Vanadinita sobre Goethita

A goethita é um óxido muito comum, abundante em vários tipos de rochas e em solos. Participa da composição de muitos minérios de Fe e Mn. Goethita pode formar cristais prismáticos, estriados paralelamente a [001], com até 45 cm de comprimento. Cristais tabulares segundo {010} também ocorrem. Entretanto, o hábito mais comum da goethita é de agregados capilares a aciculares, formando tufos divergentes ou massas reniformes a botrioidais, bandadas ou não. Massas estalagtíticas com estrutura interna concêntrica ou radial fibrosa também são comuns. Em cristais de quartzo a goethita forma, muito frequentemente, inclusões de tufos radiais de cristais aciculares marrom-escuros. Na “limonita” (veja abaixo) ocorre quase criptocristalina. A goethita é trimorfa com feroxyhyta e lepidocrocita. Nos agregados pode estar intensamente contaminada, pode conter Al2O3, CaO, BaO, SiO2 e outros. É magnética se aquecida e possui 6 variedades. “Limonita” era considerada um mineral, mas na realidade é uma mistura de goethita, akaganeita, lepidocrocita e jarosita. Apenas com Difratometria de Raios X é possível confirmar essas espécies minerais.

Vanadinita sobre Goethita / Localidade: Taouz, Província de Er Rachidia, Região de Meknes-Tafilalet, Marrocos, África / Foto Copyright © Crystal Classics

A vanadinita é um vanadato mais raro, característico como mineral secundário de minérios polimetálicos contendo Pb. É um dos minérios mais importantes de V e uma fonte muito secundária de Pb. É classificada no Grupo da Apatita e é isoestrutural com piromorfita e mimetita, com as quais forma soluções sólidas. Pode conter As, Ca e P. Há duas variedades (com As, com Cu). Vanadinita se apresenta em prismas hexagonais bem desenvolvidos, podem ser prismáticos muito curtos (tabulares) a muito alongados (quase aciculares). Alcançam 15 cm. Também pode ser acicular, capilar, fibrosa, cavernoso ou esqueletal. Raramente arredondada a globular, As cores podem ser intensas, em vermelho-laranja, vermelho-marrom, vermelho intenso ou marrom. Também pode ser esbranquiçada ou amarelo-palha claro. Zonações ocorrem, assim como zonas concêntricas de composições distintas. Como vanadinita não é um mineral transparente formador de rocha nem um mineral de minério opaco, suas características ao microscópio, tanto de Luz Transmitida como de Luz Refletida, não são abordadas emnenhum dos dois grupos nos quais se dividem os livros e outras fontes de Mineralogia. Além disso, sua ocorrência em minérios oxidados, tipicamente cavernosos/porosos, dificulta a confecção de lâminas delgadas e seções polidas, exigindo impregnação. Por isso quase não se encontra informações e muito menos imagens de vanadinita.




Fonte:
https://www.ufrgs.br/minmicro/Vanadinita.pdf
https://www.ufrgs.br/minmicro/Goethita.pdf
https://www.instagram.com/p/CcnMDDpqsZm/