Questões de História COLUNI 2022

Questão de História – COLUNI – UFV 2022 – Leia os textos a seguir.

No final do século XIX, o imperialismo europeu na África e na Ásia se fundamentou em um ideal missionário de civilização, “[…] reforçando ainda mais os preconceitos raciais pelo sentimento de superioridade da ‘raça branca’”.
Catherine Coquery-Vidrovitch. “O postulado da superioridade racial branca e da inferioridade negra.” In: Marc Ferro (org.). O livro negro do colonialismo. Rio de Janeiro, Ediouro, 2004, p. 766.
Mais tarde, nos anos 1930, Adolf Hitler chegou ao poder na Alemanha com um discurso racial mais radical: “manter a pureza da raça, pois com o passar do tempo a mistura das raças levaria à degeneração” Enciclopédia do Holocausto.
Disponível em: https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/victims-of-the-nazi-eranazi-racial-ideology. Acesso em: 23 ago. 2021.
Em nome da criação de uma super raça humana o regime nazista promoveu o extermínio de milhões de pessoas. O poder destrutivo dessa ideia atravessa os tempos. Nos anos 1990, Slobodan Milosevic perseguiu e matou milhares de pessoas de etnia albanesa na antiga Iugoslávia. Jamie Shea, então porta-voz da OTAN, afirmou que o mundo assistia a “um grande desastre humanitário, de uma grandeza não vista na Europa desde o final da Segunda Guerra Mundial (1939-45)”.
Agências internacionais. “Otan fala em ‘genocídio’ em Kosovo”. Folha de São Paulo, 29 mar. 1999.
Chegamos ao século XXI e, recentemente, o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra’ad Al Hussein declarou “que o tratamento que Mianmar [país do sudeste asiático] reserva à minoria muçulmana rohingya se assemelha a um “exemplo de livro de limpeza étnica”.
(France Presse. “ONU denuncia ‘limpeza étnica’ contra muçulmanos em Mianmar”. Portal G1. 11 set. 2017.
Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/onu-denuncia-um-classico-exemplo-delimpeza-etnica-em-mianmar.ghtml. Acesso em: 23 ago. 2021.
O imperialismo europeu, o racismo nazista e as limpezas étnicas na Iugoslávia em Mianmar fundamentamse numa mesma ideia central. Assinale a afirmativa que expresse CORRETAMENTE essa ideia:
a) Os humanos são criaturas livres, capazes de desenvolver diferentes culturas, por isso é necessário respeitar a diversidade e conduzir as nações a uma vida plural e ética.
b) Algumas etnias e culturas são superiores a outras, sendo legítimas a dominação e a violência.
c) A sobreposição de uma etnia em relação a outras é uma postura violenta que deve ser rechaçada por todos os países.
d) A cultura, tal como a vida, deve ser sempre respeitada e protegida por governos e instituições sociais.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA B

Questão de História – COLUNI – UFV 2021 – Em 1937, Getúlio Vargas aprovou a Constituição que ficou conhecida como “Polaca”. Décadas depois, em 1988, o Congresso Nacional em Brasília apresentou à nação a chamada “Constituição Cidadã”. Sobre as Constituições de 1937 e de 1988 e os momentos históricos em que se inserem, é CORRETO afirmar que:

a) a Constituição de 1937 inaugurou o período conhecido como Estado Novo, garantindo liberdade aos órgãos de imprensa e amplos direitos de mobilização à sociedade civil.
b) durante o Estado Novo, junto à restrição ao direito de greve, os trabalhadores perderam todos os direitos trabalhistas antes conquistados, como salário mínimo, férias e jornada de trabalho reduzida.
c) a Constituição de 1988 foi concebida com ampla participação da sociedade civil, marcando o processo de redemocratização do país.
d) durante o governo José Sarney, quando o Poder Legislativo concluiu a Constituição de 1988, a maioria da sociedade civil brasileira e dos órgãos de imprensa demonstravam interesse pela volta ao Regime Militar.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA C





Questão de História – COLUNI – UFV 2022 –   As imagens a seguir colocam em foco questões relativas à população indígena brasileira, em diferentes momentos de nossa história, problematizando acontecimentos em torno de temas como proteção aos indígenas, direitos de acesso e permanência à terra, extermínio de populações, conflitos com grupos locais e regionais, diversidade cultural, mobilização e resistência, entre outros. Esses debates e discussões perpassaram a história brasileira do século XX e as primeiras décadas do século XXI.

Com relação aos debates e às discussões no Brasil sobre povos indígenas, ao longo do século XX e primeiras décadas do século XXI, e a garantia de seus direitos, analise as afirmativas abaixo:
I. O Serviço de Proteção aos Índios (SPI), criado em 1910 e dirigido por Cândido Mariano da Silva Rondon, com a finalidade de proteger os nativos, preservar suas terras e culturas, constituiu-se a primeira política governamental de grande sucesso direcionada aos povos indígenas.
II. O Parque Indígena do Xingu é considerado uma das mais bem-sucedidas reservas indígenas do mundo, mas vem sendo afetado pelo crescimento das regiões circunvizinhas, pelo acelerado processo de deterioração ambiental e pelos conflitos em torno da biodiversidade de seu território. III. A Constituição Federal de 1988 definiu que as terras indígenas são bens da União, garantiu o usufruto dessas terras aos nativos, e devia ainda demarcar as terras até 1993, o que não ocorreu em sua totalidade, gerando, até hoje, conflitos em torno do processo de demarcação.
IV. A expansão do movimento indígena a partir dos anos 1970, com o crescimento do número e da diversidade de organizações conduzidas pelos próprios nativos, é sinal de um protagonismo indígena que contribuiu para a formulação de políticas voltadas para esses povos.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
a) I, III e IV.
b) I e II.
c) II.
d) II, III e IV.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA D




Questão de História – COLUNI – UFV 2022 – Observe o mapa abaixo, relativo aos regimes políticos da América Latina.

Como se pode perceber, além do Brasil, outros países da América Latina viveram sob regime de ditadura militar. A instalação desses regimes ocorreu entre os anos 1950 e 1970, por parte de grupos capitalistas e conservadores latino-americanos que, ao apoiarem os golpes militares, tinham como finalidade impedir que o exemplo de Cuba se repetisse em outros países e barrar o avanço do comunismo.
Sobre as ditaduras ocorridas na América Latina, é INCORRETO afirmar que:
a) os governos militares do Brasil, do Chile e da Argentina, bem como seus apoiadores civis, consideravam um mesmo grupo como inimigo da nação: os comunistas. Isso criou condições para o estabelecimento de cooperação entre os aparatos repressivos desses países.
b) a influência liberal (ou neoliberal) serviu de fundamento da política econômica no Brasil, sendo notável nesse país a aprovação de medidas para redução do papel do Estado, promoção de privatizações e abertura aos investimentos estrangeiros.
c) a resistência de diversos grupos civis latino-americanos às ditaduras militares, dentre os quais se destacam movimentos de mulheres, como as Mães da Praça de Maio na Argentina, permitiram o surgimento de grupos de luta, organização de movimentos sociais e mobilização em defesa de presos políticos.
d) a instalação do governo do general Augusto Pinochet, com ajuda dos Estados Unidos, teve como objetivo estabelecer uma nova ordem política, econômica e social no Chile, montando para esse fim um aparato repressivo que intimidou, matou e exilou seus inimigos.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA B