Questões de Ciências COLUNI 2022

Questão de Ciências – COLUNI – UFV 2022 – Durante a pandemia da COVID-19, Ana realizou, em casa, um experimento para demonstrar a conversão de energia elétrica em energia térmica. Ela fez passar uma corrente elétrica, por dois minutos, através de um resistor imerso em um líquido, dentro de uma garrafa térmica. Ao final, ela verificou que a temperatura do líquido aumentou 5,2 ºC. João, um colega de Ana, relatou a ela que repetiu o seu experimento com uma corrente igual, em um resistor idêntico, pelo mesmo tempo e que observou um aumento de temperatura no líquido de 10,4 ºC. Ana formulou hipóteses para explicar a diferença nos resultados, lembrando-se de que o calor específico é uma propriedade da substância que indica a quantidade de calor que 1 g dessa substância precisa receber para aumentar a sua temperatura em 1 ºC. Das afirmativas abaixo, assinale aquela que explica CORRETAMENTE o aumento de temperatura duas vezes maior obtido por João:

a) João utilizou a mesma massa de um líquido, com calor específico duas vezes menor.
b) João utilizou uma massa duas vezes maior de um líquido, com o mesmo calor específico.
c) João utilizou uma massa duas vezes menor de um líquido, com calor específico duas vezes maior.
d) João utilizou a mesma massa de um líquido, com calor específico duas vezes maior.

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ALTERNATIVA A

Questão de Ciências – COLUNI – UFV 2022 – A figura abaixo mostra a vista aérea da trajetória de um carro viajando em uma estrada plana. Ao chegar no ponto P, o carro entra em uma área grande, coberta de óleo. Isso reduz o atrito entre os pneus e o solo, nessa região, a zero. Assinale a alternativa cuja trajetória pontilhada corresponde CORRETAMENTE àquela seguida pelo veículo a partir do ponto P:

a) I
b) II
c) III
d) IV
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ALTERNATIVA B

Questão de Ciências – COLUNI – UFV 2022 – Leia o texto a seguir.

Descoberta abre caminho para antiviral que impeça replicação do Sars-CoV-2
O RNA do Sars-CoV-2 é protegido por um “envelope” formado por lipídios e proteínas – entre elas, a famosa espícula, que compõe a estrutura de coroa que dá nome à família Coronaviridae. Quando o vírus invade a célula e é englobado por ela, o RNA é liberado da cápsula e as proteínas não estruturais, entre elas a protease principal, entram em cena, atuando no metabolismo viral dentro do hospedeiro. Enquanto as proteínas estruturais costumam servir de alvo para o desenvolvimento de vacinas, as não estruturais são usadas como referência para os medicamentos antivirais. Cientistas desvendaram detalhes do processo de maturação da protease principal em uma investigação realizada no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, utilizando-se a luz síncrotron. Disponível em: https://cnpem.br/descoberta-abre-caminho-para-antiviral-que-impeca-replicacao-do-sars-cov-2/. Acesso em: 26 ago. 2021. (Adaptado)
A luz síncrotron é um tipo de radiação gerada após a aceleração de elétrons. Esses elétrons são mandados para um compartimento tubular circular com vácuo, semelhante ao encontrado no espaço. A trajetória dos elétrons, para seguir essa tubulação circular, é desviada com a ajuda de eletroímãs que atuam nas partículas quando elas estão muito próximas da velocidade da luz. Os elétrons, em alta velocidade, quando desviados da trajetória, acabam gerando a chamada luz síncrotron, que é capaz de atravessar materiais, revelando suas propriedades químicas e estruturais. Esse processo ocorre no Sirius, o acelerador de partículas brasileiro. Disponível em: https://cnpem.br/. Acesso em: 03 set. 2021. (Adaptado)
Com base nas informações fornecidas e nos conhecimentos sobre ciências, assinale a afirmativa CORRETA:
a) Os prótons poderiam ser utilizados no lugar dos elétrons, na produção de luz síncrotron, pois ambas as partículas apresentam o mesmo valor de massa.
b) A aceleração de elétrons só é possível tendo em vista o fato deles serem partículas neutras e estarem localizados na eletrosfera dos átomos.
c) Os elétrons precisam ser acelerados para adquirir energia suficiente e abandonar o interior dos núcleos dos átomos dos quais eles fazem parte.
d) Os átomos, ao perderem os elétrons que serão utilizados no acelerador de partículas, originam estruturas positivas chamadas de cátions.
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ALTERNATIVA D




Questão de Ciências – COLUNI – UFV 2022 – Leia o texto a seguir. Ostarina: a substância que causou afastamento de atletas dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Analise as afirmativas abaixo, atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
( ) A equação química está corretamente balanceada.
( ) A ostarina apresenta átomos de metais e ametais em sua composição.
( ) Uma molécula de água apresenta 18 prótons.
( ) A ostarina é um dos reagentes da reação.
a) V, F, F, V.
b) F, F, V, V.
c) V, F, V, V.
d) F, V, F, F.
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ALTERNATIVA A

Questão de Ciências – COLUNI – UFV 2022 –  Alguns métodos contraceptivos podem prevenir uma gravidez indesejada, como as pílulas contraceptivas orais, o diafragma e o DIU (Dispositivo Intra-Uterino), enquanto outros, como a camisinha masculina e a camisinha feminina, podem, além de evitar a fecundação, prevenir as IST´s (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Existem ainda os métodos contraceptivos cirúrgicos, como a laqueadura e a vasectomia, que não previnem as IST’s, mas esterilizam, respectivamente, mulheres e homens que, dentro do planejamento familiar, não desejam mais ter filhos. A figura a seguir demonstra os locais de secção realizados na esterilização cirúrgica masculina.

Com base na figura e em conhecimentos sobre a anatomia e a fisiologia do sistema genital masculino, é CORRETO afirmar que a eficácia da vasectomia se justifica:
a) por não ser mais possível a produção e a liberação de espermatozoides.
b) pela alteração na produção de hormônios sexuais masculinos.
c) por impedir a ejaculação e, consequentemente, a liberação de espermatozoides.
d) pela ausência de espermatozoides no sêmen.
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ALTERNATIVA D

Questão de Ciências – COLUNI – UFV 2022 – Leia os textos a seguir.

TEXTO I
A história da primeira vacina O primeiro indício de vacina surgiu na China, no século X, contra a varíola, […] cientistas da época transformavam cascas de ferida de varíola em um pó contendo o vírus já inativo e espalhavam nos ferimentos das pessoas já contaminadas. Esse método ficou conhecido como variolação. Alguns séculos depois, em 1796 […] Edward Jenner […] fez um experimento e aplicou em um menino chamado James Phipps de oito anos, uma pequena dose de varíola bovina. O garoto ficou doente, mas manifestou uma forma branda da doença. Após a recuperação de James, Jenner introduziu na criança o vírus da doença humana em sua forma mais fatal, retirado de uma ordenhadeira. O menino, já imune, não desenvolveu a varíola. A palavra “vacina” vem de “vacca”, justamente pelo contexto histórico. Disponível em: https://butantan.gov.br/noticias/imunizacao-uma-descoberta-da-ciencia-que-vem-salvando-vidas-desde-oseculo-xviii. Acesso em: 01 set. de 2021 (Adaptado).
TEXTO II
Desde que começaram a ser produzidas em massa, as vacinas se tornaram um dos principais elementos para o combate a doenças no mundo. A vacinação tem contribuído para reduzir expressivamente a incidência de pólio, sarampo e tétano, entre várias outras doenças, como exemplificado nos gráficos abaixo.
TEXTO III
Com a pandemia da COVID-19, causada pelo novo coronavírus, a humanidade pôde assistir a ciência desenvolver diversas vacinas em tempo recorde. Em apenas 10 meses, algumas das vacinas listadas no quadro a seguir já haviam sido desenvolvidas, muitas delas com a utilização da Tecnologia do DNA Recombinante.
De acordo com os textos I, II e III e com os conhecimentos sobre vacinas, é INCORRETO afirmar que:
a) quando a vacina é introduzida no corpo humano, o sistema imunológico inicia a produção de anticorpos contra o antígeno presente na vacina e, ao final da resposta imunológica, são geradas células de memória que responderão rapidamente caso ocorra novo contato com o antígeno.
b) a contribuição das vacinas no controle e, até mesmo, na erradicação de várias doenças pode ocorrer de diversas formas, por exemplo, evitando o desenvolvimento da doença ou a gravidade dela.
c) as vacinas, produzidas ou não por meio da engenharia genética, podem prevenir ou impedir o contágio pelos patógenos causadores de uma doença e a transmissão deles entre os membros da população.
d) no controle de muitas doenças, deve-se somar ao desenvolvimento das vacinas e à ampla aplicação delas, o conhecimento e o acesso a outros métodos de prevenção e de tratamento adequados.
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ALTERNATIVA C




Questão de Ciências – COLUNI – UFV 2022 – O Brasil é reconhecido por especialistas como o País de maior biodiversidade do planeta. Porém, essa enorme biodiversidade vem sendo ameaçada de forma crescente. Nosso País apresenta atualmente um Sistema Nacional de Unidades de Conservação considerável: são mais de 1,4 milhão de km² , somadas apenas as Unidades de Conservação (UC) federais e estaduais. Entretanto, 27% desse total referem-se a áreas de proteção ambiental, que, apesar do nome, em sua maioria não garantem uma proteção adequada aos ecossistemas e seus componentes. Além disso, a distribuição das UC pelos seis biomas continentais e pela zona costeira e marinha é bastante desigual. As UC federais e estaduais de proteção integral (destinadas à manutenção dos ecossistemas livres de alterações causadas por interferência humana) correspondem a 9,8% da Amazônia, mas a apenas 1,0% da Caatinga, 2,9% do Cerrado, 2,1% da Mata Atlântica, 1,1% do Pampa, 2,3% do Pantanal e 0,1% da Zona Costeira e Marinha, que engloba o mar territorial e a zona econômica exclusiva.

ROMA, J. C. e VIANA, J. P. Repositório do Conhecimento do IPEA: Conservação desbalanceada entre os biomas. 2009. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8371. Acesso em: 01 set. 2021.
Sobre a ecologia e a conservação dos biomas brasileiros, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) A Mata Atlântica é um dos biomas brasileiros mais impactados pelas ações humanas e seu histórico de degradação está intimamente associado ao desmatamento e à expansão da agricultura e de áreas urbanas. b) A Floresta Amazônica, maior floresta tropical do mundo, caracteriza-se pela ocorrência de diferentes ecossistemas, como as matas de igapó, matas de várzea e matas de terra firme, em grande parte, determinadas pelo relevo e pela hidrografia.
c) O Cerrado ocupa extensa área da região central do Brasil e apresenta espécies bem adaptadas a altas intensidades luminosas e duas estações bem definidas. A exploração de carvão e a mineração são atividades de grande impacto ambiental para esse bioma.
d) O Pantanal está localizado na bacia do Rio Paraguai e as diversas paisagens formadas nessa região apresentam similaridades com outros biomas, como a Amazônia e o Cerrado. O desmatamento e o fogo são os principais impactos da ação humana nesse bioma.
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ALTERNATIVA D

Questão de Ciências – COLUNI – UFV 2022 – A Floresta Atlântica é considerada um dos cinco mais importantes hotspots de biodiversidade (pontos quentes; de alta biodiversidade) mundiais, da qual resta menos de 8% da cobertura original. De um total estimado em mais de 1800 espécies de vertebrados terrestres, aproximadamente 660 (36%) são endêmicos ao bioma (só ocorrem na Mata Atlântica). Dos 305 táxons de animais brasileiros listados como ameaçados pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), 188 ocorrem na Mata Atlântica. Desses, 151 são vertebrados e 116 endêmicos.

PAGLIA, A.P., A. PAESE, L. BEDÊ, M. FONSECA, L.P. PINTO E MACHADO R.B.. 2004. Lacunas de conservação e áreas insubstituíveis para vertebrados ameaçados da Mata Atlântica. Pp. 39-50. In: Anais do IV Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. Volume II – Seminários. Fundação o Boticário de Proteção à Natureza e Rede Nacional Pró Unidades de Conservação. Curitiba, PR. (Adaptado).
O texto anterior trata da biodiversidade de vertebrados terrestres na Mata Atlântica. Sobre os vertebrados em geral, é INCORRETO afirmar que:
a) os ovos com casca constituem um importante passo evolutivo na conquista do ambiente terrestre pelos répteis.
b) a mandíbula está presente em todos os vertebrados e tem importante papel na captura do alimento e na defesa contra predadores.
c) os peixes são representantes importantes dos vertebrados aquáticos e apresentam características particulares de adaptação à água, como a respiração branquial.
d) a notocorda é uma estrutura presente na fase embrionária desses organismos, o que os inclui no grupo dos Chordata.
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ALTERNATIVA D