Wulfenita

A wulfenita é um molibdato relativamente comum, um típico mineral secundário em jazidas de Pb. Integra minérios polimetálicos, principalmente de Pb e Zn. Há um processo industrial (patenteado pela Union Carbide and Carbon Corporation) para extração do Mo da wulfenita. Cristais bem formados de wulfenita alcançam altos preços no mercado de minerais de coleção. Wulfenita é classificada no Grupo da Scheelita e forma uma solução sólida completa com stolzita (PbWO4). A alguns membros dessa solução sólida foram atribuídos nomes (e.g., Chillagita para 64% wulfenita e 36% stolzita), mas a Associação Mineralógica Internacional decidiu que esses nomes não são necessários.

Localidade: Mezica (Miess), Eslovênia, Europa / Foto Copyright © Crystal Classics

Há mais quatro variedades (com Ca, com Cr, com W, com V). Impurezas comuns em wulfenita são Cr, As, W, Ti, V e Ca. Quando em cristais piramidais e prismáticos, mostra uma hemiedria distinta. Os cristais, de até 11 cm, podem ser piezoelétricos. Às vezes é fluorescente em amarelo escuro a laranja sob ondas UV curtas e com cores laranja escuras a vermelhas sob ondas UV longas.

Geologia e depósitos

A wulfenita é um dos muitos minerais secundários que se formam nas porções oxidadas de minérios hidrotermais de Pb, geralmente com galena associada a esfalerita. O Mo na fórmula geralmente foi introduzido no depósito a partir de fontes externas. Excepcionalmente a wulfenita pode precipitar a partir de gases vulcânicas em fumarolas a temperaturas entre 400 e 550ºC.




Associações Minerais:

Associa-se a minerais de ganga comuns como quartzo, barita, fluorita e carbonatos (calcita). Evidentemente ocorre com galena (a partir da qual se formou) e com outros minerais secundários de Pb, como cerussita, piromorfita, descloizita, mimetita, plattnerita, vanadinita e anglesita. Na paragênese geralmente ocorre esfalerita e portanto haverá minerais secundários de Zn como smithsonita e hemimorfita. Também ocorrem sulfetos de Cu e portanto minerais secundários de Cu como malaquita e dioptásio. Com molibdenita, goethita e psilomelano.

 




Fonte:
https://www.ufrgs.br/minmicro/Wulfenita.pdf
https://www.instagram.com/p/CbFV1TjNSly/