Questões de Concursos e ENEM sobre Marshall McLuhan, Atividades resolvidas sobre Marshall McLuhan, Questões vestibular Marshall McLuhan
ALTERNATIVA D
ALTERNATIVA C
ALTERNATIVA B
ALTERNATIVA B
Questão 05 – Em A Galáxia de Gutemberg, lançado em 1962, o professor canadense Marshall McLuhan defendeu que os meios de comunicação criaram um ambiente mental que abrangia todo o planeta, sendo os veículos impressos os de maior influência na formação da cultura europeia e da consciência humana. Na referida obra, este ambiente cultural e comunicacional mundializado foi descrito por McLuhan, pela primeira vez, com um conceito que perpassa toda sua obra. Este conceito é o de
(A) indústria cultural.
(B) tipologia das fontes.
(C) aldeia global.
(D) crítica materialista.
(E) determinismo estruturalista.
ALTERNATIVA C
ALTERNATIVA B
Questão 07 – O teórico Marshall McLuhan em seu Os meios de comunicação como extensões do homem divide os meios entre quentes e frios. Ele sintetiza que Um meio quente é aquele que prolonga um único de nossos sentidos, acrescentando também que Um meio quente permite menos participação do que um frio. Segundo o próprio McLuhan, são meios frios o
(A) rádio e a televisão.
(B) cinema e o telefone.
(C) rádio e o cinema.
(D) telefone e a televisão.
(E) rádio e o telefone.
ALTERNATIVA D
Questão 08 – Tratando a questão do condicionamento ideológico, Marshall McLuhan, mais um ensaísta do que um teórico, desenvolveu trabalhos, na década de 1960, que influenciaram o rumo dos estudos sobre a comunicação de massa à época. Depois, McLuhan foi esquecido e muito pouco de sua obra foi aproveitada nas pesquisas. Recentemente, vêm sendo recuperados alguns de seus postulados. Pode-se associar a esse teórico a expressão:
(A) Indústria dos conteúdos.
(B) O meio é a mensagem.
(C) Interacionismo Simbólico.
(D) Imperialismo Cultural.
(E) Comunicação em duas etapas.
ALTERNATIVA B
Questão 09 – Em 1960, o pesquisador canadense Hebert Marshall McLuhan, da Escola de Comunicação da Universidade de Toronto, lançou a “Teoria da Aldeia Global” que tratava do fenômeno imposto pelos meios eletrônicos de comunicação a distância, permitindo não apenas ampliar os poderes de organização social da população, mas abolindo, em grande medida, a sua fragmentação espacial, possibilitando que qualquer acontecimento numa parte remota do mundo tenha reflexos noutra distante, geograficamente. Que fenômeno atual foi previsto pelo pesquisador em meados do século passado?
A) Fim da Guerra Fria.
B) Globalização.
D) União Europeia.
E) Crise Econômica Internacional.
ALTERNATIVA B
Questão 10 – As novas teorias que vieram do Canadá trouxeram uma visão inteiramente nova sobre o impacto da comunicação social. Marshall McLuhan desenvolveu trabalhos na década de 1960 que influenciaram o rumo da comunicação social. Afirmava que os meios de comunicação de massas têm uma influência tremenda na História da humanidade, muito superior ao que os historiadores imaginavam. Pode-se associar a esse teórico a expressão dos estudos sobre a comunicação de massa. Onde aponta que os meios de comunicação de massas têm uma influência tremenda na História da humanidade. A importância dada aos meios de comunicação é, sem dúvida, o traço considerado como característica mais marcante dessa escola. Pode-se associar a esse teórico a expressão:
a) Indústria dos Conteúdos.
b) O meio é a mensagem.
c) Interacionalismo simbólico.
d) Imperialismo Midiático.
ALTERNATIVA B
ALTERNATIVA E
ALTERNATIVA E
Questão 13 – Uma tradicional instituição de formação militar, localizada em São Paulo, na década de 1960, utilizava determinado suporte comunicacional para transmitir instruções de ensino à tropa. As orientações se relacionavam aos modos de marchar baseados nos comandos de voz proferidos pelos superiores. De acordo com Marshall Mcluhan, os “meios quentes” não possibilitam a efetiva interação do receptor com o emissor da mensagem, embora forneçam volume expressivo de informação. Já um “meio frio”, como o aparelho telefônico, prolonga nossos sentidos em “baixa definição”. Tendo em vista as especificidades da instituição acima mencionada e o contexto histórico, o “meio quente” utilizado para atingir o objetivo proposto era:
a) o uso do computador em sala de aula;
b) a leitura do códex de bandeiras e flâmulas;
c) a veiculação de videoteipes produzidos em linguagem televisiva;
d) o alto-falante para transmitir mensagens em linguagem radiofônica;
e) o uso do telefone para recepção de informação personalizada.
ALTERNATIVA D
Questão 14 – Em 1962, McLuhan chamou de “homem tipográfico” aquele criado pela imprensa, que sofreu mudanças de consciência a partir da tecnologia da palavra. Com a virada do século XX para o XXI e com a absorção das novas tecnologias, outros autores apontam para o nascimento do “homem digital”, aquele que se caracteriza pelo(a) maior
(A) cuidado com o texto.
(B) filosofia consumista.
(C) influência no design.
(D) facilidade com idiomas.
(E) agilidade de pensamento.
ALTERNATIVA E
Questão 15 – Na teoria sobre Comunicação de Massa, os estudos de Marshal McLuhan estão ligados à Escola
(A) de Birminghan (Inglaterra).
(B) de Palo Alto (Califórnia – EUA).
(C) Francesa.
(D) Canadense.
ALTERNATIVA D
Questão 16 – Quando escrevi The Mechanical Bride há alguns anos, não tive a noção de que estava tentando uma defesa da cultura do livro contra os novos meios. Agora posso verificar que procurava incidir nos novos meios da visão e do som a consciência crítica favorecida pela formação literária. Minha estratégia estava errada, porque a minha obsessão pelos valores literários cegava-me quanto a muito do que estava acontecendo de bom e ruim. O que temos de defender hoje não são valores desenvolvidos em qualquer cultura especial ou por qualquer modo de comunicação. A tecnologia moderna pretende tentar uma transformação total do homem e do seu meio, o que por seu turno exige a inspeção e defesa de todos os valores humanos. E pelo que respeita ao mero auxílio humano, a cidadela desta defesa deve estar localizada na consciência analítica da natureza do processo criador envolvido no conhecimento humano. Pois é nessa cidadela que a ciência e a tecnologia já se estabeleceram quanto à sua manipulação dos novos meios. (MCLUHAM, Marshall: Visão, som e fúria. In: LIMA, Luiz Costa: Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra, 2010. p. 162) Segundo as ideias acima,
I. é necessário o trabalho intelectual crítico para toda comunicação humana, independentemente da tecnologia usada.
II. cada tecnologia usada na comunicação humana cria uma cultura e uma consciência crítica própria.
III. a ciência e a tecnologia são ameaças aos valores humanos, o meio em que o homem vive e à consciência crítica.
IV. os valores humanos devem ser defendidos durante a transformação do homem e seu meio pela tecnologia.
Está correto o que se afirma APENAS em
(A) I, II e III.
(B) I, II e IV.
(C) I, III e IV.
(D) II e III.
(E) III e IV.
ALTERNATIVA B
Questão 17 – O pensamento que melhor representa a teoria de Marshall MacLuhan é:
(A) “Não apenas somos esmagados pelo próprio volume da informação. Somos também, em maioria, atrapalhados por uma educação que nos prepara inadequadamente para processá-la.”
(B) “Somos limitados por uma língua na qual as palavras podem significar uma coisa para uma pessoa e algo bem diferente para outra.”
(C) “A informação que ingerimos molda nossa personalidade, contribui para as idéias que formulamos e dá cor à nossa visão do mundo.”
(D) “O conhecimento − assim como as pessoas, os lugares, as coisas e as formas de organização − está se tornando descartável.”
(E) “A roda é um prolongamento do pé; o livro é um prolongamento do olho; a roupa é um prolongamento da pele e o circuito elétrico é uma prolongação do sistema nervoso central.”
ALTERNATIVA E
Questão 18 – Marshall McLuhan foi um importante teórico da comunicação que estudou de modo detalhado os meios de comunicação e compreendeu a grande revolução empreendida pela invenção da prensa de tipos móveis de Gutenberg. Assinale a alternativa que apresenta a definição adequada de um meio de comunicação quente e de um meio de comunicação frio em acordo com a classificação de McLuhan.
(A) Quentes são aqueles meios que dependem da eletricidade para propagar a informação como, por exemplo, rádio, televisão e computador. Frios são os meios que independem da energia elétrica como o jornal, a revista e o cartaz.
(B) Quentes são aqueles meios de comunicação cuja informação é totalmente percebida, assimilada e codificada pelo público. Frios são os meios de comunicação cuja informação não consegue ser assimilada pelo público, gerando incompreensão.
(C) Quentes são aqueles meios de comunicação que dependem da movimentação do espectador para serem compreendidos, como virar uma página de livro, acessar o correio eletrônico. Frios são aqueles meios passivos, que não dependem do movimento do espectador para que a mensagem chegue até ele como, por exemplo, o carro de som que divulga produtos e serviços.
(D) Quentes são aqueles meios que prolongam um dos sentidos humanos em alta definição. Frios são aqueles meios pelos quais são fornecidas baixas quantidades de informação. Logo, o rádio é um meio quente, e a fala ou o telefone são meios frios.
(E) Quentes são aqueles meios cuja informação é limpa e clara, não geram ruídos e permitem ao espectador o entendimento claro da mensagem. Frios são os meios com elevada taxa de informação, sem ruídos e com alto entendimento da mensagem.
ALTERNATIVA D
Questão 19 – Marshall McLuhan descreve os meios de comunicação em função do grau de envolvimento entre estes e os sentidos do expectador, distinguindo-os como meios quentes e meios frios. Sobre essa teoria, leia as afirmativas abaixo:
− Um meio quente é aquele que prolonga um único de nossos sentidos e em “alta definição”.
− Alta definição se refere a um estado de alta saturação de dados.
− Os meios quentes não deixam muita coisa a ser preenchida ou completada pela audiência.
− Daí que os meios quentes são baixos em participação, porque sua ação é mais completa, fornecendo tudo e originando nos destinatários uma atitude de “embotamento” ou “sonambulismo”.
− Já os meios frios requerem a participação do indivíduo, a quem cabe preencher os dados que faltam.
− Assim, os meios quentes excluem, e os meios frios incluem.
1. A fala.
2. Telefone.
3. Rádio.
4. Cinema.
5. Televisão.
I. Meio quente
II.Meio frio
Assinale, a seguir, a sequência que relaciona corretamente a coluna da esquerda com a da direita:
a) 1 – II; 2 – II; 3 – I; 4 – I; 5 – II.
b) 1 – I; 2 – I; 3 – II; 4 – I; 5 – II.
c) 1 – II; 2 – I; 3 – I; 4 – I; 5 – II.
d) 1 – I; 2 – II; 3 – I; 4 – I; 5 – II.
e) 1 – II; 2 – II; 3 – I; 4 – II; 5 – II.
ALTERNATIVA A
( ) Em sua teoria, um meio quente é aquele que prolonga um único de nossos sentidos e em alta definição, permitindo menor participação que um meio frio.
( ) O rádio e o cinema são exemplos de meios quentes.
( ) McLuhan é autor do conceito de que “o meio é a mensagem”. Na perspectiva do autor, toda tecnologia cria imediatamente um ambiente humano totalmente novo. Os ambientes são envoltórios passivos imersos em processos ativos.
a) F, V, F, F
b) V, V, V, F
c) V, V, F, V
d) V, F, F, V
e) F, F, V, F
ALTERNATIVA B