A Europa é um continente que está localizado no hemisfério norte do globo terrestre. Compreende uma área total de 10.498.000 km2 e possui uma população de 744,7 milhões de habitantes.
A Federação Russa é o maior país da Europa, com 17.075.400 km2, e o mais populoso, com 143,5 milhões de habitantes.
Em seguida vem Alemanha com 357.120 km2, com uma população de 81,89 milhões de habitantes.
A Europa se limita ao norte com o Oceano Glacial Ártico; a leste com os Montes Urais; ao sul com o Mar Mediterrâneo; e a oeste com o Oceano Atlântico.
Países da Europa
A Europa é formada por 50 países. Há grande diversidade entre os tamanhos de cada um e podermos encontrar os pequenos Vaticano (0,44 km2), Mônaco (0,44 km2), San Marino (61,2 km2), Liechtenstein (160 km2) e o Principado de Andorra (468 km2).
Apesar de estarem entre dois continentes, Ásia e Europa, os maiores países da Europa são a Federação Russa, o Cazaquistão e a Turquia.
A ilha de Chipre, faz parte da Ásia, mas politicamente, pertence à Europa. A pequena ilha está ocupada pela Turquia e Reino Unido, que ainda mantém bases militares ali. Parte do território, o sul, foi admitida na União Europeia em 2004.
A Geórgia, o Azerbaidjão e a Armênia, sob o ponto de vista geográfico, são países pertencentes ao continente asiático. Estão localizados na região do Cáucaso, considerados países transcontinentais.
O Azerbaidjão e a Geórgia fazem fronteira com a Rússia (parte europeia), sendo que o primeiro é membro do Conselho da Europa desde 25 de janeiro de 2001.
Leste Europeu
O Leste Europeu é formado por países localizados no centro do continente europeu.
Este termo indica uma série de países que tiveram uma trajetória histórica e cultural diferente dos países da Europa Ocidental.
Também podemos designá-lo Europa Oriental ou Europa do Leste.
Países do Leste Europeu
- Albânia
- Bielorrússia
- Bósnia-Herzegovina
- Bulgária
- Croácia
- Eslováquia
- Eslovênia
- Estônia
- Geórgia
- Hungria
- Letônia
- Lituânia
- Macedônia do Norte
- Moldávia
- Montenegro
- Polônia
- Tchéquia (República Tcheca)
- Romênia
- Rússia
- Sérvia
- Turquia
- Ucrânia
Cidades do Leste Europeu
Atualmente, várias cidades do Leste Europeu passam por um processo de descoberta pelos próprios vizinhos e turistas de todo mundo.
Todas elas atraem pela incrível oferta cultural e também pelos preços mais baratos que outras capitais, como Londres ou Paris.
Desta maneira, estão cada vez mais populares entre os viajantes: Praga, capital da República Tcheca, Budapeste, capital da Hungria, e Zagrebe, capital da Croácia.
Resumo
Os países do Leste Europeu são agrupados conforme suas características culturais e históricas.
Normalmente, reúnem países que ficaram sob a influência da Igreja Ortodoxa e possuem o idioma de origem eslava.
Muitos deles, como Sérvia, Montenegro e Croácia foram dominados pelo Império Turco-Otomano. Por isso, encontramos um número grande de muçulmanos estabelecidos ali há vários séculos.
Por sua vez, regiões como a Hungria, República Tcheca e a Eslováquia fizeram parte do Império Austro-Húngaro. Possuem uma cultura próxima ao ocidente, apesar de não terem sido ocupados pelo Império Romano.
Depois da Primeira Guerra Mundial, os Impérios que dominavam essa região se desfizeram.
Nesse momento, vários povos conseguiram a sua independência. Foram criados o Reino da Iugoslávia e os países Áustria, Hungria, Tchecoslováquia, Albânia, Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia e Polônia.
A Guerra Fria e o Leste Europeu
Depois da Segunda Guerra Mundial, a região foi libertada dos nazistas pelos soviéticos. Assim, essas nações adotaram o socialismo como regime de governo.
Também assinaram o Pacto de Varsóvia em 1955, a fim de estabelecerem uma união e um sistema de defesa parecido ao da OTAN.
A única exceção foi a Iugoslávia, que não se alinhou com a política soviética, embora fosse socialista.
De todas as formas, a expressão “leste europeu” foi largamente utilizada para designar os países do continente que haviam adotado o socialismo como regime de governo.
Devido ao isolamento e à influência da União Soviética nesses países, o ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill denominou este processo de Cortina de Ferro.
Queda do Muro de Berlim (1989)
Em 1989, com a queda do Muro de Berlim, os regimes socialistas foram caindo um após o outro no Leste Europeu. Com exceção da Romênia e da Iugoslávia, a transição foi realizada de maneira pacífica.
Na Romênia, houve uma disputa entre os antigos dirigentes socialistas, o Exército e o povo. O levante popular bombardeou edifícios de Bucareste, e o dirigente e sua mulher, Nicolai Ceausescu e Elena Ceausescu, foram presos e fuzilados.
A antiga Iugoslávia mergulhou num conflito sangrento, onde cada uma das nações da antiga república socialista desejava constituir um país soberano.
A década de 90 foi especialmente dura, pois estas nações tiveram que passar de uma economia estatal para uma economia de mercado.
Atualmente, alguns dos antigos países do Leste Europeu fazem parte da União Europeia, tornando o termo obsoleto.
Países transcontinentais na Europa
- Rússia
- Cazaquistão
- Azerbaidjão
- Geórgia
- Armênia
- Turquia
- Chipre
União Europeia
A União Europeia (UE) é um bloco econômico e político, cujo objetivo principal é manter a paz no continente europeu através de programas econômicos, sociais e culturais.
Do total, 27 países participam da União Europeia, a saber:
- Alemanha
- Áustria
- Bélgica
- Bulgária
- Chipre
- Croácia
- Dinamarca
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Estônia
- Finlândia
- França
- Grécia
- Hungria
- Irlanda
- Itália
- Letônia
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Países Baixos
- Polônia
- Portugal
- República Checa
- Romênia
- Suécia
Como este bloco possui uma moeda em comum, o euro, 19 países o instituíram como moeda oficial.
Brexit:
Pela primeira vez na história desta associação, um dos seus membros, o Reino Unido, pediu o desligamento desta instituição. O processo começou em 2017 e é conhecido como Brexit.
Economia da Europa
A economia da Europa é diversificada, com predomínio na indústria e na área de serviços.
Indústria Europeia
Entre os países mais industrializados encontram-se a Alemanha, o Reino Unido e a França.
O continente se destaca na fabricação de automóveis, calçados, indústria do luxo (cosméticos e vestuário). Apesar disso, a crise mundial de 2008, elevou a taxa de desemprego do continente europeu.
A França é o primeiro país produtor de energia nuclear do mundo, da qual extrai 76% das suas necessidades de eletricidade, além de vender parte para a Alemanha e Bélgica.
Agricultura Europeia
A agricultura, em alguns países europeus, não é suficiente para atender as necessidades da população. No Reino Unido, a agricultura ocupa pequena parte do território.
A utilização da mão de obra agrícola é a mais baixa do mundo e a produção de alimentos atende apenas 40% das necessidades alimentares da população, o restante é importado.
Países como a Espanha e Itália são grandes produtores de carnes, azeite de oliva e frutas. Já a França, se destaca com os vinhos e produtos lácteos.
Serviços e Finanças na Europa
O setor de serviços é o mais forte na Europa. Para se ter uma ideia, das vinte maiores empresas deste continente, 12 são do setor financeiro como o banco britânico HSBC ou a seguradora alemã Allianz.
O turismo também é essencial para manter o equilíbrio das contas. Portugal, por exemplo, recebe cerca de 12,76 milhões de visitantes no ano de 2018 e esta atividade já responde a 13,7% do PIB deste país, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística.
Clima e Vegetação da Europa
O clima e as paisagens da Europa apresentam três grandes regiões naturais:
- A Europa do Norte: domínio de tundra (vegetação rasteira, que suporta temperaturas muito baixas), planícies subpolares e montanhas (clima polar). Domínio da taiga e de terrenos onde se desenvolvem plantas rasteiras e silvestres; região de frio menos intenso a oeste devido à influência marítima (clima frio).
- Europa oceânica e continental das planícies: região de planícies, meio natural alterado pela ação do homem e predominância da agricultura (clima temperado). Regiões montanhosas com domínio de florestas e muitos trechos modificados pelo homem e algumas regiões com clima semiárido.
- Europa montanhosa do sul: região de clima frio de altas montanhas. Região mediterrânea com montanhas e lugares modificados pela ação do homem e regiões de planícies e planaltos mediterrâneos (clima mediterrâneo).
Cultura Europeia
A cultura europeia é diversificada sendo a soma de vários povos, religiões e saberes que se desenvolveram nesta região.
A primeira civilização que influenciou o continente foi a grega. Apesar de serem um punhado de cidades que competiam entre si, os gregos deixaram marcas na política, filosofia, medicina, astronomia, arte, etc.
Posteriormente, foram dominados pelos romanos que copiaram vários de seus ensinamentos e expandiram seus domínios até o norte, na atual Inglaterra. Os romanos levaram seu sistema jurídico e costumes por todo continente.
Da mesma forma, com o advento do Cristianismo, os povos europeus começaram a desenvolver a pintura, arquitetura, escultura e a música sempre relacionadas ao tema religioso.
Já no século XIV e XV, a revalorização da Antiguidade Clássica, a constatação que há outras terras além do Oceano, mudam a compreensão que os europeus têm de si mesmo e do mundo.
Neste continente, igualmente, são criadas as máquinas que permitem a Revolução Industrial, o liberalismo e a luta pelo igualitarismo. A arte passa a ser um mosaico de movimentos artísticos como Impressionismo, Cubismo, Surrealismo e tantos outros que irão ser reinterpretados por artistas de todo o mundo.
Curiosidades da Europa
- Vaticano é o menor país da Europa
- A Torre Eiffel construída na França foi concebida como peça central para comemorar o centenário da Revolução Francesa
- Reino Unido e França são interligados por um túnel por baixo do mar – o Eurotúnel
- O Rio Volga é considerado o maior Rio do continente europeu em extensão
- O Leste Europeu também pode ser chamado de Europa Oriental ou Europa do Leste
- A Alemanha é o país da Europa que possui maior parque (zona) industrial