Graças a toda a nossa poluição do plástico e testes nucleares, os seres humanos interromperam uma época geológica de 11.700 anos de idade, conhecido como o Holoceno, e iniciaram uma nova época, influenciada pelos seres humanos, o chamado o Antropoceno, dizem os especialistas.
Uma equipe internacional de pesquisadores recomendou ao Congresso Internacional de Geologia, na Cidade do Cabo, África do Sul na segunda-feira que o Antropoceno deve ser declarado oficialmente, o que sugere que a sua data de partida deve ser 1950 – quando os testes nucleares criaram uma nova camada (ou estrato) na superfície da Terra.
O grupo de 35 peritos, conhecido como o Grupo de Trabalho sobre o Antropoceno, teve uma votação sobre se devemos chamar oficialmente o Antropoceno, e 30 votaram a favor de declarar uma nova era geológica, enquanto três votaram contra e dois eram ausentes.
“Se a nossa recomendação for aceita, o Antropoceno terá começado um pouco antes de eu nascer (1950). Temos vivido a maior parte de nossas vidas em algo chamado o Antropoceno…”
Se você quiser definir uma nova época geológica humana de influência, não é tão simples como apenas listando todas as maneiras que os seres humanos têm mudado irrevogavelmente a experiência da vida na Terra.
Claro, estamos diretamente provocando a extinção de espécies, e aquecendo o planeta tanto que a Antártida está se desfazendo – oh e não vamos esquecer como os cientistas previram que, em 2050 , haverá mais plástico do que os peixes no oceano. Mas, para declarar uma nova época geológica, temos de ter feito, também, um impacto geológico. Um grande impacto.
Damian Carrington explica, que o impacto geológico deve ser global, e tem de ser significativo o suficiente para ser claramente definido no futuro registro geológico.
Agora que o grupo tenha votado nele, eles vão começar a investigações para garantir que o início do Antropoceno é cientificamente válido. Isso envolverá até três anos de amostragem e de análise de locais para identificar o mais convincente Padrão Global Estratigráfico Idade (GSSA) para o início da nova era – por exemplo, 1950 ou 1610 – que será apresentado como uma proposta formal à Comissão Internacional de Estratigrafia (ICS).
Se aprovado pelo ICS, ele vai precisar de ser ratificado pelo Comitê Executivo da União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS) para torná-lo oficial . Assim, o grupo de trabalho vai ser ocupado nos próximos anos, mas eles estão confiantes de que isso vai acontecer.
Fonte [Science Alert]