Questão 01 – A classificação do relevo brasileiro em grandes unidades, ou compartimentos, é uma síntese dos processos de construção e modelagem da superfície terrestre e das formas resultantes. Esta classificação distingue três tipos de compartimentos, que são:
A) Planaltos, Planícies e Dobramentos Modernos
B) Escudos Cristalinos, Bacias Sedimentares e Dobramentos Modernos
C) Planaltos, Planícies e Depressões
D) Plataforma Continental, Talude Continental e Fossa Abissal
E) Chapadas, Depressões e Bacias Sedimentares
Questão 02 – Sobre o relevo brasileiro, marque a afirmativa correta.
a) O relevo brasileiro é dividido em planaltos, planícies e depressões, cuja formação data de milhões de anos na escala geológica da Terra; tem sido moldado pelos processos endógenos e exógenos.
b) A planície amazônica abarca a maior disponibilidade hídrica do país, possui poucas reservas consideráveis para o extrativismo mineral e vegetal; entretanto seus problemas ambientais consistem no desmatamento e queimadas.
c) Os planaltos brasileiros, em sua maioria localizados no litoral brasileiro e com problemas de transgressão marinha, são utilizados no cultivo de monocultura de grãos.
d) Três grandes pesquisadores contribuíram com a classificação do relevo brasileiro: Aroldo de Azevedo na década de 1940, Aziz Nacib Ab`Saber na década de 1960 e Milton Santos na década de 1990.
Questão 03 – Assinale o que for correto sobre o relevo brasileiro.
01) A depressão do rio Miranda, na planície do Pantanal Mato-Grossense, é uma das poucas depressões absolutas do território brasileiro.
02) No Planalto Meridional, a depressão periférica aparece na zona de contato entre terrenos sedimentares e cristalinos. Os terrenos paleozóicos da borda leste da bacia do Paraná constituem uma depressão desse tipo.
04) Os planaltos brasileiros podem apresentar morros, que freqüentemente recebem o nome de serras, quando se alinham; também podem apresentar chapadas, que são elevações de topo aplainado.
08) Atualmente, não existem vulcões ativos no Brasil. Porém um dos maiores derrames basálticos do mundo ocorreu aqui, na Era Mesozóica, afetando uma extensa área da atual região Sul e parte das regiões Sudeste e Centro- Oeste do País.
16) Os planaltos sedimentares brasileiros correspondem a zonas de reativação dos processos tectônicos, onde a crosta terrestre se eleva, a cada ano, devido à isostasia.
32) O Complexo Cristalino Brasileiro é constituído por rochas magmáticas vulcânicas e metamórficas. Essas áreas estão associadas a solos muito férteis, mas são pobres em recursos minerais do subsolo.
Questão 04 – Assinale o que for correto sobre o relevo e sua dinâmica no território brasileiro.
01) A classificação mais recente do relevo brasileiro foi baseada em grandes unidades ou compartimentos, dividindo-se em três tipos: os planaltos, as depressões e as planícies.
02) Ao longo do território brasileiro, não são encontradas cadeias montanhosas formadas por dobramentos modernos, pois o país se encontra no meio da placa tectônica sul-americana.
04) Os fatores climáticos atuais não interferem na dinâmica do modelado do relevo brasileiro, devido à proximidade dele com a linha imaginária do Equador.
08) As frentes de cuestas são feições do relevo que ocorrem devido à erosão diferencial e são características de diversas áreas do Brasil.
16) Ao longo do litoral brasileiro, sucedem-se paisagens muito diversificadas. No litoral nordestino, destacam-se as formações arenosas dispostas paralelamente às linhas de maré, são as conhecidas enseadas que, em alguns trechos, circundam as escarpas da Serra do Mar.
Questão 05 – Do ponto de vista do Relevo Brasileiro, assinale a alternativa que apresenta o maior Pico do Brasil.
a) Pico 31 de Março
b) Pico da Neblina
c) Pico da Bandeira
d) Pico do Cruzeiro
e) Pico do Cristal
Questão 06 – Na década de 1980, o professor Jurandyr Ross, com base no Projeto RADAM Brasil, realizou uma nova classificação do relevo brasileiro baseado em três pilares: morfoestrutura, morfoescultura e morfoclimática. Nessa nova classificação, o Brasil foi dividido em 28 unidades de relevo, sendo que todas se enquadram em três tipos de relevos gerais. São eles:
a) planaltos, planícies e depressões.
b) serras,montanhas e cordilheiras.
c) escudos cristalinos, planaltos e planícies.
d) crátons, depressões e bacias oceânicas.
e) bacias sedimentares, crátons e cordilheiras.
Questão 07 – As formas do relevo terrestre resultam de combinações complexas de elementos representados pelo clima, pelas estruturas e pela tectônica. Sobre as estruturas e o relevo brasileiro, assinale o que for correto.
01) O território brasileiro é constituído, na sua maior parte, por estruturas e litologias antigas, que datam do Pré-Cambriano ao Mesozoico. Contudo, as formas de relevo são mais recentes, formadas no Terciário e no Quaternário.
02) A formação dos crátons e das bacias sedimentares brasileiras foi a principal responsável pela configuração atual do continente sul-americano e das formas de relevo geradas.
04) As bacias hidrográficas constituem estruturas que podem ter dimensões subcontinentais, como a Bacia Hidrográfica do Rio Paraná. Essas bacias são preenchidas de sedimentos de várias eras geológicas, podendo conter inclusive importantes jazidas petrolíferas.
08) O Escudo das Guianas e o Escudo do Brasil Central são províncias geológicas antigas e estáveis. Sobre essas províncias geológicas encontram-se, respectivamente, os Planaltos Residuais do Norte da Amazônia e os Planaltos Residuais do Sul da Amazônia.
16) O Ciclo Brasiliano foi um importante evento orogênico ocorrido no Éon Proterozoico e que afetou extensa faixa de terras, hoje conhecida no Brasil como Província Estrutural da Mantiqueira, e na qual está localizada a Serra do Mar.
Questão 08 – O relevo brasileiro apresenta várias unidades distintas, tanto do ponto de vista geológico, quanto do ponto de vista fisiográfico. Sobre essa questão, é correto afirmar:
a) Na região Sul predominam as formações de Serra, uma extensão da Serra do Mar e da Geral, que marcam a paisagem dessa região.
b) A Planície Amazônica é formada por formações geológicas antigas que datam do pré-cambriano, com rochas do tipo cristalino.
c) A Planície do Pantanal se apresenta como uma formação deprimida entre o Planalto Atlântico e o Planalto das Guianas.
d) O Planalto Atlântico apresenta na região Sudeste formações cristalinas onde se destacam a Serra do Mar e a da Mantiqueira, com formações em meia laranja.
Questão 09 – Uma das classificações do relevo brasileiro foi elaborada pelo geógrafo Jurandyr Luciano Sanchez Ross (USP).
Sobre as características da referida classificação, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) No Brasil, as estruturas geológicas são antigas, com exceção das bacias de sedimentação recente, como a do Pantanal Mato-grossense, a Amazônica ocidental e trechos do litoral que são do Terciário e Quaternário (Cenozoico).
b) Uma das estruturas que ocorre no território brasileiro é a das bacias sedimentares, formadas ao longo do período Fanerozoico, ou seja, nos últimos 600 milhões de anos; nelas são encontrados sobretudo arenitos de diferentes idades e granulações.
c) As unidades das planícies apresentam relevos gerados por deposição de sedimentos recentes e estão associadas aos depósitos do período Quaternário.
d) Na plataforma Amazônica, no trecho posicionado ao norte do planalto Amazônico, os terrenos são mais altos e constituídos principalmente por rochas magmáticas recentes, ocorrendo frequentemente rochas extrusivas, como o basalto.
Questão 10 – A classificação do relevo brasileiro em grandes unidades, ou compartimentos, é uma síntese dos processos de construção e modelagem da superfície terrestre e das formas resultantes. Esta classificação distingue três tipos de compartimentos, que são:
a) Planaltos, Planícies e Dobramentos Modernos
b) Escudos Cristalinos, Bacias Sedimentares e Dobramentos Modernos
c) Planaltos, Planícies e Depressões
d) Plataforma Continental, Talude Continental e Fossa Abissal
e) Chapadas, Depressões e Bacias Sedimentares
Questão 11 – A respeito das estruturas e formas do relevo brasileiro, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Grande parte das rochas e estruturas que sustentam as formas do relevo brasileiro são anteriores à atual configuração do continente sul-americano, que passou a ter o seu formato depois da orogênese andina e da abertura do oceano Atlântico, a partir do Mesozoico.
( ) Em virtude das prolongadas fases erosivas, as grandes formas do relevo do território brasileiro passaram a desempenhar um papel determinante na configuração da macroestrutura do subsolo.
( ) Quanto às dinâmicas dos soerguimentos orogenéticos, apesar de atingirem a borda oriental do continente sul-americano no Cenozoico, no Brasil sua repercussão se deu consistentemente na parte ocidental.
( ) As formas grandes e pequenas do relevo brasileiro têm como mecanismo genético, de um lado, as formações litológicas e os arranjos estruturais antigos, e de outro os processos mais recentes associados à movimentação das placas tectônicas e ao desgaste erosivo de climas anteriores e atuais. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – V – F.
b) V – F – F – V.
c) F – F – V – V.
d) F – V – V – F.
e) V – V – F – F.