Estátua da Unidade: a estátua mais alta do mundo

A Estátua da Unidade na Índia é a estátua mais alta do mundo, elevando-se tão alto que o braço estendido da Estátua da Liberdade mal atinge sua barriga. Com 182 metros (597 pés) de altura, a estátua gigante pode ser encontrada olhando para o rio Narmada, perto da cidade de Kevadia, em Gujarat, na Índia.

Estátua Vallabhbhai Patel / Crédito da imagem: Mahi.freefly/Shutterstock.com

A Estátua da Unidade retrata Vallabhbhai Patel, um ativista da independência indiana e primeiro vice-primeiro-ministro da Índia que nasceu em Gujarat em 1875. Trabalhando ao lado de Mahatma Gandhi, Patel desempenhou um papel fundamental na desobediência civil não violenta que finalmente conseguiu libertar a Índia do domínio colonial britânico. em 1947. Ele é frequentemente conhecido como o “Homem de Ferro da Índia” devido à sua liderança e determinação inflexíveis.

A Estátua da Unidade custou US$ 422 milhões para ser construída e consiste em estrutura de aço e concreto armado coberto por revestimento de bronze. Apesar de seu tamanho colossal, foi projetado para resistir a ventos de até 50 metros (164 pés) por segundo e foi classificado como uma estrutura resistente a terremotos.

Após a sua conclusão, a Estátua da Unidade recebeu o título de maior estátua do mundo do Buda do Templo da Primavera na China, superando-o em 54 metros (177 pés). Para dar uma ideia de seu tamanho, dê uma olhada em como seus dedos se comparam ao tamanho de alguns turistas:

Estátua da Unidade / Crédito da imagem: Vgbingi/Shutterstock.com

O megaprojeto para construir a estátua foi anunciado em outubro de 2013 por Narendra Modi quando ele servia como ministro-chefe de Gujarat. Foi concluído em outubro de 2018, quando Modi se tornou primeiro-ministro indiano, para marcar o 143º aniversário do nascimento de Patel.

O partido nacionalista hindu de Modi, Bharatiya Janata Party (BJP), tem procurado cooptar heróis do movimento de independência, como Patel, em uma tentativa de promover a história da Índia e um forte senso de identidade hindu.

“A estátua lembrará àqueles que questionam a existência da Índia que esta nação foi – é e será – eterna”, disse o primeiro-ministro Modi na cerimônia de inauguração.

“A altura da estátua é para lembrar aos jovens que o futuro do país será tão grande quanto este. Também é um símbolo de nossa acessibilidade de engenharia e tecnologia”, acrescentou.

Embora o monumento fosse um símbolo da unidade nacional, nem todos ficaram felizes com sua construção. Um dia antes de ser oficialmente revelado, pelo menos 300 ativistas foram presos por protestar contra a estátua. Depois que a construção supostamente deslocou agricultores e moradores próximos, alguns argumentaram que o projeto beneficiou apenas a indústria do turismo e empreiteiros de construção, não residentes locais.

A Estátua da Unidade pode não segurar a coroa da maior estátua do mundo por muito tempo, no entanto.

A Índia anunciou planos para construir uma estátua de até 212 metros (696 pés) de altura em uma ilha artificial no Mar da Arábia, perto da costa de Mumbai. Conhecido como Shiv Smarak , destina-se a retratar Chhatrapati Shivaji Maharaj, o rei guerreiro indiano do século XVII e fundador do Império Maratha. Embora se esperasse que a estátua fosse concluída até 2022, ela ainda não foi concluída, sem data de inauguração à vista.