A calcita é um carbonato extremamente comum, muito importante como formador de rocha, ocorrendo em sedimentos e em rochas ígneas, metamórficas e sedimentares. É um minério importante, com centenas de usos na indústria, como na fabricação do cimento, como carga mineral em cosméticos, tintas e borrachas, na siderurgia, na metalurgia, na agricultura e muitas outras.
Ao microscópio, calcita em grandes cristais bem formados (espática) apresenta clivagem e maclas; calcita microcristalina (micrita) não apresenta clivagem nem maclas. Macroscopicamente pode apresentar qualquer cor do preto ao branco, passando por todo o arco-íris; pode estar zonada ou bandada. Os cristais, inclusive formados facilmente a temperatura ambiente,apresentam mais de 2400 formas combinadas. Os maiores monocristais conhecidos tinham 7x7x2 e 6x6x3m e pesavam 250 toneladas. A calcita apresenta dezenas de hábitos diferentes. Muito útil no seu reconhecimento é a sua efervescência com ácido clorídrico diluído (~10%) a frio – basta uma gota para obter
o efeito. A calcita é trimorfa com aragonita e vaterita e forma uma série com a rhodocrosita. Pode conter Fe, Mg, Mn, Zn e Co. Possui pelo menos 20 variedades.
Pode apresentar fluorescência em vermelho, azul, amarelo e outras cores sob luz UV de ondas curtas e longas. É fosforescente, catodoluminescente, termoluminescente, raramente triboluminescente.
Características
Geologia e depósitos:
Calcita é o carbonato mais comum, pode ocorrer em praticamente todos os tipos de sedimentos e rochas, nestes últimos ou como mineral primário ou como secundário. Em calcários, mármores e carbonatitos é o principal mineral formador de rocha. É muito comum como acessório e pode preencher veios que atravessam as rochas. É um mineral muito comum como acompanhante de minerais de minério metálicos, neste caso chamado de minera da ganga. A lista de possibilidades é muito grande; calcita sempre pode estar presente pela sua facilidade em dissolver e reprecipitar.
Associações Minerais:
A calcita ocorre em tantas paragêneses diferentes, como mineral primário ou secundário, que qualquer lista de minerais associados sempre será incompleta. A calcita basicamente ocorre associada a qualquer outro mineral.
Fonte: UFRGS / https://www.ufrgs.br/minmicro/Calcita.pdf