QUESTÕES GEOGRAFIA FUVEST – 2021

Questões de Geografia FUVEST, Questões Vestibular Fuvest, Preparação Fuvest, Simulado Fuvest, Banco de Questões Fuvest, Fuvest Preparatório, Fuvest Geografia

Questão de Geografia – FUVEST 2021 – Sobre as projeções cartográficas apresentadas, suas formas, é correto afirmar:

a) Interesses geopoliticos e comerciais forçaram distorções na projeção de Mercator, para fazer parecer mais curto o caminho ao novo continente, elemento corrigido a partir do século XIX, na projeção de GallPeters.
b) As três projeções apresentam distorções, uma vez que a Terra tem forma aproximada de um geoide e sua projeção num plano ficará distorcida.
c) As projeções de Mercator e GaII-Peters apresentam distorções pela falta de recursos técnicos no período em que foram feitas, mas o avanço computacional do século XX permitiu o fim das distorções na projeção de Robinson.
d) A projeção de GalI-Peters não apresentava distorções no momento de sua elaboração, mas a descoberta da Antártica e da Oceania, logo após sua proposição, forçou a adaptação e induziu distorções.
e) Todas as projeções apresentam distorções, uma vez que o formato da Terra não era conhecido até o século XX, o que gerou dúvidas sobre como essa projeção deveria ser executada.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA B

COMENTÁRIOS: As projeções apresentadas mostram a superfície terrestre representada de formas – técnicas – diferentes. A projeção de Mercator é do tipo conforme, privilegia as formas. Por ser cilíndricaequatorial, tem as porções de menor latitudes representadas com maior fidelidade, com grandes distorções nas áreas de maior latitude. A projeção de Gall-Peters, do tipo equivalente, representa a superfície terrestre mantendo a proporção entre as áreas representadas, o que – comparada às projeções conformes –, resulta em maior deformação das áreas representadas. A projeção de Robinson preocupa-se em preservar as distâncias, porém deforma as áreas e os ângulos. Não preserva forma, ângulo, distância ou área, ou seja, não há conservação das propriedades.

Questão de Geografia – FUVEST 2021 – A criação do Banco do Amazônia e da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) preconizou uma política de concessão de incentivos fiscais aos empresários, especialmente das regiões mais ricas do país, para que deixassem de pagar 50% do imposto de renda, desde que o dinheiro fosse depositado naquele banco para financiar projetos de desenvolvimento no estado do Amazonas. Os investimentos orientaram-se de preferência para a agropecuária, de modo que um grande número de empresários e de empresas, especialmente do Sudeste do Brasil, sem tradição no ramo, tornaram-se proprietárias de terras e empresários rurais. Em princípio o aquisição de terras pelos grandes capitalistas do Sudeste animou o mercado imobiliário.

José de Sousa Martins. O Poder do Atraso. Adaptado.
Assinale a alternativa que apresenta a combinação correta entre o período a que se refere o texto e as implicações, territoriais e sociais, observadas nas áreas onde a política de incentivos fiscais entrou em operação.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA D

Comentário: A SUDAM (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia) é uma autarquia do governo federal criada durante o governo do presidente Castelo Branco em 1966, ao longo da ditadura militar, com a finalidade de promover o desenvolvimento regional a partir de incentivos fiscais e recursos financeiros estatais com vistas a atrair investimentos privados nacionais e internacionais. Já o Banco da Amazônia é a principal instituição financeira federal de fomento na região, cujo principal objetivo é financiar empreendimentos rurais e urbanos. Estas organizações têm colaborado com o desenvolvimento de infraestruturas, possibilitando a expansão de projetos agrícolas e de mineração que, embora tenham fomentado o crescimento econômico do norte do País, têm paralelamente possibilitado o avanço da ocupação sobre áreas naturais e provocado o aumento dos conflitos de natureza fundiária.

Questão de Geografia – FUVEST 2021 – Observe o mapa com dados de 2020:

Os países destacados em amarelo no mapa referem-se:
(A) Ao bloco dos BRICS.
(B) Aos novos integrantes da OCDE.
(C) A países excluídos da OMC.
(D) A países da OPEP.
(E) A países membros da OTAN.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA D

A OPEP (Organização dos Países Produtores de Petróleo) surgiu em 1960 em oposição às empresas multinacionais que constituíam um oligopólio na área de produção, refino e distribuição de petróleo (as chamadas “Sete Irmãs do Petróleo”). Ao longo dos anos, a OPEP cresceu em importância no controle da produção de petróleo, constituindo-se em um cartel, tendo variado quanto aos países-membros, com a entrada de uns e a saída de outros, contando atualmente com Venezuela (América do Sul), Líbia, Argélia, Nigéria, Guiné Equatorial, Gabão, Congo, Angola (África) Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos (Ásia), ou seja, treze membros.

Questão de Geografia – FUVEST 2021 – Terremoto no estado da Bahia

O terremoto indicado na figura ocorreu no estado da Bahia no dia 30/08/2020, com magnitude 4,6 na escala Richter, atingindo cidades do Vale do Jiquiriçá e do Recôncavo Baiano. Sobre terremotos em geral, e sobre este especificamente, é correto afirmar:
(A) São gerados por intrusões e maremotos, cuja violência durante as movimentações provoca fissuras na superfície.
(B) São gerados em razão da presença de falhas geológicas e seu estudo traz conhecimento da geologia do território brasileiro.
(C) Têm início pelo soerguimento da crosta, e o do dia 30/08/2020 teve sua origem na Bacia Amazônica.
(D) Têm início com a divergência da crosta continental, e o do Recôncavo Baiano provocou impactos até na Serra Gaúcha.
(E) São gerados pela abertura de falhas, importante para o conhecimento do núcleo do planeta Terra explorado na região.

VER RESPOSTA

ALTERNATIVA B

Entre os dias 30/08/2020 e 01/09/2020, a Bahia registrou 14 terremotos, todos na cidade de Amargosa, Recôncavo do estado, de acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). O terremoto foi consequência da movimentação numa falha geológica ou falhamento, fratura existente nos blocos rochosos que compõem a superfície terrestre, com estruturas mais suscetíveis a esses deslocamentos. O Brasil encontra-se numa posição centralizada da Placa Sul-Americana, diferentemente de países que estão nas bordas das placas tectônicas, onde a movimentação é mais frequente e a consequente liberação de energia é mais forte; neste caso, não há relação com maremoto, soerguimento da crosta e com a abertura de falhas.




Questão de Geografia – FUVEST 2021 – A linha de fronteira hoje possui uma definição essencialmente econômica — como a fronteira da lucratividade — mas adquire uma expressão geográfica bastante acentuada em diferentes escalas espaciais. Isto é, basicamente, o que a fronteira do século XIX e a assim chamada fronteira urbana têm em comum. Na realidade, ambas estão associadas à acumulação e expansão do capital. Mas enquanto a fronteira do século XIX representou a realização de uma expansão geográfico absoluta na escala do território como a principal expressão espacial da acumulação de capital, a renovação urbana representa o exemplo mais desenvolvido da rediferenciação do espaço geográfico com vista ao mesmo resultado.

Nail Smith. Gentrificação, a fronteira e a reestruturação do espaço urbano, 1986. Adaptado.
O excerto relaciona a dinâmica geográfica dos Estados Unidos no século XIX à do final do século XX, As imagens correspondentes a cada um dos momentos apresentados pelo excerto são identificadas em:
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA A

O texto faz referências a dois momentos históricos distintos, com características diferentes quanto ao processo de estabelecimento de fronteiras – relacionado ao acúmulo de capital e produção de lucro –, o primeiro do século XIX, representado na alternativa correta como marcha para oeste; e a fronteira urbana, que se tem caracterizado pela gentrificação (notem os candidatos que o conceito está no título da obra da qual o texto foi retirado). Entende-se por gentrificação o processo de modificação do espaço urbano, em que áreas periféricas são remodeladas, visando à produção de lucro e atendendo aos interesses da especulação imobiliária.

Questão de Geografia – FUVEST 2021 – O esquema apresenta a linha de urbanização da sociedade, que vai do 0 ao 100%.

O esquema apresenta a linha de urbanização da sociedade, que vai do 0 ao 100%. Considerando os referenciais trazidos no esquema, fazem parte do contexto identificado na chamada “zona crítica”:
a) Monetarismo; Revolução Industrial; lei BilI Aberdeen.
b) Comunismo; centralização do poder; New Deal.
c) Neoliberalismo; elevada urbanização; crise hipotecária de 2008. d) Neocolonialismo; Revolução Agrária; quebra da Bolsa de Nova lorque.
e) Mercantilismo; financeirização da economia; Acordo de Vestfália.

VER RESPOSTA

ALTERNATIVA C

A Zona Crítica, identificada por Lefebvre, é decorrente do processo de implosão-expansão das cidades, momento em que o êxodo rural se intensifica e as taxas de urbanização se elevam. Essa fase coincide com o avanço do capitalismo financeiro e com a intensificação do processo especulativo, que levou à recessão de 2008-2009, sendo esta decorrente da crise financeiro-imobiliária que se iniciou nos Estados Unidos e disseminou-se por todo o globo.

Questão de Geografia – FUVEST 2021 – O acordo entre o Mercosul e a União Europeia está sendo discutido há cerca de 20 anos e prevê, entre outros elementos, a redução progressiva das tarifas de exportação entre os blocos. O Brasil, que é um grande exportador de produtos de origem agrícola para o mercado europeu, teria redução tarifária para a exportação de produtos como carnes, açúcar e etanol, dentre outros. Para a ratificação do acordo, o parlamento europeu aprovou uma resolução que manifesta a importância do compromisso dos países do Mercosul com a implementação do Acordo de Paris. A relutância em ratificar o acordo entre Mercosul e União Europeia, por parte de alguns países da UE em 2020, deveu-se, entre outros fatores,

a) à desigual condição climática para produção de vinhos nos dois continentes.
b) às políticas de incentivo à agricultura familiar na América Latina e especialmente ao PRONAF no Brasil.
c) à difusão de SAFs, criados com o propósito de produção para consumo humano no Cone Sul.
d) às declarações que cogitaram a retirada do Brasil da OMC meses antes da aprovação da resolução.
e) aos graves problemas ambientais no Brasil, tais como desmatamento e queimadas.
Note e adote:
OMC: Organização Mundial do comércio
PRONAF: Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
SAFs: Sistemas Agroflorestais
UE: união Europeia

VER RESPOSTA

ALTERNATIVA E

O registro de elevados índices de desmatamento na Amazônia, decorrente da fragilização dos órgãos fiscalizadores como o Ibama, paralisou o processo de conclusão do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia (UE), firmado recentemente, após 20 anos de negociação. Nos últimos meses, países como Bélgica, Áustria, Holanda e França anunciaram restrições ao acordo, apontando problemas ambientais no Brasil. Importa dores já boicotam produtos brasileiros, principa mente, aqueles vindos de áreas desmatadas, e exigindo rastreabilidade dos produtos.




Questão de Geografia – FUVEST 2021 –  O Sistema Aquífero Guarani abrange parte dos territórios da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai. Possui um volume acumulado de 37.000 km3 e área estimada de 1.087.000 km2. Na parte brasileira estende-se por oito Estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Disponível em https://www.mma.gov.br/.

Sobre os aquíferos e seus usos para atividades humanas, é correto afirmar:
a) Ocorrem em formações geológicas que contêm água em quantidades significativas que se movimentam no seu interior em condições naturais, permitindo seu uso para abastecimento público e estâncias turísticas de águas minerais e termais.
b) Consistem em reservatórios de águas superficiais formados a partir de processos de vulcanismo e tectonismo em áreas de intensa atividade sismica; seus fluxos são passíveis de uso na produção de energia geotérmica obtida por meio do calor proveniente do interior do planeta Terra.
c) Os aquíferos apresentam volume de proporções, contudo, os custos de tratamento inviabilizam sua utilização atividades humanas, limitando-se dessedentação animal.
d) Os aquíferos são formados pela ação dos ventos que acumulam areia na superfície, facilitando a infiltração e acúmulo de água nas camadas mais profundas; seus usos para atividades humanas dependem da escavação de poços muito profundos com uso de tecnologia indisponível no pais.
e) Os aquíferos estão em profundidades que impossibilitam seu uso para atividades humanas, incluindo aqueles usos destinados a fins menos nobres, como lavagem de calçadas e praças.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA A

O Aquífero Guarani é formado pela infiltração de água em terrenos sedimentares porosos, que caracterizam os reservatórios subterrâneos. A alternativa A está correta, pois trata da formação das águas subterrâneas e do uso que se faz desses recursos para fins econômicos e para fins de dessedentação, em geral. As alternativas C e E estão incorretas, pois afirmam que não existe viabilidade para a utilização econômica dos aquíferos. As alternativas B e D estão incorretas porque explicam incorretamente a formação de aquíferos.

Questão de Geografia – FUVEST 2021 – O Monte Everest é o pico mais elevado do planeta, localizado na cordilheira do Himalaia, na fronteira da China e Nepal, com 8.848 metros de altitude. Possui cinco estações meteorológicas em diferentes altitudes funcionando desde 2019, entre elas a estação mais elevada do planeta (8.430m), que registra dados valiosos para a cliimatologia. Esse projeto foi liderado pelo Dr. Paul Andrew Mayewski, geógrafo e climatologista, cuja equipe projetou e treinou por meses para instalar a estação meteorológica em tal condição adversa em menos de 90minutos.

Disponível em https://www.climadeensinar.com.br. Adaptado.
A dificuldade de instalação da estação na altitude citada deve-se
(A) às elevadas condições de umidade provenientes do derretimento de neve.
(B) à ocorrência de chuvas intensas, que aumentam os riscos de avalanches.
(C) às temperaturas reduzidas e à baixa concentração de oxigênio nessa altitude.
(D) aos dias mais curtos nessa altitude, o que reduz o brilho solar.
(E) à elevada pressão atmosférica, que produz ventos intensos nessa altitude.

VER RESPOSTA

ALTERNATIVA C

O Monte Everest, localizado na Cordilheira do Himalaia, junto à fronteira da China com o Nepal, possui 8.848 metros de altitude. A ideia de se instalar estações de pesquisa em grandes altitudes para os mais variados estudos encontra diversas dificuldades. A situação mais difícil se encontra na última estação, que está instalada acima de 8.400 metros, onde as temperaturas reduzidas, muitas vezes inferiores a 0ºC, e as baixas pressões atmosféricas tornam as condições de trabalho bastante árduas. Além disso, a forte precipitação de neve (principalmente no inverno), a difícil acessibilidade e os fortes e imprevisíveis ventos que ocorrem nessa altitude impõem outros obstáculos à instalação da base.