A orientação pelo sol, os pontos cardeais, colaterais, subcolaterais. Desde os primórdios da história, o ser humano já manifestava curiosidade de conhecer os mistérios do Universo e de seus astros. Esse fascínio, no entanto, vinha acompanhado de temores, pois não havia explicações para várias coisas, como a existência do Sol, da Lua e de outros astros. Observando a natureza, os seres humanos perceberam que era possível se orientar e medir o tempo de acordo com a periodicidade dos acontecimentos.
Compreendendo a regularidade com que o Sol aparentemente se movimentava no céu, foram estabelecidas direções que pudessem ser reconhecidas por todos os povos, nomeadas de norte, sul, leste e oeste. Essas direções são conhecidas como direções cardeais ou principais. Como foram determinadas essas direções cardeais? A direção em que o Sol “nasce” é chamada nascente, leste ou oriente, e a direção em que ele se põe é conhecida como poente, oeste ou ocidente. Apontando o braço direito para a direção em que o Sol aparece no horizonte teremos o leste; consequentemente, do lado esquerdo, o oeste; à frente, ficará o norte (também chamado de setentrional ou boreal); atrás estará o sul (também chamado de meridional ou austral).
Você verá que estendendo o braço direito para onde o Sol nasce teremos o Leste (L), o braço esquerdo para onde o Sol se põe, teremos o Oeste (O), a nossa frente fica o Norte (N) e as nossas costas, o Sul (S).
Esses quatro pontos de orientação: Norte, Sul, Leste e Oeste constituem os Pontos Cardeais. Situação que você pode observar na figura abaixo:
PONTOS CARDEAIS
Entre os Pontos Cardeais, foram criados mais quatro pontos de orientação, os Colaterais, que são: Nordeste (NE),Sudeste (SE), Noroeste (NO) e Sudoeste (SO).
PONTOS COLATERAIS
Além desses, há também outras subdivisões que nos permitem maneiras mais precisas de orientação denominados Pontos Subcolaterais. São oito pontos que se encontram nos intervalos de um Ponto Cardeal e um Ponto Colateral: Norte-Nordeste (NNE), Norte-Nordeste (NNO), Este-Nordeste (ENE), Este-Sudeste (ESE), Sul-Sudeste (SSE), Sul-Sudoeste (SSO), Oeste-Sudoeste (OSO), Oeste-Noroeste (ONO) que integram a Rosa-dos-Ventos.