ENEM 2023 – Negar o pedido por dinheiro indispensável para necessidades pessoais ou comprar bens usando o nome da pessoa sem o consentimento dela. Ameaçar o corte de recursos dependendo de atitudes pessoais, esconder documentos ou trocar senhas do banco sem avisar. Ou, ainda, proibir a pessoa de trabalhar ou destruir seus pertences. As histórias são comuns, mas às vezes não são reconhecidas como abuso. Mas é uma das cinco formas de conduta contra a mulher previstas na Lei Maria da Penha.
LEWGOY, J. Conduta quase invisivel destrói a vida de mulheres.
Disponível em: https:https://valorinveste.globo.com. Acesso em: 23 out. 2021 (adaptado)
O texto apresenta tipos de conduta sujeitos a punição, conforme previsto na Lei Maria da Penha, porque consistem em formas de
a) ação difamatória.
b) desvio comportamental.
c) expressão preconceituosa.
d) violência patrimonial.
e) desentendimento matrimonial.
VER RESPOSTA
RESPOSTA: Letra D.
Ao contrário do que diz o senso comum a Lei Maria da Penha busca dimensionar outras formas simbólicas, porém, sistemáticas contra a mulher — a violência patrimonial. Fruto de uma sociedade de historicamente misógina, hierarquizada e patriarcal, o Brasil possui índices alarmantes de violência de gênero, sendo uma das mais comuns, a patrimonial, pois ainda exige-se, rotineiramente da mulher, que “abra mão” da independência fmanceira em nome da família.