, o autor apresenta delineamentos éticos que correspondem ao(s)
a) conceito de luta de classes.
b) alicerce da ideia de mais-valia.
c) fundamentos do método científico.
d) paradigmas do processo indagativo.
e) domínios do fetichismo da mercadoria.
RESPOSTA:
Letra A.
O texto de Engels alude ao conceito de luta de classes, uma vez que é descrita a classe média em situação conflituosa com as demais, nem senhora de um condicionamento das superestruturas à infraestru – tura, tampouco identicando-se com aqueles à mercê do jugo da classe dominante.
Questão de História – ENEM 2021 – Nos setores mais altamente desenvolvidos da sociedade contemporânea,
ENEM 2021 – Nos setores mais altamente desenvolvidos da sociedade contemporânea, o transplante de necessidades sociais para individuais é de tal modo eficaz que a diferença entre elas parece puramente teórica. As criaturas se reconhecem em suas mercadorias; encontram sua alma em seu automóvel, casa em patamares, utensílios de cozinha.
MARCUSE H. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
O texto indica que, no capitalismo, a satisfação dos desejos pessoais é influenciada por
a) políticas estatais de divulgação.
b) incentivos controlados de consumo.
c) prescrições coletivas de organização.
d) mecanismos subjetivos de identificação.
e) repressões racionalizadas do narcisismo.
RESPOSTA:
Letra D.
Para Marcuse o indivíduo contemporâneo é tipificado por aquilo que conquista e carrega enquanto uma marca de status social vinculado às mercadorias consumidas, numa consolidação do processo de etiquetamento social.
Questão de Sociologia – ENEM 2021 –
Vocês que fazem parte dessa massa
Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber
Êh, ô, ô, vida de gado
Povo marcado
Ê, Povo feliz!
ZÉ RAMALHO. A peleja do diabo com o dono do céu. Rio de Janeiro: Sony, 1979 (fragmento).
Qual comportamento coletivo é criticado no trecho da letra da canção lançada em 1979?
a) Militância política.
b) Passividade social.
c) Altruísmo religioso.
d) Autocontrole moral.
e) Inconformismo eleitoral.
RESPOSTA:
Letra B.
A letra da canção de Zé Ramalho, ao mencionar a “vida de gado”, remete à passividade social da massa que, mesmo diante das condições de vida precárias, mostra-se “feliz”.
Questão de Sociologia – ENEM 2021 – Famoso por ser o encantador de viúvas da cidade de Cabaceiras, na Paraíba,
ENEM 2021 – Famoso por ser o encantador de viúvas da cidade de Cabaceiras, na Paraíba, Zé de Sila é um contador de histórias parecido com o personagem Chicó, do Auto da Compadecida. Ele defende veementemente que a oração da avó sustentava mais a chuva. “Quando era pequeno e chovia por aqui, ajudava minha avó colocando os pratos emborcados no terreiro para diminuir o vento. Ela fazia isso e rezava para a chuva durar mais”, diz Zé de Sila.
GALDINO, V.; BARBOSA, R. C. Artistas por um dia? João Pessoa: Editora Universitária, 2009.
Ao destacar expressões e vivências populares do cotidiano, o texto mobiliza os seguintes aspectos da diversidade regional:
a) Alianças afetivas conectadas ao ritual matrimonial.
b) Práticas místicas associadas ao patrimônio cultural.
c) Manifestações teatrais atreladas ao imaginário político.
d) Narrativas fílmicas relacionadas às intempéries climáticas.
e) Argumentações literárias interligadas às catástrofes ambientais.
RESPOSTA:
Letra B.
O fato de o texto tratar de uma oração para manter a chuva contada por um “encantador de viúvas” que se assemelha a um personagem da peça teatral Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, pode induzir os candidatos a assinalarem a alternativa que fala de narrativas fílmicas. Porém o enunciado da questão pede para considerar as expressões e vivências populares do cotidiano, ou seja, as práticas místicas muito comuns em todo o Nordeste brasileiro, guardadas suas peculiaridades regionais. Num sentido mais amplo, e não só restrito ao aspecto específico das intempéries climáticas, essas práticas remetem ao caráter geral do patrimônio cultural brasileiro.
Questão de Sociologia – ENEM 2021 – O uso de novas tecnologias envolve a assimilação de uma cultura
ENEM 2021 – O uso de novas tecnologias envolve a assimilação de uma cultura empresarial na qual haja a integração entre as propostas de modernização tecnológica e a racionalização. Nem sempre o uso de novas tecnologias é apenas um processo técnico na medida em que pressupõe uma nova orientação no controle do capital, no processo produtivo e na qualificação da mão de obra. Dos diversos efeitos que derivaram dessa orientação, a terceirização, a precarização e a flexibilização aparecem com constância como características do paradigma flexível, em substituição ao modelo taylorista-fordista.
HERÉDIA, V. Novas tecnologias nos processos da trabalho: efeito, da reestruturação produtiva. Scripta Nova, n. 170, ago. 2004 (adaptado).
O uso de novas tecnologias relacionado ao controle empresarial é criticado no texto em razão da
a) operacionalização da tarefa laboral.
b) capacitação de profissionais liberais.
c) fragilização das relações de trabalho.
d) hierarquização dos cargos executivos.
e) aplicação dos conhecimentos da ciência.
RESPOSTA:
Letra C.
A modernização do processo produtivo associada à evolução tecnológica permite maior produtividade e exige maior qualificação. No entanto, esta modernização amplia o desemprego estrutural e desarticula as organizações dos trabalhadores, com a terceirização, a precarização e flexibilização.
Questão de Sociologia – ENEM 2021 – Seu turno de trabalho acabou, você já está em casa e é hora do jantar da família.
ENEM 2021 – Seu turno de trabalho acabou, você já está em casa e é hora do jantar da família. Mas, em vez de relaxar, você começa a pensar na possibilidade de ter recebido alguma mensagem importante no e-mail profissional ou no grupo de WhatsApp da empresa. Imediatamente, você fica distante. Momentos depois, com alguns toques na tela do celular, você está de volta ao ambiente de trabalho. O jantar e a família ficaram em segundo plano. A simples vontade de checar menagens de trabalho pós-expediente prejudica sua saúde — e a de sua família.
Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 4 dez. 2018.
O texto indica práticas nas relações cotidianas do trabalho que causam para o indivíduo a
a) proteção da vida privada.
b) ampliação de atividades extras.
c) elevação de etapas burocráticas.
d) diversificação do lazer recreativo.
e) desobrigação de afazeres domésticos.
RESPOSTA:
Letra B.
A evolução dos meios de comunicação passa a ser amplamente utilizadas pelas empresas. O texto revela que as demandas de trabalho têm extrapolado os limites do ambiente de trabalho, adetrando o ambiente privado e ampliando a jornada de trabalho.
Questão de Sociologia – ENEM 2021 – Quando a taxa de remuneração do capital excede substancialmente a taxa de crescimento da economia
ENEM 2021 – Quando a taxa de remuneração do capital excede substancialmente a taxa de crescimento da economia, pela lógica, a riqueza herdada aumenta mais rápido do que a renda e a produção. Então, basta aos herdeiros poupar uma parte limitada da renda de seu capital para que ele cresça mais rápido do que a economia como um todo. Sob essas condições, é quase inevitável que a riqueza herdada supere a riqueza constituída durante uma vida de trabalho, e que a concentração do capital atinja níveis muito altos.
PIKETTY, T. O capital no século XXI. Rio de Janeiro Intrínseca, 2014 (adaptado).
Considerando os princípios que letigimam as democracias liberais, a lógica econômica descrita no texto enfraquece o(a)
a) ideologia do mérito.
b) direito de nascimento.
c) eficácia da legislação.
d) ganho das financeiras.
e) eficiência dos mercados.
RESPOSTA:
Letra A.
Considerando que o livre mercado é o elemento fundamental da democracia liberal, o texto ao indicar que bastaria aos herdeiros a poupança de parte de sua riqueza para que esta se ampliasse, mostra que fica enfraquecida a ideologia do mérito – considerada uma ilusão das sociedades democráticas.