Cultivar plantas em solo de Marte está cada vez mais próxima para se tornar realidade, e que haverá seres humanos em Marte, já não é mais dúvida. Embora possamos levar nossos recursos da terra, vai ser muito mais sensato, a longo prazo para cultivar nosso próprio alimento em solo marciano. Embora pareça ser fácil produzir em solo marciano, a realidade é que muito poucas experiências neste sentido foram realizados até o momento presente.
Felizmente, cientistas holandeses recentemente (Junho/2016), anunciaram que quatro variedades de legumes e cereais cultivados em solo muito semelhante ao encontrado no planeta vermelho foram aprovados como seguro para comer. Rabanetes, ervilhas, centeio e tomate foram aprovados por não conter nenhum nível perigoso de metais pesados – como chumbo, cobre e cádmio – que podem ser prejudiciais para a saúde humana.
“Estes resultados notáveis são muito promissores”, disse o ecologista sênior do projeto Wieger Wamelink, um pesquisador da Universidade de Wageningen, na Holanda, conforme relatado pelo The Guardian . “É importante para testar o maior número de culturas possível, para se certificar de que os colonos de Marte têm acesso a uma ampla variedade de diferentes fontes de alimento.”
Desde 2013, a universidade conseguiu produzir 10 culturas diferentes em solo marciano simulado, mas alguns deles ainda pode ser inseguro para consumir. Outros testes estão sendo realizados nessas culturas adicionais – que incluem batatas, agrião – para se certificar de que eles também não absorvam quaisquer metais pesados perigosos.
Testando se as culturas que podem ser cultivadas em solo marciano é apenas uma parte de um enorme esforço para entender ou não a agricultura em Marte, é atualmente plausível. No longo prazo, tem sido sugerido que poderia iniciar um programa de aquecimento global na superfície, que terá como objectivo para aquecer a atmosfera, derreter as calotas de gelo , e talvez inundar partes do planeta com uma mistura de água doce e um pouco salgado .
Mesmo no curto prazo, porém, muita água ainda precisam ser produzidas no local, a fim de manter as culturas irrigadas. Existem várias maneiras de fazer isso em pequena escala, mas é mais provável que as primeiras missões tripuladas a Marte trará a água com eles no serviço de transporte de carga. Ou isso, ou eles podem desenterrar gelo das tampas ou dos reservatórios de subsuperfície para mantê-los por um tempo.
Fonte: [IFLS]