O Sol é branco, e é branco por duas razões. Uma tem a ver com a luz que emite e a outra tem a ver com o funcionamento dos nossos olhos. O sol emite luz em todo o espectro eletromagnético, desde ondas de rádio até raios gama. Mas o Sol, como qualquer outro objeto, emite mais luz com base em sua temperatura. E para as estrelas isso tende a estar no que chamamos de luz visível. Essa distribuição é chamada de espectro, e a emissão do Sol é muito forte nesses comprimentos de onda.
Se o Sol fosse um emissor perfeito, seu pico seria em torno de 500 nanômetros. Isso está na porção verde do espectro visível. Mas o Sol não é verde porque também está emitindo muito azul, amarelo, laranja e vermelho, e a luz combinada acaba sendo o que chamamos de luz branca.
Por que não há estrelas verdes?
Você pode se perguntar se o leve verde extra não deveria dar pelo menos um pouco de tonalidade verde. Você poderia dizer com certeza, o Sol é branco, mas deve ter uma qualidade esmeralda, um verdejante. E agora outra percepção pode surgir em você. Você já ouviu falar de estrelas vermelhas, estrelas azuis e estrelas amarelas – afinal, o Sol é uma estrela amarela. Mas por que não há estrelas verdes ou estrelas roxas?
E é aí que entra a nossa visão. Os seres humanos veem a luz usando células especializadas chamadas bastonetes e cones. Os cones são os que veem cores e existem três tipos: L, M ou S, nomeados por sua capacidade de ver comprimentos de onda longos, médios ou curtos. Nosso olho não é uma máquina perfeita e esses cones não reagem igualmente a todas as cores. Vemos bem a luz verde porque ela não apenas aciona cones M, mas também alguns dos cones L e S, devido a uma sobreposição de sensibilidades.
E cruciais para a falta de estrelas verdes são os cones M. Se algo acionar tanto o M quanto o L, mesmo que esteja mais próximo da luz verde, pode parecer amarelo. Uma estrela vermelha ou uma estrela azul-branca pode ser identificada de forma mais inequívoca. As estrelas roxas são igualmente improváveis devido ao fato de que nossos olhos não são tão sensíveis ao roxo, então as veremos como azuis.
Aí está. O Sol é branco, e se lhe dermos uma tonalidade sutil seria amarelo – mas apenas por causa de como nossos olhos funcionam e como o céu o filtra. Nunca foi amarelo como o Sol dos Teletubbies !