Cratera de impacto ou astroblema é uma estrutura constituída a partir do impacto de um meteorito na superfície terrestre. Essa formação, pode apresentar dimensões de apenas alguns metros até dezenas de quilômetros de diâmetro. Esta variação está condicionada ao tamanho do meteorito e a velocidade do impacto.
Astroblema é uma palavra derivada de dois radicais gregos astron, que significa “astro” e blema, que quer dizer “cicatriz”. Uma cratera de impacto é justamente isso, uma cicatriz marcada na litosfera ocasionada pela colisão de um astro (asteroide, meteorito ou cometa).
A morfologia e a estrutura da cratera de impacto de meteorito permitem distingui-la da cratera resultante de explosão vulcânica. O estudo da superfície da Lua, que, como se sabe, possui visíveis e bem delimitadas crateras de impacto, tem contribuído para compreender em detalhes essas estruturas no nosso planeta.
A cratera de impacto é um tipo de estrutura que apresenta em seu interior, rochas profundamente modificadas pelo metamorfismo de impacto. A energia, a pressão e o calor resultantes do impacto, têm o poder de provocar a desintegração do meteorito e de fundir as rochas do local atingido, em alguns instantes. Os minerais da região impactada são reequilibrados instantaneamente.
Lago Manicouagan é um lago anular no centro de Quebec, Canadá, cobrindo uma área de 1,942 km quadrados. A ilha do lago em seu centro é conhecida como Ilha René-Levasseur, e seu ponto mais alto é o Monte Babel.
Acredita-se que a estrutura tenha sido criada há 214 milhões de anos pelo impacto de um meteoro de 5 km de diâmetro. O lago e a ilha são claramente vistos do espaço e às vezes são chamados de “olho de Quebec”.
.