Diversos são os fatores causadores da degradação do solo, atuando de forma direta ou indireta, mas quase sempre a grande maioria das terras degradadas inicia esse processo com o desmatamento, que pode ser seguido por diversas formas de ocupação desordenada, como: corte de taludes para a construção de casas, rodovias e ferro – vias, agricultura, com uso da queimada, vários tipos de mineração irrigação excessiva, crescimento desorde nado das cidades, superpastoreio, uso do solo para diversos tipos de despejos industriais e domésticos, sem
tratamento da área que recebe esses despejos; enfim, de uma forma ou de outra, os solos tornam-se degradados, sendo muitas vezes difícil, ou quase impossível, a sua recuperação.
GUERRA, A. T. Degradação dos solos: conceitos e temas. In: GUERRA, A. T.; JORGE, M. C. O. (Org.). Degradação dos solos no Brasil. Rio de Janeiro: Difel, 2018.
A partir da ocupação desordenada exposta no texto, o que impede a recuperação do recurso natural destacado é a
a) elevação da biomassa.
b) redução da salinização.
c) diminuição da fertilidade.
d) ampliação da microfauna.
e) decomposição do substrato.
Alternativa C
Resolução
A intensa ocupação do solo por atividades antrópicas, tanto em áreas rurais ou urbanas, dificulta recuperação desse importante recurso natural, diminuindo sua fertilidade ao longo do tempo e possibilidade de aproveitamento.