Atividade de Geografia sobre a Guiana Francesa, Atividade sobre a Guina, Atividade sobre o Suriname
Questão 01 – WIG – Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome de um país que NÃO faz fronteira com a Guiana:
(A) Brasil.
(B) Venezuela.
(C) Colômbia.
(D) Suriname.
VER RESPOSTA
ALTERNATIVA C
Questão 02 – ETEC – A República do Suriname localiza-se no norte da América do Sul e faz fronteira com a Guiana, com a Guiana Francesa e com o Brasil. Conta com uma área de aproximadamente 163 820 km² e uma população de aproximadamente 560 000 habitantes. Sua capital é a cidade de Paramaribo.
Sobre esse país é correto afirmar que
(A) foi a única colônia europeia na América a não adotar mão de obra escrava.
(B) era colônia holandesa e tornou-se um país independente em meados da década de 1970.
(C) sua língua oficial é o inglês, mas o espanhol é bastante utilizado, assim como alguns dialetos locais.
(D) é banhado pelo Oceano Pacífico e seu relevo é marcado pela existência da Cordilheira dos Andes, que corta o país de norte a sul.
(E) seu principal produto de exportação é a banana, o que torna sua economia estável devido às pequenas variações no mercado de commodities.
VER RESPOSTA
ALTERNATIVA B
Questão 03 – Banca MetroCapital Soluções – Assinale a alternativa que apresenta o nome do menor país da América do Sul, em termos populacionais:
(A) Uruguai.
(B) Guiana.
(C) Equador.
(D) Suriname.
(E) Bolívia.
VER RESPOSTA
ALTERNATIVA D
Questão 04 – Alternative Concursos – A fronteira terrestre representa cerca de 68% de toda a extensão dos limites territoriais brasileiros, colocando o Brasil em contato com dez outras nações sul-americanas. Sendo assim, assinale a alternativa que consta corretamente o nome de um país que faz fronteira ao norte com o Brasil:
a) Suriname
b) Paraguai
c) Uruguai
d) Equador
e) Peru
VER RESPOSTA
ALTERNATIVA A
Questão 05 – ESPM – A pressão começou na quinta-feira 22, quando o presidente Emmanuel Macron anunciou que levaria o tema à reunião do G-7.
A floresta em chamas roubou a cena durante a reunião do G-7 em Genebra.
Após a cúpula do G-7, o interesse pelo tema só cresceu. O Le Monde publicou em 28/8, uma foto das queimadas na Floresta Amazônica, captada por um satélite da NASA e com a inscrição ‘Os incêndios que assolam a floresta tropical na América do Sul são claramente visíveis do espaço’, observa o diário francês.
Fonte: Carta Capital, 4/9/2019. Ao fazer uma convocação geral, em cadeia nacional, para combater o desmatamento, os incêndios e investir no reflorestamento, Macron comentou que “a Amazônia é nosso bem comum, porque nós somos amazonenses, a Guiana Francesa está na Amazônia.”
A Guiana Francesa:
a) é uma ex-colônia francesa e hoje é um país independente, um Estado soberano, Guyane;
b) é um departamento ultramarino e região da França, na costa do Atlântico, ao norte da América do Sul, sendo o principal território da União Europeia no continente;
c) é um território autônomo, com alguma autonomia política e moeda própria, porém subordinado a Paris em questões de política externa e defesa;
d) foi uma antiga colônia francesa, hoje independente e conhecida como República da Guiana, que preserva os laços culturais e afetivos com a França;
e) é um território e região administrativa, contando com um administrador-chefe indicado pela França.
VER RESPOSTA
ALTERNATIVA B