Questão 01 – IMA – No Brasil, o mais conhecido dos quilombos, local onde os escravos fugidos formavam seus núcleos de povoação, era Palmares, que se localizava na:
A) Serra da Barriga, atual estado de Alagoas.
B) Serra da Saudade, atual estado de Minas Gerais.
C) Serra do Capão, atual estado do Pará.
D) Serra da Mantiqueira, atual estado de Mato Grosso.
Questão 02 – FGV-SP – Palmares conseguiu fazer o medo senhorial referente às fugas escravas chegar a seu ponto máximo e também marcou o auge dos grandes exércitos de aniquilação. É relativamente frequente, na correspondência oficial entre a metrópole e os governos do final do século XVII, a equiparação de Palmares à invasão holandesa, pelos danos, perigos e dificuldades da guerra.
LARA, S. H., “Do singular ao plural. Palmares, capitães-do-mato e o governo dos escravos”. In REIS, J.J. e GOMES, F. dos S., Liberdade por um fio. História dos quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 87.
A respeito de Palmares e dos quilombos no Brasil, é correto afirmar:
a) Apesar de ser apontado como o maior quilombo da História do Brasil, Palmares ofereceu menor risco que outros quilombos, pela forte presença de missionários católicos em seu interior.
b) As ações de repressão e aniquilação dos quilombolas, no período colonial, deveram-se à estrutura política centralizada e à formação de forte exército senhorial, que impunham a ordem escravista no Brasil. c) Palmares e muitos dos quilombos surgidos na região nordeste mantiveram-se completamente fora do circuito das transações comerciais e da circulação de bens coloniais.
d) A violenta destruição de Palmares, ao final do século XVII, intimidou os escravos de outras regiões e marcou o início do declínio e do abandono dessa forma de resistência à escravidão no Brasil.
e) A população de Palmares foi ampliada durante as lutas entre lusobrasileiros e holandeses, que provocaram constantes fugas de escravizados das plantations.
Questão 03 – FATEC – Apesar das condições desfavoráveis e da grande vigilância por parte dos colonos portugueses, os negros escravos desenvolveram diferentes formas de resistência, entre as quais
a) a religião e a língua, que, por serem as mesmas em todo o continente africano, ajudaram na união dos negros em torno de seus deuses e seus costumes.
b) a formação de quilombos, uma tradição indígena incorporada pelos negros, sendo o mais famoso o Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, atual Estado de Alagoas.
c) o banzo, momento de euforia dos escravos, que se manifestava em festa ao som dos atabaques, causando grande temor aos brancos.
d) os quilombos, acampamentos organizados por grupos de escravos fugitivos, sendo o maior da América portuguesa o Quilombo dos Palmares, cujo primeiro grande chefe conhecido foi Ganga-Zumba.
e) os suicídios de escravos e os assassinatos de senhores, que foram a mais efetiva forma de resistência escrava, trazendo o fim da escravidão ainda no final do século XVIII.
Questão 04 – UNIOESTE – No Brasil, sempre houve escravos dispostos a resistir e fugir do cativeiro. Os quilombos foram uma forma de resistência dos escravos negros. Sobre o Quilombo dos Palmares, é INCORRETO afirmar:
A) Surgiu, provavelmente, no início do século XVI, reunindo grande número de escravos fugidos de um engenho do norte da capitania da Bahia.
B) Resistiu aos ataques de portugueses e holandeses por quase um século, vindo a sucumbir em 1695, pela ação do bandeirante Domingos Jorge Velho.
C) Os quilombolas viviam da caça, da pesca, da agricultura e das trocas realizadas com as populações vizinhas.
D) Localizado no interior da capitania de Pernambuco, ocupou uma área de cerca de 60 léguas e chegou a ter vários agrupamentos denominados mocambos.
E) Os senhores de engenho se sentiam ameaçados pelas incursões dos palmarianos para se proverem de armas, pólvora, ferramentas de trabalho, mulheres e até de escravos dos engenhos.
Questão 05 – IFBA –
”Folga nego,
Branco não vem cá!
Se vié
Pau há de levá!”.
(Do Folclore alagoano. Citado por Freitas, Décio, op.cit.,pág.27)
O quilombo dos Palmares representou um dos mais importantes movimentos de resistência dos negros contra a escravidão no Brasil. No período colonial, o surgimento de inúmeros quilombos relaciona-se ao fato de que:
A) a vivência nos quilombos significava a superação do tratamento hostil que recebiam no mundo escravo e a esperança de construção de uma sociedade baseada em relações sociais igualitárias.
B) muitos negros, mesmo tendo um sentimento de gratidão para com os senhores, nutriam a esperança de construir uma real experiência de liberdade .
C) os próprios senhores estimularam os agrupamentos de negros fugitivos, tendo em vista a construção de uma melhor interação social com a massa de escravos.
D) o quilombo dos Palmares ao buscar obter vantagens materiais com as elites locais perdeu seu caráter combativo, o que levou a sua destruição.
E) no interior do quilombo predominava uma estrutura de produção com base na propriedade privada da terra e dos instrumentos de trabalho, o que revelava a existência de uma sociedade de privilégios.
Questão 06 – IFSudMinas – O quilombo de Palmares, situado na Serra da Barriga, atual Estado de Alagoas, é considerado um dos mais importantes, chegando a reunir, aproximadamente, 20.000 pessoas. Seu líder mais conhecido foi Zumbi. Em Minas Gerais, podemos citar a existência do Quilombo de Campo Grande, liderado por Ambrósio. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo.
I – Os quilombos eram agrupamentos formados principalmente por escravos fugidos e situavam-se, geralmente, em lugares de difícil acesso. II – Os homens especializados na captura dos escravos fugidos eram chamados capitães-do-mato e recebiam um pagamento pela restituição do fugitivo ao proprietário.
III – Nos quilombos, os negros podiam praticar a agricultura e/ou a mineração, conforme o caso.
IV – Zumbi dos Palmares é considerado o grande símbolo da resistência negra no Brasil. O dia 20 de novembro tornou-se o Dia da Consciência Negra para celebrar a história da resistência contra a escravidão, a opressão e o racismo.
V – Os quilombos podem ser considerados uma forma de resistência dos escravos contra o sistema escravista.
Assinale a alternativa CORRETA.
a) Todas as afirmativas são falsas.
b) Todas as afirmativas são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
e) Somente a afirmativa II é verdadeira.
Questão 07 – FCMSJF – Em 1694, tropas comandadas pelo bandeirante paulista Domingos Jorge Velho exterminaram o quilombo de Palmares, que havia se formado desde o início do século XVII. Os sobreviventes, teriam se refugiado nas matas da Serra da Barriga sob a liderança de Zumbi, morto em 20 de novembro de 1695, depois de resistir por quase dois anos.
Sobre o quilombo dos Palmares, podemos afirmar que:
a) Abrigava apenas negros que fugiam das fazendas e buscavam proteção e moradia na comunidade.
b) Era uma comunidade de caráter messiânico e defensora da República
c) Se inseria no contexto de resistência negra à escravidão
d) Buscava apoio do cangaço para resistir de maneira mais coesa à escravidão.
Questão 08 – FUVEST – Em 1694, uma expedição chefiada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho foi encarregada pelo governo metropolitano de destruir o quilombo de Palmares. Isto se deu porque:
a) os paulistas, excluídos do circuito da produção colonial centrada no Nordeste, queriam aí estabelecer pontos de comércio, sendo impedidos pelos quilombos.
b) os paulistas tinham prática na perseguição de índios, os quais aliados aos negros de Palmares ameaçavam o governo com movimentos milenaristas.
c) o quilombo desestabilizava o grande contingente escravo existente no Nordeste, ameaçando a continuidade da produção açucareira e da dominação colonial.
d) os senhores de engenho temiam que os quilombolas, que haviam atraído brancos e mestiços pobres, organizassem um movimento de independência da colônia.
e) os aldeamentos de escravos rebeldes incitavam os colonos à revolta contra a metrópole visando trazer novamente o Nordeste para o domínio holandês.
Questão 09 – CESPE – No século XVII, no atual território do estado de Alagoas, ocorreu a maior revolta de escravos realizada no Brasil e que se tornou célebre pela capacidade de estruturar economicamente a comunidade de libertos e de resistir ao cerco dos senhores e das autoridades. Esse importante fato histórico corresponde
a) à Revolta de Penedo, cujo líder foi Duarte Coelho.
b) à Revolta dos Emboabas, sob a liderança Caramuru.
c) ao surgimento do Quilombo de Trindade, cujo líder foi Arariboia.
d) à Revolta dos Malês, cujo líder foi Ganga.
e) ao surgimento do Quilombo dos Palmares, cujo líder foi Zumbi.
Questão 10 – UNIRIO – Durante o século XVII podem ser observadas as primeiras reações contra o domínio colonial, entre as quais temos:
a) “Quilombo dos Palmares” que simboliza as diversas formas de reações dos escravos à sua condição.
b) a relativa independência dos núcleos populacionais interioranos, surgidos da expansão bandeirante.
c) a Revolta do Rio de Janeiro, que representou o primeiro movimento de caráter emancipacionista da história colonial com conteúdo doutrinário definido.
d) a Revolta de Beckmam, no Maranhão, que expressou uma reação dos comerciantes locais, ligados ao tráfico negreiro contra a política abolicionista da Coroa.
e) as Guerras dos Emboabas e dos Mascates, que reagiram contra a opressão fiscal da metrópole na exploração do ouro.
Questão 11 – UNICAMP – O documento abaixo foi redigido pelo governador de Pernambuco, Caetano de Melo e Castro, em 18 de agosto de 1694, para comunicar ao Rei de Portugal a tomada da Serra da Barriga.
“ (…) Não me parece dilatar a Vossa Majestade da gloriosa restauração dos Palmares, cuja feliz vitória senão avalia por menos que a expulsão dos holandeses, e assim foi festejada por todos estes povos com seis dias de luminárias. (…) Os negros se achando de modo poderosos que esperavam o nosso exército metidos na serra (….), fiando-se na aspereza do sítio, na multidão dos defensores. (…) Temeu-se muito a ruína destas Capitanias quando à vista de tamanho exército e repetidos socorros como haviam ido para aquela campanha deixassem de ser vencidos aqueles rebeldes pois imbativelmente se lhes unir-se os escravos todos destes moradores (….)”.
(Décio Freitas, República de Palmares – pesquisa e comentários em documentos históricos do século XVII. Maceió: UFAL, 2004, p. 129.)
Sobre o documento acima e seus significados atuais, é correto afirmar que
a) foi escrito por uma autoridade da Coroa na colônia e tem como principal conteúdo a comemoração da morte de Zumbi dos Palmares. A data de 20 de novembro, como referência ao líder do quilombo, tem uma conotação simbólica para a população negra em contraponto à visão oficial do 13 de maio de 1888.
b) o feito da tomada de Palmares, em 1694, pelos exércitos da Coroa, é entendido como menos glorioso quando comparado à expulsão dos holandeses de Pernambuco, em 1654. Os dois eventos históricos não têm o mesmo apelo para a formação da sociedade brasileira na atualidade.
c) o texto de Caetano de Melo e Castro indica que Palmares não gerou temor às estruturas coloniais da Capitania de Pernambuco. A comemoração oficial do Dia da Consciência Negra é uma invenção política do período recente.
d) o Quilombo de Palmares representou uma ameaça aos poderes coloniais, já que muitos eram os rebeldes que se organizavam ou se aliavam ao quilombo. A data é celebrada, na atualidade, como símbolo da resistência pelos movimentos negros.
Questão 12 – UECE – A Confederação dos Quilombos de Palmares é considerada por alguns historiadores como a maior ameaça à ordem escravista conhecida pelo estado colonial brasileiro. No que tange à citada confederação, assinale a opção que contém afirmação INCORRETA.
a) Inicialmente, as “comunidades” quilombolas procuravam apenas passar despercebidas aos colonos e grandes proprietários de terras.
b) Os quilombos eram reprimidos pelos capitães-do-mato, pelas tropas particulares contratadas pelos grandes proprietários e por milícias oficiais.
c) O Quilombo de Palmares foi apenas um entre tantos outros quilombos existentes no Brasil e em nada se diferenciou de tantos outros perdidos nas matas brasileiras.
d) O Quilombo de Palmares era cercado por paliçadas, fossos e armadilhas e durante décadas resistiu aos ataques de tropas particulares e oficiais.
Questão 13 – FCC – A destruição do Quilombo dos Palmares, no século XVII, após os ataques empreendidos pelas forças comandadas pelo bandeirante paulista Domingos Jorge Velho
A) ocorreu após várias investidas armadas no local, situado na atual região do Nordeste, e que abrigava, sob o nome “Palmares”, uma grande confederação de quilombos, nos quais viviam, além de negros, mestiços, brancos pobres e indígenas.
B) resultou na morte do líder Zumbi, nascido em Palmares, logo sucedido por Ganga Zumba, responsável por fundar um novo quilombo similar na região serrana de Minas Gerais, em um lugar de mais difícil acesso.
C) representou um marco histórico na repressão aos quilombos, uma vez que, após essa derrota, os quilombos deixaram de ser organizados no meio rural, dando lugar a revoltas urbanas planejadas por irmandades e sociedades de ajuda mútua constituídas por alforriados.
D) fortaleceu o bandeirantismo em São Paulo, particularmente as bandeiras de apresamento, destinadas à captura e ao comércio de negros escravizados fugidos, em um contexto de crise do tráfico negreiro com implicações no fornecimento de mão de obra escrava para as colônias portuguesas.
E) desencadeou, nas fazendas de cana-de-açúcar, o imediato afrouxamento das penalidades e castigos aplicados aos escravos, na perspectiva de se evitarem as fugas e a possível formação de novos quilombos, ao se constatar a dimensão de Palmares, com mais de 20 mil pessoas, e a resistência dos quilombolas aos ataques.
Questão 14 – UPENET/IAUPE – “Embora não tivessem sido as únicas formas de resistência coletiva sob a escravidão, a revolta e a formação de quilombos foram das mais importantes. Apesar de muitos quilombos terem se formado aos poucos, através da adesão de fugitivos individuais ou agrupados, outros tantos resultaram de fugas coletivas iniciadas em revoltas. Tal parece ter sido, por exemplo, o caso de Palmares.” (REIS, João José. Quilombos e revoltas escravas no Brasil.)
Certamente o quilombo do Palmares foi e ainda é considerado um marco da resistência escrava em Pernambuco, por todo significado e simbologia que existe em relação a ele. Todavia, ele não foi a única forma de resistência que os escravos africanos desenvolveram em solo pernambucano. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que
A) as atividades atribuídas a alguns escravos acabavam por facilitar uma possível fuga. Um escravo que trabalhava vendendo mercadorias precisava de maior mobilidade e flexibilidade em relação ao horário, possuindo maiores chances de se distanciar, antes que o dono soubesse o que, de fato, havia acontecido.
B) o quilombo do Catucá, que se localizava nas proximidades das cidades do Recife e Olinda, foi um dos maiores problemas para as autoridades provinciais durante quase toda a segunda metade do século XIX.
C) apesar de a capoeira ser vista hoje como uma luta, ela não era praticada pelos escravos como forma de resistência. Nessa época, estava muito mais ligada ao lado lúdico e de diversão.
D) o processo de catequese pelos quais passavam os escravos africanos permitiu que a religião africana praticamente desaparecesse do Brasil, no período imperial. Poucos eram os escravos que resistiam e continuavam a homenagear os orixás.
E) ao contrário do medo existente entre os habitantes da Bahia e do Rio de Janeiro, a população de Pernambuco não estava assombrada por um grande levante de escravos, aos moldes do que ocorreu no Haiti. Isso se justificava pela enorme repressão exercida contra os escravos rebeldes na capitania de Pernambuco.
Questão 15 – UNICAMP – As estimativas sobre a população de Palmares no século XVII oscilam entre 5 e 20 mil pessoas. A crônica abaixo, de 1678, descreve o território palmarino:
Reconhecem-se todos obedientes a um que se chama “o Ganga Zumba”, que quer dizer “Senhor Grande”. A este tem por seu rei e senhor todos os mais, assim naturais dos Palmares como vindos de fora. Habita na sua cidade real que chamam o Macaco. Esta é a metrópole entre as mais cidades e povoações. Está fortificada toda em cerco de pau a pique, com torneiras abertas para ataque e defesa. E pela parte de fora toda se semeia de estrepes de ferro e buracos no chão. Ocupa esta cidade dilatado espaço, forma-se mais de 1500 casas. A segunda cidade chama-se Sirbupira; nesta habita o irmão do rei que se chama “o Zona”. É fortificada toda de madeira e pedras, compreende mais de oitocentas casas. Das mais cidades e povoações darei notícia quando lhe referir as ruínas.
(Adaptado de: ANTT, Manuscrito da Livraria, cod. 1185, fls. 149-55v. In: LARA, Silvia; FACHIN, Phablo (org.). Guerra contra Palmares: o manuscrito de 1678. São Paulo: Chão Editora, 2021, p. 9 – 49.)
Sobre a organização do espaço palmarino, é correto afirmar que
a) os negros que fugiram para Palmares ocuparam os espaços urbanos das vilas coloniais na Serra da Barriga; essas vilas tinham sido abandonadas por Portugal durante as guerras de expulsão, de Pernambuco, dos holandeses.
b) o que se convencionou chamar de quilombo de Palmares era uma rede de povoações fortificadas, formadas por centenas de casas e interligadas por meio de um sistema político influenciado por lógicas culturais africanas.
c) as povoações que constituíam Palmares se originaram da estrutura urbanística construída por Nassau nas serras de Pernambuco e Alagoas, a partir da racionalidade holandesa na época da luta pelo domínio do açúcar.
d) a maioria da população negra que vivia nos mocambos de Palmares no século XVII era crioula, ou seja, nascida no Brasil, e combinava a influência da organização política de Angola e das redes urbanas litorâneas e europeias de Pernambuco.