Questões História ENEM 2020

ENEM 2020 – Dois grandes eventos históricos tornaram possível um caso como o de Menocchio: a invenção da imprensa e a Reforma. A imprensa lhe permitiu confrontar os livros com a tradição oral em que havia crescido e lhe forneceu as palavras para organizar o amontoado de ideias e fantasias que nele conviviam. A Reforma lhe deu audácia para comunicar o que pensava ao padre do vilarejo, conterrâneos, inquisidores — mesmo não tendo conseguido dizer tudo diante do papa, dos cardeais e dos príncipes, como queria.
GINZBURG, C. O queijo e os vermes o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição São Paulo Cia das Letras. 2006
Os acontecimentos históricos citados ajudaram esse indivíduo, no século XVI, a repensar a visão católica do mundo ao possibilitarem a
a) consulta pública das bibliotecas reais.
b) sofisticação barroca do ritual litúrgico.
c) aceitação popular da educação secular.
d) interpretação autônoma dos textos bíblicos.
e) correção doutrinária das heresias medievais.
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RESPOSTA:
Letra D.
A invenção da imprensa de Gutenberg facilitou a divulgação de novas ideias, críticas e novas interpretações da bíblia. Além disso, a tradução dela do latim para o alemão também foi um fator para abalar a igreja católica da época.
ENEM 2020 – A arte pré-histórica africana foi incontestavelmente um veículo de mensagens pedagógicas e sociais. Os San, que constituem hoje o povo mais próximo da realidade das representações rupestres, afirmam que seus antepassados lhes explicaram sua visão do mundo a partir desse gigantesco livro de imagens que são as galerias. A educação dos povos que desconhecem a escrita está baseada sobretudo na imagem e no som, no audiovisual.
KI-ZERBO, J A arte pré-histórica africana. In: KI-ZERBO, J. (Org) História geral da África, |: metodologia e pré-história da África. Brasília: Unesco, 2010.
De acordo com o texto, a arte mencionada é importante para os povos que a cultivam por colaborar para o(a)
a) transmissão dos saberes acumulados.
b) expansão da propriedade individual.
c) ruptura da disciplina hierárquica.
d) surgimento dos laços familiares.
e) rejeição de práticas exógenas.
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RESPOSTA:
Letra A.
Nas sociedades organizadas com base em tradições audiovisuais e orais, a transmissão dos saberes muitas vezes é feita por meio da produção de imagens que retratem esses saberes às gerações descendentes, como no trecho “A educação dos povos que desconhecem a escrita está baseada sobretudo na imagem e no som, no audiovisual”.
ENEM 2020 – Sexto rei sumério (governante entre os séculos XVIll e XVIl a.C.) e nascido em Babel, “Khammu-rabi” (pronúncia em babilônio) foi fundador do Império Babilônico (correspondente ao atual Iraque), unificando amplamente o mundo mesopotâmico, unindo os semitas e os sumérios e levando a Babilônia ao máximo esplendor. O nome de Hamurabi permanece indissociavelmente ligado ao código jurídico tido como o mais remoto já descoberto: O Código de Hamurabi. O legislador babilônico consolidou a tradição jurídica, harmonizou os costumes e estendeu o direito e a lei a todos os súditos.
Disponível em: www.direitoshumanos.usp.br Acesso em: 12 fev 2013 (adaptado)
Nesse contexto de organização da vida social, as leis contidas no Código citado tinham o sentido de
a) assegurar garantias individuais aos cidadãos livres.
b) tipificar regras referentes aos atos dignos de punição.
c) conceder benefícios de indulto aos prisioneiros de guerra.
d) promover distribuição de terras aos desempregados urbanos.
e) conferir prerrogativas políticas aos descendentes de estrangeiros.
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RESPOSTA:
Letra B.
O Código de Hamurabi estabeleceu o princípio da reciprocidade, no caso de o autor e a vítima pertencerem ao mesmo estamento. Esse princípio é semelhante à Lei de Talião romana e à norma bíblica do “olho por olho, dente por dente”. Seu objetivo central era garantir regras para a comunidade, controlando as relações sociais com duras punições aos transgressores.
ENEM 2020 – Desde o mundo antigo e sua filosofia, que o trabalho tem sido compreendido como expressão de vida e degradação, criação e infelicidade, atividade vital e escravidão, felicidade social e servidão. Trabalho e fadiga. Na Modernidade, sob o comando do mundo da mercadoria e do dinheiro, a prevalência do negócio (negar o ócio) veio sepultar o império do repouso, da folga e da preguiça, criando uma ética positiva do trabalho.
ANTUNES. R. O século XX e a era da degradação do trabalho, ln: SILVA. J. P (Org.). Por uma sociologia do século XX. São Paulo Annablume, 2007 (adaptado).
O processo de ressignificação do trabalho nas sociedades modernas teve início a partir do surgimento de uma nova mentalidade, influenciada pela
a) reforma higienista, que combateu o caráter excessivo e insalubre do trabalho fabril.
b) Reforma Protestante, que expressou a importância das atividades laborais no mundo secularizado.
c) força sindicalismo, que emergiu no esteio do anarquismo reivindicando direitos trabalhistas.
d) participação das mulheres em movimentos sociais, defendendo o direito ao trabalho.
e) visão do catolicismo, que, desde a Idade Média, defendia a dignidade do trabalho e do lucro.
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RESPOSTA:
Letra B.
Durante a reforma protestante criou-se a ideia de que “o trabalho dignifica o homem”, fazendo com que o homem aceitasse melhor sua condição de exploração dentro das relações de trabalho estabelecidas.
ENEM 2020 – Nas últimas décadas, uma acentuada feminização no mundo do trabalho vem ocorrendo. Se a participação masculina pouco cresceu no período pós-1970, a intensificação da inserção das mulheres foi o traço marcante. Entretanto, essa presença feminina se dá mais no espaço dos empregos precários, onde a exploração, em grande medida, se encontra mais acentuada.
NOGUEIRA, C. M. As trabalhadoras do telemarketing: uma nova divisão sexual do trabalho? In: ANTUNES, R et al Infoproletários: degradação real do trabalho virtual: São Paulo: Boitempo, 2009
A transformação descrita no texto tem sido insuficiente para o estabelecimento de uma condição de igualdade de oportunidade em virtude da(s)
a) estagnação de direitos adquiridos e do anacronismo da legislação vigente.
b) manutenção do status quo gerencial e dos padrões de socialização familiar.
c) desestruturação da herança patriarcal e das mudanças do perfil ocupacional.
d) disputas na composição sindical e da presença na esfera político-partidária.
e) exigências de aperfeiçoamento profissional e de habilidades na competência diretiva.
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RESPOSTA:
Letra B.
O período conhecido com “pós-1970” foi importantíssimo para que houvesse a a valorização e inserção do trabalho feminino na sociedade. Entretanto, esses espaços de trabalho, muito similar à atualidade, em sua maioria eram precarizados, ou seja, as mulheres trabalhavam, mas seus salários eram menores, com cargas horárias mais extensas, quando comparados aos homens.

 

ENEM 2020 – O fenômeno histórico conhecido como “tráfico de coolies” esteve associado diretamente ao período que vai do final da década de 1840 até o ano de 1874, quando milhares de chineses foram encaminhados principalmente para Cuba e Peru e muitos abusos no recrutamento de mão de obra foram identificados. O tráfico de coolies ou, em outros termos, o transporte por meios coativos de mão de obra de um lugar para outro, foi comparado ao tráfico africano de escravos por muitos periodistas e analistas do século XIX.
SANTOS, M A Migrações e trabalho sob contrato no século XIX. História, n. 12, 2017. A comparação mencionada no texto foi possível em razão da seguinte característica:
a) Oferta de contrato formal.
b) Origem étnica dos grupos de trabalhadores.
c) Conhecimento das tarefas desenvolvidas.
d) Controle opressivo das vidas dos indivíduos.
e) Investimento requerido dos empregadores.
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RESPOSTA:
Letra D.
Quando o texto usa a expressão “meios coativos”, significa que foi usada a violência e opressão no comando da vida desses, assim como era na escravidão brasileira, logo podendo fazer uma certa comparação.




ENEM 2020 – A reabilitação da biografia histórica integrou as aquisições da história social e cultural, oferecendo aos diferentes atores históricos uma importância diferenciada, distinta, individual. Mas não se tratava mais de fazer, simplesmente, a história dos grandes nomes, em formato hagiográfico — quase uma vida de santo —, sem problemas, nem máculas. Mas de examinar os atores (ou o ator) célebres ou não, como testemunhas, como reflexos, como reveladores de uma época.
DEL PRIORE. M Biografia quando o individuo encontra a história Topoi,n 19. jul -dez 2000.
De acordo com o texto, novos estudos têm valorizado a história do indivíduo por se constituir como possibilidade de
a) adesão ao método positivista.
b) expressão do papel das elites.
c) resgate das narrativas heroicas.
d) acesso ao cotidiano das comunidades.
e) interpretação das manifestações do divino.
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RESPOSTA:
Letra D.
Atualmente a historiografia tem se voltado às análises mais amplas que possam convergir a história do indivíduo com as narrativas locais e comunitárias.
ENEM 2020 – Com efeito, até a destruição de Cartago, o povo e o Senado romano governavam a República em harmonia e sem paixão, e não havia entre os cidadãos luta por glória ou dominação; o medo do inimigo mantinha a cidade no cumprimento do dever. Mas, assim que o medo desapareceu dos espíritos, introduziram-se os males pelos quais a prosperidade tem predileção, isto é, a libertinagem e o orgulho.
SALUSTIO A conjuração de Catilina/A guerra de Jugurta. Petrópolis: Vozes. 1990 (adaptado).
O acontecimento histórico mencionado no texto de Salústio, datado de I a.C., manteve correspondência com o processo de
a) demarcação de terras públicas.
b) imposição da escravidão por dívidas.
c) restrição da cidadania por parentesco.
d) restauração de instituições ancestrais.
e) expansão das fronteiras extrapeninsulares.
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RESPOSTA:
Letra E.
A expansão romana no Mediterrâneo, sobretudo após a vitória contra Cartago nas Guerras Púnicas (264-146 a.C.), alterou profundamente a estrutura econômica e social de Roma, agravando os conflitos internos e gerando a crise da República, com o consequente advento do Império.
ENEM 2020 – Porque todos confessamos não se poder viver sem alguns escravos, que busquem a lenha e a água, e façam cada dia o pão que se come, e outros serviços que não são possíveis poderem-se fazer pelos Irmãos Jesuítas, máxime sendo tão poucos, que seria necessário deixar as confissões e tudo mais. Parece-me que a Companhia de Jesus deve ter e adquirir escravos, justamente, por meios que as Constituições permitem, quando puder para nossos colégios e casas de meninos.
LEITE. S. História da Companhia de Jesus no Brasil. Rio de Janeiro Civilização Brasileira. 1938 (adaptado)
O texto explicita premissas da expansão ultramarina portuguesa ao buscar justificar a
a) propagação do ideário cristão.
b) valorização do trabalho braçal.
c) adoção do cativeiro na Colônia.
d) adesão ao ascetismo contemplativo.
e) alfabetização dos indígenas nas Missões.

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RESPOSTA:

Letra C.
No texto, é possível notar a argumentação empregada com o objetivo de justificar a escravidão no Brasil ” Porque todos confessamos não se poder viver sem alguns escravos, que busquem a lenha e a água, e façam cada dia o pão que se come, e outros serviços que não são possíveis poderem-se fazer pelos Irmãos Jesuítas”.