No final do século XIX, o imperialismo europeu na África e na Ásia se fundamentou em um ideal missionário de civilização, “[…] reforçando ainda mais os preconceitos raciais pelo sentimento de superioridade da ‘raça branca’”.
Catherine Coquery-Vidrovitch. “O postulado da superioridade racial branca e da inferioridade negra.” In: Marc Ferro (org.). O livro negro do colonialismo. Rio de Janeiro, Ediouro, 2004, p. 766.
Mais tarde, nos anos 1930, Adolf Hitler chegou ao poder na Alemanha com um discurso racial mais radical: “manter a pureza da raça, pois com o passar do tempo a mistura das raças levaria à degeneração” Enciclopédia do Holocausto.
Disponível em: https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/victims-of-the-nazi-eranazi-racial-ideology. Acesso em: 23 ago. 2021.
Em nome da criação de uma super raça humana o regime nazista promoveu o extermínio de milhões de pessoas. O poder destrutivo dessa ideia atravessa os tempos. Nos anos 1990, Slobodan Milosevic perseguiu e matou milhares de pessoas de etnia albanesa na antiga Iugoslávia. Jamie Shea, então porta-voz da OTAN, afirmou que o mundo assistia a “um grande desastre humanitário, de uma grandeza não vista na Europa desde o final da Segunda Guerra Mundial (1939-45)”.
Agências internacionais. “Otan fala em ‘genocídio’ em Kosovo”. Folha de São Paulo, 29 mar. 1999.
Chegamos ao século XXI e, recentemente, o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra’ad Al Hussein declarou “que o tratamento que Mianmar [país do sudeste asiático] reserva à minoria muçulmana rohingya se assemelha a um “exemplo de livro de limpeza étnica”.
(France Presse. “ONU denuncia ‘limpeza étnica’ contra muçulmanos em Mianmar”. Portal G1. 11 set. 2017.
Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/onu-denuncia-um-classico-exemplo-delimpeza-etnica-em-mianmar.ghtml. Acesso em: 23 ago. 2021.
O imperialismo europeu, o racismo nazista e as limpezas étnicas na Iugoslávia em Mianmar fundamentamse numa mesma ideia central. Assinale a afirmativa que expresse CORRETAMENTE essa ideia:
a) Os humanos são criaturas livres, capazes de desenvolver diferentes culturas, por isso é necessário respeitar a diversidade e conduzir as nações a uma vida plural e ética.
b) Algumas etnias e culturas são superiores a outras, sendo legítimas a dominação e a violência.
c) A sobreposição de uma etnia em relação a outras é uma postura violenta que deve ser rechaçada por todos os países.
d) A cultura, tal como a vida, deve ser sempre respeitada e protegida por governos e instituições sociais.