a) a soberania político-militar dos Estados Unidos, como medida de poder no mundo economicamente multipolar.
b) o fortalecimento econômico tecnológico e bélico do mundo islâmico sobre o Ocidente.
c) as mudanças na hierarquia internacional, para designar os múltiplos centros de poder militar, a partir da hegemonia norte-americana.
d) a emergência da reclassificação de desenvolvidos, nos países do Norte, e de subdesenvolvidos e emergentes, nos países do Sul.
e) o aumento da extensão da área de influência econômica dos Estados Unidos, com base na expansão de suas multinacionais, em todo o mundo.
ALTERNATIVA A
( ) O NAFTA foi o primeiro de todos os megablocos, razão pela qual todos os seus componentes já atingiram o mesmo grau de desenvolvimento.
( ) Um dos problemas da globalização é o desequilíbrio na distribuição de renda, que fica concentrada em mãos de uma minoria, sendo essa uma das contradições do capitalismo.
( ) A globalização desestabilizou a estrutura comercial e industrial dos países em desenvolvimento, em razão da concorrência e da competitividade.
( ) As fragmentações que ocorreram em alguns países estiveram da Europa Central estiveram associadas a fatores unicamente econômicos.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
a) F F V V
b) F V F V
c) F V V F
d) V F F V
e) V V F F
a) Até a primeira metade do século XX, o Brasil era exportador de produtos primários, mas hoje o país vende cada vez mais produtos industrializados e semimanufaturados.
b) Assim como na época da Guerra Fria, o Brasil apresenta uma política externa pouco ativa e ousada, não interferindo em assuntos internacionais.
c) O país possui um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, entidade criada no fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
d) O Brasil é considerado um país líder da América do Sul, firmando-se como uma potência regional, com total consentimento de países como a Argentina e a Venezuela.
Questão 05 – Sobre o protagonismo brasileiro na nova ordem mundial, podeͲse afirmar corretamente:
a) O quadro das importações não se alterou, neste século, pois o Brasil continua sendo grande comprador de produtos manufaturados e o seu principal parceiro comercial nas importações é a Colômbia.
b) O Brasil ainda não se descolou da influência norteͲ americana, continuando os EUA como seu principal parceiro comercial, seguido pela UE e depois China.
c) O intercâmbio comercial do Brasil com o exterior mostra a permanência de uma economia tipicamente subdesenvolvida, não ocorrendo nenhum processo que pode ser identificado como de uma economia industrializada.
d) Os produtos industrializados e semimanufaturados representam, atualmente, menos de 5% das exportações brasileiras e o comércio exterior brasileiro continua sendo um grande entrave nessa nova ordem mundial.
e) O Brasil é incontestável como potência regional da América do Sul, superando a Argentina, país que disputava a liderança com o Brasil, até o final do século passado.
ALTERNATIVA E
Questão 06 – Qual a definição CORRETA para o termo “Nova Ordem Mundial”?
a) É o campo político mundial após a Guerra Fria.
b) É a independência de alguns países após a Segunda Guerra Mundial.
c) São movimentos que ocorreram em algumas províncias brasileiras.
d) Nenhuma das alternativas.
ALTERNATIVA A
Questão 07 – A ordem mundial no século XXI caracteriza-se como
a) bélico-econômica.
b) unipolar.
c) multipolar, sob a tutela econômico-militar dos Estados Unidos da América e da Rússia.
d) multipolar, sob a tutela econômica dos Estados Unidos da América e a tutela militar da União Européia e da China.
e) unimultipolar: unipolar quanto ao poderio militar dos Estados Unidos da América, e multipolar quanto ao poderio econômico, representado por Estados Unidos da América, China e Comunidade Européia.
ALTERNATIVA E
Questão 08 – Denomina-se por Nova Ordem Mundial o campo político mundial após a Guerra Fria. A Nova Ordem Mundial – ou Nova Ordem Geopolítica Mundial – significa o plano geopolítico internacional das correlações de poder e força entre os Estados Nacionais após o final da Guerra Fria. Sobre o assunto, é correto afirmar:
a) O poderio militar e econômico promove o reordenamento da ordem mundial; a importância dos recursos naturais vem aumentando e se tornando essencial para a hegemonia de um país.
b) A nova ordem mundial promoveu o surgimento de organizações internacionais e a criação dos blocos econômicos que possibilitaram a promoção da paz no mundo, bem como o fim da pobreza e da desigualdade entre os povos.
c) Com o fim da Guerra Fria, a nova ordem mundial é caracterizada pela emergência de um mundo multipolar, cujo padrão de poder é essencialmente econômico.
d) A nova ordem geopolítica mundial divide o mundo em Leste e Oeste, é comandada pela União Soviética, que recebe apoio do Japão, dos EUA, da CEI, da China e da França, os quais são áreas periferizadas.
ALTERNATIVA C
Questão 09 – O desenho do cartunista Angeli ilustra
A Nova Ordem Mundial. |
a) conflitos entre civilizações.
b) divisão do mundo em classes sociais.
c) visão do mundo a partir de países do “Sul”.
d) situação regional econômica do mundo.
e) conflitos regionais.
ALTERNATIVA D
Questão 10 – A ordem mundial no século XXI caracteriza-se como
A) bélico-econômica.
B) unipolar.
C) multipolar, sob a tutela econômico-militar dos Estados Unidos da América e da Rússia.
D) multipolar, sob a tutela econômica dos Estados Unidos da América e a tutela militar da União Europeia e da China.
E) unimultipolar: unipolar quanto ao poderio militar dos Estados Unidos da América, e multipolar quanto ao poderio econômico, representado por Estados Unidos da América, China e Comunidade Europeia.
ALTERNATIVA E
Questão 11 – Palavras como globalização, imperialismo, neoliberalismo, multipolização e blocos econômicos tornaram-se parte do cotidiano das sociedades, principalmente a partir dos anos 70, do século XX. Cada uma delas faz parte do conjunto de acontecimentos chamado Nova Ordem Mundial. Sobre a Nova ordem Mundial podemos afirmar que:
1. Nova ordem Mundial é uma expressão utilizada para identificar a organização das relações internacionais pós-Guerra Fria.
2. A Nova Ordem Mundial estabeleceu-se no final da década de 80, do século passado, quando da Queda do Muro de Berlim e da desintegração do bloco soviético.
3. Atualmente as denominações “países capitalistas” e “países socialistas” foram substituídas pelos termos Norte e Sul para classificá-los, respectivamente, em desenvolvidos e subdesenvolvidos industrializados, também chamados “em desenvolvimento” ou “emergentes.”
4. No fim da década de 80 e início dos anos 90, do século XX, a bipolaridade mundial declinou; da polaridade ideológica e militar Leste/Oeste passou-se para a econômica e política Norte/Sul. O Norte pobre e em processo de industrialização e o Sul rico e industrializado.
Estão corretos:
A. somente os itens 1, 3 e 4.
B. somente os itens 2 e 3.
C. somente os itens 1 e 2.
D. somente os itens 1, 2 e 3.
ALTERNATIVA D
Questão 12 – “A tal ideologia globalitária, quase sem resistências, vem tentando demonstrar que, com a queda do Muro de Berlim e o fim do chamado mundo bipolar, o espaço político e econômico tornou-se mais homogêneo, menos conflitivo, havendo concordância a respeito das tendências evolutivas da economia e das sociedades”.
O autor se refere a uma interpretação da chamada nova ordem mundial. Sobre essa ordem é correto afirmar que
a) vivenciamos a globalização que tornou as relações comerciais internacionais bem mais harmoniosas, com a eliminação quase total dos obstáculos alfandegários.
b) assistimos ao fim da geopolítica, que é aquela ação dos países de colocarem à frente de todos os interesses gerais, seus próprios interesses econômicos e estratégicos.
c) na globalização há mais liberdade para a circulação de capitais no mundo, porém a falta de controles eficazes tem gerado situações de instabilidade econômica importantes.
d) o fim da ordem bipolar significou o fim do equilíbrio militar que mantinha certa paz no mundo; a consequência é o aumento significativo de conflitos e de guerras regionais.
ALTERNATIVA C
Questão 13 – São características a serem identificadas na nova ordem mundial, EXCETO:
A) Globalização financeira.
B) Estado mínimo.
C) Multipolarização.
D) Oposição leste/oeste.
E) Neoliberalismo.
ALTERNATIVA D