c) A Semana de 1922 somou-se ao regionalismo nordestino para mostrar as raízes da cultura brasileira, recusando qualquer interferência da arte estrangeira. Os modernistas fizeram, com isso, uma forte crítica à modernização e à alfabetização brasileira.
ALTERNATIVA A
Questão 02 – FUVEST – Ao convidarem Graça Aranha para proferir a palestra de abertura da “Semana de Arte Moderna”, em fevereiro de 1922, os jovens, empenhados em subverter os conceitos de arte que consideravam tradicionais,
b) não tinham objetivo político em mente, apenas revelavam sua admiração pelo autor de “Brasil: país do futuro”.
c) queriam mostrar ao mundo quem era o modelo vivo de Macunaíma.
d) buscavam um literato que fosse tão inovador na sua arte quanto Villalobos o era na música e Anita Malfatti na pintura.
e) revelavam que, para eles, o apoio da oligarquia paulista era indispensável para o sucesso da iniciativa.
ALTERNATIVA E
Questão 03 – UNIFOR – A Semana de Arte Moderna de 1922, realizada na cidade de São Paulo, identifica-se com
(B) os ideais estéticos e morais da aristocracia cafeeira, proposto no manifesto informalista.
(C) a contestação no campo das artes ao modelo neoliberal e desenvolvimentista que caracterizava o governo do presidente Deodoro da Fonseca.
(D) a reação cultural favorável ao impressionismo e aos padrões estéticos estrangeiros, introduzidos no Brasil pelos neo-expressionistas.
(E) a contestação à industrialização de São Paulo, bem como as reivindicações operárias expressas no manifesto contextualista e no pós-modernismo.
ALTERNATIVA A
Questão 04 – UFF – “Só a antropofagia nos une(…) Tupi, or not Tupi that is the question (…) Contra todos os importadores de consciência enlatada. A existência palpável da vida (…). Nunca fomos catequizados. Fizemos foi Carnaval. O índio vestido de senador do Império (…) Peste dos chamados povos cultos e cristianizados, é contra ela que estamos agindo. Antropófagos” (ANDRADE, Oswald. Manifesto Antropófago. SP, 1928)
(B) uma declaração de princípios nacionalistas que criticam a incorporação da cultura americana e o Estado Novo;
(C) a associação da Antropofagia ao Modernismo como uma das correntes em que este se dividiu, internamente, opondo-se ao Romantismo;
(D) a consideração da Antropofagia como um processo de devoração cultural das técnicas autenticamente nacionais, visando a reelaborá-las;
(E) a acentuação do caráter de busca da identidade nacional do modernismo pela valorização das raízes brasileiras.
ALTERNATIVA E
Questão 05 – FGV-SP – Leia o texto.
A Semana de 22 não foi um fato isolado e sem origens. As discussões em torno da necessidade de renovação das artes surgem em meados da década de 1910 em textos de revistas e em exposições, como a de Anita Malfatti em 1917. Em 1921 já existe, por parte de intelectuais como Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia, a intenção de transformar as comemorações do centenário em momento de emancipação artística. (…) (www.itaucultural.org.br)
b) a rejeição ao conservadorismo presente na produção artística brasileira, defendendo novas estéticas e temáticas, como a discussão sobre as questões brasileiras.
c) que os artistas estabelecessem vínculos com correntes filosóficas, mas não com projetos políticos e ideológicos, fossem estes progressistas ou conservadores.
d) o reconhecimento da superioridade da arte europeia e da importância da civilização portuguesa no notável desenvolvimento cultural brasileiro.
e) que apenas as artes plásticas, com destaque para a pintura, poderiam representar avanços revolucionários em direção a uma arte de fato inovadora.
ALTERNATIVA B
Questão 06 – CEFET-MG – O trecho abaixo é do Manifesto Antropófago, escrito por Oswald de Andrade em 1928.
b) rejeição da cultura americana pelo repúdio de princípios nacionalistas.
c) valorização das raízes brasileiras para construir a identidade nacional.
d) devoração cultural das técnicas autenticamente nacionais para reelaborá-las.
ALTERNATIVA C
Questão 07 – CEFET-MG – A Semana de Arte Moderna de 1922, movimento artístico-cultural organizado para valorizar a nacionalidade, objetivava
b) promover a difusão dos modelos artísticos nacionais.
c) refletir a importância da literatura sobre as outras artes.
d) dificultar a propagação da arte popular nos meios de comunicação.
ALTERNATIVA B
Questão 08 – UNESP – Entre 11 e 16 de fevereiro de 1922, realizou-se no Teatro Municipal de São Paulo a Semana de Arte Moderna. Segundo Mário de Andrade, as mudanças ocorridas a partir da Semana de 22 e do Movimento Modernista significaram a fusão de três princípios: o direito permanente à pesquisa estética, a atualização da inteligência artística brasileira e a estabilização de uma consciência criadora nacional. Está inteiramente correto considerar como conseqüências da Semana de Arte Moderna:
b) a formação de uma geração de artistas acadêmicos; o reconhecimento e a valorização das expressões artísticas da Missão Artística Francesa; a formação de grupos de artistas e de salões de arte neoclássicos.
c) a formação de uma geração de artistas que romperam com a estética modernista; o reconhecimento e a valorização das expressões artísticas contemporâneas; a formação de grupos de artistas e salões de arte em São Paulo e no Rio de Janeiro destinados a exposições de arte moderna.
d) a formação de uma geração de artistas que romperam com os ditames acadêmicos; o reconhecimento e a valorização das expressões artísticas dos primitivos; a formação de grupos de artistas, tais como o Clube dos Artistas Modernos e a Sociedade Pró Arte Moderna de São Paulo.
e) a formação de uma geração de artistas que romperam com o estilo clássico; o reconhecimento e a valorização das expressões artísticas do estilo Rococó; a formação de grandes exposições de Arte, como a Bienal de São Paulo.
ALTERNATIVA D