Questão 01 – Houve duas razões principais para a guerra. A primeira foi a pretensão de Eduardo III, rei da Inglaterra, ao trono francês. Em 1337, intitulando-se rei da França, iniciou a invasão a fim de fazer valer os seus direitos. A segunda causa da guerra era de natureza econômica. A Flandres, rica região produtora de tecidos, servia de disputa entre franceses e ingleses. Assinale a alternativa que aponta corretamente a guerra ao qual o texto faz referência.
a) Guerra Santa.
b) Guerra dos Cem Anos.
c) Guerra das Duas Rosas.
d) Guerra Franco-Prussiana.
e) Guerra dos Reis.
VER RESPOSTA
ALTERNATIVA B
Questão 02 – A mais longa Guerra medieval (1337-1453) teve como palco a França invadida pela Inglaterra. Sobre a Guerra dos Cem Anos, podemos dizer:
A) teve como uma de suas causas a disputa, entre os dois países pelo domínio de Flandres, região produtora de tecidos situada no norte da Europa.
B) A guerra terminou com a vitória francesa. Entre suas consequências, podemos citar: crise na agricultura, fortalecimento do poder real, decadência do feudalismo.
C) No último período da Guerra dos Cem Anos se destacaram a liderança e o discurso nacionalista de Joana D’Arc.
D) Todas as alternativas estão corretas.
VER RESPOSTA
ALTERNATIVA D
Questão 03 – Assinale a alternativa correta sobre a chamada Guerra dos Cem Anos (1337-1453), entre Inglaterra e França.
a) O conflito marcou a gradual transformação dos exércitos feudais em forças militares profissionalizadas e iniciou o lento processo de decadência da aristocracia feudal nos respectivos países.
b) A guerra foi vencida pela Inglaterra e teve como consequência a eclosão de rebeliões na França que culminaram com a deposição da dinastia dos Valois do trono francês.
c) O confronto consolidou a transformação da Inglaterra na principal potência econômica do período moderno, por meio do processo de pacificação interna que se seguiu à guerra.
d) A consequência da guerra para os dois países foi a consolidação de estruturas sociais feudais, tornadas mais fortes com o enfraquecimento das monarquias centrais.
e) A origem do conflito foi a invasão da Inglaterra pela França e a subsequente instalação de uma dinastia pró-França no trono inglês, derrubada ao longo da guerra.
VER RESPOSTA
ALTERNATIVA A
Questão 04 – Guerra dos Cem Anos – Denominação dada a uma série de conflitos ocorridos entre a França e a Inglaterra no período 1337-1475. O termo, que vem sendo considerado impróprio, é uma criação moderna dos historiadores do século XIX, introduzido nos manuais escolares. (…) Alguns historiadores têm mesmo proposto que seja utilizada a expressão “cem anos de guerra” e não a tradicional. (Antônio Carlos do Amaral Azevedo, Dicionário de nomes, termos e conceitos históricos apud Luiz Koshiba, História: origens, estruturas e processos) Sobre essa guerra, é correto afirmar que
a) decorreu diretamente da chamada Crise do Século XIV, pois a Inglaterra e a França tinham leituras divergentes da paralisia econômica que atingiu a Europa ocidental desde os primeiros anos desse século.
b) resultou da imediata reação da França, aliada dos reinos de Castela e Aragão, à aliança econômica e militar entre a Inglaterra e Portugal, iniciando o mais sangrento conflito bélico da Europa moderna.
c) desenrolou-se quase toda em território francês, com batalhas entremeadas por tréguas e períodos de paz, e as suas origens se ligam à sucessão do trono francês, também disputado pela Inglaterra.
d) derivou da disputa por territórios recém-descobertos por franceses no norte da África, mas que eram estratégicos para a expansão da economia inglesa, já produtora de manufaturados.
e) desenvolveu-se no contexto das reformas religiosas, obrigando cada nação europeia a se posicionar na defesa ou não do papado, fator principal do conflito bélico entre franceses e ingleses.
VER RESPOSTA
ALTERNATIVA C
Questão 05 – A guerra dos Cem Anos (1337-1453) tumultuou a vida política da Europa. De fato, essa guerra:
a) envolveu a França e a Inglaterra, com a participação também decisiva da Espanha.
b) quebrou a economia europeia, interrompendo todo comércio de especiarias com o Oriente.
c) acabou com os privilégios da nobreza francesa e com a organização da monarquia constitucional.
d) teve a participação da camponesa Joana D’Arc, integrada e atuante no exército francês.
e) firmou a liderança política da Inglaterra, com a chegada do absolutismo de Henrique IV.
VER RESPOSTA
ALTERNATIVA D