Os pesquisadores anunciaram a descoberta da mais alta árvore tropical do mundo, com uma árvore imponente 94,1 metros (309 pés) em Bornéu superando o recorde anterior. Além de encontrar a árvore conhecida mais alta nos trópicos, a pesquisa também identificou os próximos 49 mais altas árvores – cada um dos quais se destaca superior a 90 metros (295 pés) de altura – para fazer um número sem precedentes de 50 recordes.
A descoberta vem apenas alguns meses após uma equipe da Universidade de Cambridge, no Reino Unido fazer manchetes com a descoberta de uma árvore tropical que mede 89,5 metros (293,6 pés) em Maliau Basin , uma reserva no estado de Bornean de Sabah .
Os investigadores identificaram a altura das árvores com uma aeronave chamada Airborne, que utiliza um sistema à base de laser que pode medir e mapear paisagens em três dimensões.
Como a árvore só foi observada remotamente, neste ponto, os cientistas não tiveram a chance de confirmar a espécie ainda, mas é provável que seja no gênero Shorea , que abrange cerca de 200 espécies de árvores da floresta nativa do sudeste da Ásia.
A descoberta está além de medir a sua estatura física, o objetivo da pesquisa Bornean é para ajudar a compreender a expansão e a saúde dessas populações de espécies florestais, para que possamos melhor defendê-los contra ameaças, principalmente provocadas pelo homem, visto que várias espécies no sudeste asiático, vivem mais de 100 anos.
Os resultados foram apresentados no Congresso Internacional de Conferência de Borneo 2016 na semana passada.