Cientistas criam máquina que extrai água da umidade do ar

Uma empresa israelense chamada Water-Gen, criou um sistema que utiliza um conjunto de “folhas” de plástico para canalizar o ar em várias direções, a equipe desenvolveu geradores de água que parecem criar água potável a partir do nada.

Nossa atmosfera está cheia de vapor de água que aquecido pelo sol evapora dos oceanos, rios, lagos, das plantas, do homem e animais.  Quando a temperatura do vapor fica baixo o suficiente, ele é transformado novamente em água. A presença de vapor se torna especialmente evidente no verão, quando gotículas em copo de água gelada e ar condicionado, são observados.

Máquina que extrai água da umidade do ar

A Empresa tem como objetivo extrair o máximo de água potável possível, para resolver o problema de países onde a disponibilidade de água potável é inexistente. Water-Gen é uma das sete empresas israelenses que apresentaram inovações tecnológicas na Assembleia Geral das Nações Unidas, na última semana de setembro.

Atualmente, a empresa faz três tamanhos de máquinas geradoras de água, cada um dos quais deve ser conectado a uma fonte de energia. A 80 graus e 60 por cento de umidade, o maior pode render cerca de 825 galões (3.122 litros) por dia. Water-Gen estima que com os  preços atuais de energia, a água gerada vai custar menos de 10 centavos por galão (3,7 litros).

A equipe da Water-Gen tem como objetivo trazer a tecnologia para dois tipos de locais: áreas que não têm água potável na torneira em locais que são quentes e úmidos.

Fonte: [Science Alert]