Questão 01 – ENEM – As secas e o apelo econômico da borracha — produto que no final do século XIX alcançava preços altos nos mercados internacionais — motivaram a movimentação de massas humanas oriundas do Nordeste do Brasil para o Acre. Entretanto, até o início do século XX, essa região pertencia à Bolívia, embora a maioria da sua população fosse brasileira e não obedecesse à autoridade boliviana. Para reagir à presença de brasileiros, o governo de La Paz negociou o arrendamento da região a uma entidade internacional, o Bolivian Syndicate, iniciando violentas disputas dos dois lados da fronteira. O conflito só terminou em 1903, com a assinatura do Tratado de Petrópolis, pelo qual o Brasil comprou o território por 2 milhões de libras esterlinas.
Compreendendo o contexto em que ocorreram os fatos apresentados, o Acre tornou-se parte do território nacional brasileiro
A) pela formalização do Tratado de Petrópolis, que indenizava o Brasil pela sua anexação.
B) por meio do auxílio do Bolivian Syndicate aos emigrantes brasileiros na região.
C) devido à crescente emigração de brasileiros que exploravam os seringais.
D) em função da presença de inúmeros imigrantes estrangeiros na região.
E) pela indenização que os emigrantes brasileiros pagaram à Bolívia.
Questão 02 – FUNCAB – “O Tratado de Petrópolis foi considerado por Gastão da Cunha e muitos outros como o mais importante de todos os ajustes diplomáticos do Brasil desde a Independência. O Barão do Rio Branco pensava da mesma forma, pois tinha consciência de que se tratava de difícil construção política, que havia requerido excepcional competência no manejo do poder, na dosagem bem proporcionada de força e compromisso.”
(RICUPERO, Rubens. . Rio de Janeiro: Contraponto-Petrobrás, 2000, p. 31).
O episódio que antecedeu, a assinatura do Tratado de Petrópolis foi:
A) a proclamação do Estado Independente do Acre por Luís Gálvez.
B) a eleição do Barão do Rio Branco como Presidente do Brasil.
C) a construção da Ferrovia Madeira-Mamoré entre o Acre e oAmazonas.
D) a criação de uma Reserva Extrativista de látex na fronteira com o Peru.
E) o acordo com o governo da Colômbia para apoio no litígio fronteiriço.
Questão 03 – FGV – “Tratado de permuta de territórios e outras compensações entre o Brasil e a Bolívia assinado na cidade de Petrópolis em 17 de novembro de 1903, aprovado pelo Congresso Nacional em 12 de fevereiro de 1904, sancionado pelo presidente Rodrigues Alves em decreto de 18 de fevereiro, com troca mútua de ratificações em 10 de março, pelo qual se estabeleceram os limites entre Brasil e Bolívia e a incorporação definitiva do Acre ao território nacional.”
(Disponível em http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbete s/primeira-republica/TRATADO%20DE%20PETR%C3%93POLIS.pdf)
O tratado descrito no texto e a principal razão para sua sanção por parte do governo brasileiro são, respectivamente:
A) Tratado de Madri – expansão do território nacional;
B) Tratado de Petrópolis – interesse em explorar as seringueiras no território anexado;
C) Tratado de Ayacucho – riquezas minerais descobertas no território acreano;
D) Tratado de Petrópolis – alto valor indenizatório a ser pago pelo governo boliviano;
E) Tratado de Ayacucho – construção da ferrovia Madeira-Mamoré.
Questão 04 – IBADE – A região entre Brasil e Bolívia foi motivo de litígio e conflito entre Espanha e Portugal, que só foram resolvidos por esses países entre a segunda metade do século XIX, com o Tratado de Ayacucho, de 1867 e selado, no início do século XX, com o Tratado de Petrópolis, em 1903. Qual era o objetivo do Tratado de Petrópolis?
A) A transição para a era republicana
B) A busca por minérios preciosos e a captura de indígenas para torná-los escravos
C) A exploração mineral no Vale do Guaporé
D) Cessar o conflito entre brasileiros e bolivianos
E) Situar o incremento populacional no âmbito das migrações
Questão 05 – IBADE – A anexação do Acre ao território brasileiro foi oficializada com a assinatura do Tratado de Petrópolis. Entre as personalidades a seguir, assinale a alternativa que indica o principal articulador da anexação do Acre ao território brasileiro.
A) Dom João VI
B) Dom Pedro I
C) Barão do Rio Branco
D) Regente Feijó
E) Senador Guiomard
Questão 06 – IBADE – “Foi um acordo assinado a 17 de novembro de 1903 entre os governos do Brasil e da Bolívia. É um Tratado de Permuta que resultou na entrega do território do Acre, efetivamente ocupado pelos seringueiros brasileiros durante a corrida à borracha da floresta amazónica”. O texto acima se refere ao(à):
a) Tratado de Petrópolis.
b) Tratado de Madri.
c) Tratado União e Amizade.
d) Lei Adolfo Gordo.
Questão 07 – IBADE – A produção da borracha no Brasil também gerou um atrito internacional, pois a expansão do território explorado por brasileiros se estendeu até a região do Acre, pertencente à Bolívia, que ficou insatisfeita com essa exploração. Essa questão internacional foi solucionada com o(a):
a) Tratado de Madri.
b) compra pelo Brasil da empresa Americana Bolivian Syndicate.
c) cessão pelo Brasil do território do Acre.
d) Tratado de Petrópolis.
Questão 08 – FUNCAB – O atual Estado do Acre foi incorporado ao território brasileiro pelo Tratado de Petrópolis assinado entre o Brasil e a Bolívia. Esse tratado foi assinado na:
A) Primeira década do século XIX.
B) Segunda metade do século XIX.
C) Primeira metade do século XX.
D) Segunda metade do século XX.
E) Primeira década do século XXI.
Questão 09 – FUNCAB – No século XX, um dos mais importantes diplomatas brasileiros, Barão do Rio Branco, foi o responsável pela anexação brasileira do território que atualmente pertence ao estado do Acre. O ano da assinatura do Tratado de Petrópolis foi:
A) 1920.
B) 1900.
C) 1913.
D) 1910.
E) 1903.
Questão 10 – No final do século XIX, a extração de látex gerou conflitos envolvendo seringueiros brasileiros e autoridades bolivianas. Para soluciona-los, o Brasil e a Bolívia assinaram, em 1903:
A) o tratado de Madri;
B) o acordo de Ayacucho;
C) a convenção de La Paz;
D) o tratado de Petrópolis;
E) a linha de Tordesilhas.
Questão 11 – UTFPR – A partir de 1870, o Brasil passou a suprir o mercado internacional com uma nova matéria prima, o látex, com o qual se produzia a borracha, produto fundamental para a indústria de pneus, ligada por sua vez à indústria de automóveis. Extraída das florestas tropicais da América, a borracha chegou a representar uma porcentagem muito significativa nas exportações brasileiras, logo nos primeiros anos do século XX, mas também provocou um problema diplomático com a Bolívia, quando seringueiros brasileiros se estabeleceram nas matas do país vizinho. Através do Tratado de Petrópolis, essa questão ficou resolvida da seguinte forma:
A) o Brasil pagou uma indenização e anexou o atual estado do Amazonas.
B) o Brasil pagou uma multa pela extração de matéria prima de forma indevida.
C) o Brasil perdoou uma antiga dívida do governo boliviano.
D) o Brasil pagou uma indenização e anexou o atual estado do Acre.
E) o Brasil recorreu a uma arbitragem internacional que permitiu que a extração da borracha continuasse, sem qualquer custo ao nosso governo.
Questão 12 – IBADE – O atual estado do Acre foi anexado oficialmente ao Brasil graças as negociações realizadas pelo Barão do Rio Branco. O Tratado de Petrópolis, efetivando a posse brasileira do Acre, foi assinado no ano de:
A) 1703.
B) 1830
C) 1889.
D) 1903.
E) 1930.